PERÓXIDO DE CARBAMIDA 37% NO CLAREAMENTO DENTÁRIO E SUA ATUAÇÃO NA EFETIVIDADE CLAREADORA E ELIMINAÇÃO DE SENSIBILIDADE: RELATO DE CASO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/2446-7286.2024v10n2ID35297

Resumo

Introdução: A sensibilidade dentária é o efeito adverso mais comum relacionado ao clareamento dentário. Na técnica de consultório, o peróxido de carbamida a 37%, surgiu como possibilidade de clarear e não causar sensibilidade. Objetivo: trata-se de um relato de caso, que avaliou a eficácia (mudança de cor) e a presença ou não de sensibilidade dentária quando fez-se o uso de um produto à base de peróxido de hidrogênio a 35% (PH) e outro de peróxido de carbamida a 37% (PC), na técnica de clareamento dentário de consultório. Relato de caso: Paciente de 25 anos, sexo masculino, submetido a estudo de boca dividida, onde no hemiarco esquerdo foi aplicado peróxido de hidrogênio a 35% e no hemiarco direito, peróxido de carbamida a 37%. Foram feitas 3 sessões, sendo PC com aplicação única de 45 minutos, e PH com 3 aplicações de 15 minutos, em seu respectivo lado de aplicação e intervalo de sete dias entre cada sessão. Os valores de sensibilidade foram analisados antes e depois de cada sessão por meio da escala visual analógica de dor, e a alteração de cor foi avaliada através da Escala Vita, analisando incisivos e caninos superiores, antes de cada sessão. Conclusões: O clareamento dental com o PH apresentou melhor eficácia clareadora e o PC apresentou ausência de sensibilidade durante o procedimento clareador.  Sugerem-se mais estudos do tipo ensaio clínico, com o PC, para que se possa, com uma amostra maior de pacientes, verificar suas vantagens no quesito sensibilidade, bem como sua efetividade clareadora.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Isabela Dantas Torres de Araújo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências Odontológicas

Gabriella Peixoto de Araújo Soares, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Concluinte do Curso de Odontologia

Isauremi Vieira de Assunção, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Professora Titular do Curso de Graduação em Odontologia

Downloads

Publicado

29-08-2024

Como Citar

DE ARAÚJO, I. D. T.; SOARES, G. P. de A. .; ARAÚJO, L. G. R. A. de .; DE ASSUNÇÃO, I. V. PERÓXIDO DE CARBAMIDA 37% NO CLAREAMENTO DENTÁRIO E SUA ATUAÇÃO NA EFETIVIDADE CLAREADORA E ELIMINAÇÃO DE SENSIBILIDADE: RELATO DE CASO. Revista Ciência Plural, [S. l.], v. 10, n. 2, p. 1–16, 2024. DOI: 10.21680/2446-7286.2024v10n2ID35297. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/rcp/article/view/35297. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Relato de Caso Clínico