PERCEPÇÃO E CONDUTA DE ACADÊMICOS DE ODONTOLOGIA FRENTE AOS CASOS DE VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER
Resumo
Introdução: A violência contra a mulher é um fenômeno social complexo que traz danos reais à saúde das vítimas, incluindo o trauma facial, cuja abordagem deve ser feita por cirurgiões-dentistas devidamente capacitados para atuar neste cenário. Objetivo: Analisar a conduta e percepção dos acadêmicos do terceiro ao quinto ano do curso de Odontologia de uma Faculdade privada do Recife-PE frente aos casos de violência contra a mulher. Metodologia: Tratou-se de um estudo descritivo e exploratório, sem intenção de generalizar os resultados para outros universos, realizado com estudantes do terceiro ao quinto ano cuja coleta de dados ocorreu entre setembro e outubro de 2020, através de um questionário eletrônico encaminhado através dos grupos de Whatsapp. Resultados: Boa parte dos estudantes já presenciou algum caso de violência contra mulher (44,1%). Para eles, as causas da violência são impunidade (61,0%), dependência química e alcóolica (55,9%) e problemas psiquiátricos (54,2%), como também machismo (11,9%). A maioria (96,6%) afirmou que mulheres são mais acometidas e 72,9% consideram que cabeça e pescoço são as regiões mais afetadas. A maioria (61,0%) afirma ter recebido orientação sobre como agir por algum meio de comunicação (45,8%) e 10,2% receberam orientação na graduação. Alguns alunos (3,4%) afirmaram já ter identificado casos de violência contra a mulher na clínica da faculdade. Entretanto, 44,1% afirmaram não saber do que se trata uma notificação compulsória. Conclusões: Os estudantes de Odontologia reconhecem as mulheres como as principais vítimas da violência, consideram que a cabeça e o pescoço são as regiões mais afetadas, sendo necessários os registros documentais das lesões examinadas e do atendimento efetuado para que laudos e prontuários possam ser utilizados como prova.
Palavras-Chave: Violência de gênero; Violência contra a Mulher; Educação em Odontologia; Estudantes de Odontologia.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Ciência Plural
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
À Revista Ciência Plural ficam reservados os direitos autorais referente a todos os artigos publicados.