CONSTRUÇÃO DO MAPA DE GRÁVIDAS COMO FERRAMENTA DE CONTROLE NO ENFRENTAMENTO DA COVID-19 EM BELÉM-PA: RELATO DE EXPERIÊNCIA.
DOI:
https://doi.org/10.21680/2446-7286.2023v9n2ID32538Resumo
Introdução: No início de 2020 a organização mundial da saúde (OMS) declarou o período pandêmico pelo novo coronavírus, SARS-COV-2, agente etiológico da Covid-19, o qual tem se propagado pelo mundo. Diante disso, faz-se necessário refletir sobre as complicações durante a gestação e a importância do cuidado das enfermeiras a fim de superar esses desafios que perpassam esse contexto. Objetivo: Possibilitar o controle das gestantes através da tecnologia educacional do tipo mapa de grávidas. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência com abordagem qualitativa. Resultados: A ideia inicial identificava as grávidas de acordo como o sexo do bebê, sendo que a produção dessas grávidas se dava através da utilização da folha do E.V.A. Logo, a gravida da cor verde indicava que o profissional não tinha conhecimento do sexo do bebê, a rosa identificava o sexo feminino e a azul o sexo masculino, porém ao longo das oficinas, este método de identificação foi modificado. Conclusões: A experiência de vivenciar este projeto observando o empenho dos profissionais em construir seu mapa e levar isso para sua unidade foi bastante satisfatória, uma vez que permite que os profissionais e discentes fortaleçam a autonomia do cuidar e consequentemente a prática laboral.
Palavras-Chave: Pandemia; Covid-19; Educação em saúde; Enfermagem; Odontólogos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Ciência Plural
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
À Revista Ciência Plural ficam reservados os direitos autorais referente a todos os artigos publicados.