ANSIEDADE, QUALIDADE DO SONO E SONOLÊNCIA DIURNA EM ESTUDANTES DE ENFERMAGEM DE UMA INSTITUIÇÃO PRIVADA
DOI:
https://doi.org/10.21680/2446-7286.2024v10n1ID34483Resumo
Objetivo: Avaliar a correlação entre a ansiedade com qualidade do sono e sonolência diurna dos estudantes universitários em curso de graduação em enfermagem, assim como caracterizar o perfil sociodemográfico dos estudantes. Metodologia: Estudo descritivo transversal com abordagem quantitativa envolvendo 255 acadêmicos do curso de Enfermagem de uma instituição privada. A coleta dos dados ocorreu em Outubro de 2022 em salas de aula. Os instrumentos utilizados na coleta dos dados foram o Inventário de Ansiedade de Beck, Índice de Qualidade do Sono de Pittsburgh, Escala de Sonolência de Epwort-th e um questionário sociodemográfico. Utilizou-se o software estatístico R versão 4.0.2 e foram feitas suas correlações. Resultados: Foram encontrados padrões de ansiedade grave, com níveis de sonolência diurna anormal. A correlação entre o Inventário de Ansiedade de BECK com a Escala de Sonolência de Epworth e o Índice de Qualidade de sono de Pittsburgh, que embora tenha sido considerada fraca a moderada, por sua vez mostrou-se significativa (r=0,29; p=0,01). Ademais, temos que, a relação entre o BAI e o Índice de qualidade de sono de Pittsburgh mostrou-se também com valor de significância (r=0,35; p=0,01). Conclusões: Foi possível compreender que a ansiedade pode interferir na qualidade do sono e sonolência diurna do público de estudantes de Enfermagem.
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