EMOÇÕES E ESTRATÉGIAS ADOTADAS POR BRASILEIROS E PORTUGUESES DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/2446-7286.2024v10n2ID35958

Resumo

Introdução: A pandemia da Covid-19 levou as pessoas a manifestarem emoções diferentes devido à situação que viviam, estas emoções bem como toda a situação de isolamento social levou a adoção de estratégias para se sentirem a nível físico e mental mais adaptadas e equilibradas no seu dia a dia. Objetivo: O presente artigo tem como objetivo analisar e descrever as emoções e as estratégias adotadas pela nossa amostra durante a pandemia da Covid-19. Metodologia: Este estudo faz parte de uma pesquisa mais ampla, realizada através de um questionário sociodemográfico com perguntas abertas e fechadas, efetuado no Google Forms, aplicado online em maio de 2020. Neste questionário foram abordadas as emoções e estratégias adotadas que estas pessoas desenvolveram durante a pandemia. A amostra foi de 438 participantes, 181 indivíduos portugueses(as) e 257 brasileiros(as). A análise de dados foi realizada através de estatística descritiva e análise de discurso. Resultados: Verificou-se que nos dois países, as emoções mais manifestadas foram medo e tristeza e as estratégias adotadas foram a criação de horários com rotinas diárias e o exercício físico. Conclusões: Este estudo contribuiu para conhecer emoções e estratégias adotadas desenvolvidos por brasileiros(as) e portugueses (as) durante a pandemia Covid-19.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lyria Reis, Centro de Estudos das Migrações e das Relações Interculturais, Universidade Aberta

Cirurgiã-dentista (Faculdades Integradas de Uberaba-FIUBE, 1986), Especialista em Saúde Coletiva (Faculdade de Medicina do Triângulo Mineiro-UFTM, 1993), Mestre em Comunicação em Saúde (Universidade Aberta-UAb, 2008) e Doutora em Psicologia, especialidade Psicologia Clínica e da Saúde (UAb, 2014). Pesquisadora do Centro de Estudos das Migrações e das Relações Interculturais-CEMRI-UAb. Professora Auxiliar Convidada no Departamento de Ciências Sociais e Gestão da Universidade Aberta (UAb). Leciona disciplinas na área da psicologia na graduação e pós-graduação na UAb.

Ana Isabel Mateus da Silva, Universidade Aberta

Ana Isabel Mateus da Silva, Professora auxiliar convidada na Universidade Aberta, (UAb), Departamento de Ciências Sociais e de Gestão, Lisboa, Portugal, onde é docente ao nível da Graduação e Pós-Graduação. Vice-Coordenadora e Investigadora Integrada no Centro de Estudos das Migrações e das Relações Interculturais, CEMRI/Universidade Aberta, Grupo de Investigação Saúde, Cultura e Desenvolvimento e Membro colaborador do C3i. (Instituto Politécnico de Portalegre). 
Doutorada em Psicologia, Especialidade Psicologia do Desenvolvimento, Mestre em Comunicação em Saúde – Especialidade em Psicologia Clínica da Saúde, Hipnoterapeuta Clínica, Psicoterapeuta de Aconselhamento: Prevenção e Intervenção em Saúde e Enfª Especialista em Saúde Mental e Psiquiatria.
Autora de 2 livros, um na área da criança e outro na adolescência e vários capítulos de livros e artigos científicos nacionais e internacionais nas áreas da Psicologia, Comunicação, Educação e Saúde, psicossociais, familiares, desenvolvimentais, identitárias e clínicas.

Downloads

Publicado

29-08-2024

Como Citar

REIS, L.; SILVA, A. I. M. da . EMOÇÕES E ESTRATÉGIAS ADOTADAS POR BRASILEIROS E PORTUGUESES DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19. Revista Ciência Plural, [S. l.], v. 10, n. 2, p. 1–21, 2024. DOI: 10.21680/2446-7286.2024v10n2ID35958. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/rcp/article/view/35958. Acesso em: 27 set. 2024.