TRATAMENTO SINTOMÁTICO (BLINDAGEM DO ESMALTE) EM PACIENTE COM HIPERSENSIBILIDADE DENTINÁRIA SEGUIDO DE CLAREAMENTO DENTÁRIO: RELATO DE CASO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/2446-7286.2024v10n2ID35296

Resumo

Introdução: A hipersensibilidade é uma doença que acomete grande parte da população que, por muitas vezes, também almejam uma melhor estética dos dentes através do clareamento e não alcançam seu objetivo devido sua condição sintomática. Objetivo: Verificar se uma paciente com hipersensibilidade dentinária e trincas no esmalte, ficaria sem dor após realização da blindagem do esmalte com agentes dessensibilizantes de ação neural e oclusiva em sessão única e, ainda, se continuaria sem dor após o clareamento de consultório utilizando o peróxido de carbamida a 37%. Relato de caso: Paciente do sexo feminino, 31 anos, apresentava todos os elementos dentários com alta translucidez, muitas trincas e desgaste dental erosivo restrito à ponta de cúspide nos elementos 36 e 46. Após estes achados e associado à história clínica relatada de alta sensibilidade na dieta principalmente gelada, fechou-se o diagnóstico de um caso de hipersensibilidade dentinária. Foi realizado um procedimento dessensibilizante, em sessão única, com agentes de ação neural e oclusiva e, sequencialmente, clareamento dentário de consultório. A paciente relatou eliminação da sensibilidade com o tratamento dessensibilizante (blindagem do esmalte), o que levou à concordância da paciente em realizar o clareamento com produto à base de peróxido de carbamida a 37% que promete ausência de dor. Conclusões: o protocolo dessensibilizante utilizado cumpriu seu papel no quesito eliminação da dor com retorno da paciente às atividades diárias antes impossibilitadas (como ingerir bebidas geladas) e propiciou a realização de clareamento dentário sem dor, porém sem muito sucesso na mudança de cor alcançada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Isabela Dantas Torres de Araújo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências Odontológicas

Taynara Tamires Mendonça Batista, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Concluinte do Curso de Odontologia

Isauremi Vieira de Assunção, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Professora Titular do Curso de Graduação em Odontologia

Downloads

Publicado

29-08-2024

Como Citar

ARAÚJO, I. D. T. de; BATISTA, T. T. M.; ASSUNÇÃO, I. V. de. TRATAMENTO SINTOMÁTICO (BLINDAGEM DO ESMALTE) EM PACIENTE COM HIPERSENSIBILIDADE DENTINÁRIA SEGUIDO DE CLAREAMENTO DENTÁRIO: RELATO DE CASO. Revista Ciência Plural, [S. l.], v. 10, n. 2, p. 1–19, 2024. DOI: 10.21680/2446-7286.2024v10n2ID35296. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/rcp/article/view/35296. Acesso em: 27 set. 2024.

Edição

Seção

Relato de Caso Clínico