ABORDAGEM ESTÉTICA E CONSERVADORA PARA FECHAMENTO DE MÚLTIPLOS DIASTEMAS: RELATO DE CASO
DOI:
https://doi.org/10.21680/2446-7286.2024v10n2ID35080Resumo
Introdução: Na odontologia moderna, a estética vem ocupando um espaço cada vez mais expressivo, e o desejo por dentes mais brancos, a insatisfação com o alinhamento dos dentes e com a anatomia dentária, têm sido os motivos mais relevantes de procura dos pacientes nos consultórios odontológicos. Objetivo: O presente artigo tem como objetivo descrever, através de relato de caso clínico, uma abordagem terapêutica estética e conservadora para fechamento de múltiplos diastemas anterossuperiores com a utilização de facetas de resina composta. Relato de caso: Paciente do sexo masculino, 21 anos de idade, procurou atendimento queixando-se de insatisfação estética pelos diastemas apresentados. Por meio de um planejamento digital das facetas em resina, com mockup e modelo impresso em 3D, as restaurações foram feitas respeitando anatomia, forma, opacidade e cores dos dentes naturais do paciente. O resultado dos procedimentos adotados foi satisfatório, demonstrando que a técnica empregada foi eficaz, sendo capaz de devolver um sorriso estético e biológico ao paciente. A odontologia contemporânea tem ofertado cada vez mais materiais com capacidade de devolver estética e função em dentes de forma minimamente invasivas, além de passar total confiabilidade em tratamentos a longo prazo, agradando o paciente desde a apresentação digital do planejamento traçado pelo cirurgião dentista com previsibilidade dos resultados, até o momento final do tratamento. Conclusões: O recontorno estético com resina composta representa uma opção funcional e de baixo custo para o tratamento de pacientes que apresentam diastemas múltiplos, principalmente em pacientes jovens pela preservação da estrutura dentária e possibilidade de reparo, sendo considerado um procedimento reversível, rápido e de baixo custo.
Palavras-Chave: Diastema; Resina Composta; Dentística Operatória; Estética Dentária; Procedimentos Minimamente Invasivos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Ciência Plural
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
À Revista Ciência Plural ficam reservados os direitos autorais referente a todos os artigos publicados.