ACOLHIMENTO PEDAGÓGICO EM ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE NA BAHIA, BRASIL.
DOI:
https://doi.org/10.21680/2446-7286.2024v10n3ID36900Resumo
Introdução: Trata-se de um relato de experiência, retrospectivo e descritivo, sobre o Acolhimento Pedagógico vivenciado na Diretoria de Atenção Básica, em março-dezembro/2022, por uma residente conforme plano de trabalho elaborado com o apoio dos preceptores do serviço e da docente supervisora. Objetivo: Este artigo teve por objetivo discutir sobre o processo de desenvolvimento, monitoramento e avaliação do Acolhimento Pedagógico enquanto estratégia de Educação Permanente em Saúde para a Atenção Primária à Saúde no estado da Bahia, a partir do relato de uma vivência acadêmico-profissional. Metodologia: Foram elaborados instrumentos de monitoramento da estratégia posto em exercício no cotidiano de trabalho dos gestores da Diretoria de Atenção Básica, assim como a elaboração do instrumento de avaliação, considerando ainda, os demais processos elaborados e executados, secundários a estes como: peças informativas; documentos orientadores; cards; formulários; e planilhas. Resultados: Constatou-se a importância da comunicação nas práticas em saúde, vinculada a necessidade da implantação de instrumentos ativos para subsidiar o monitoramento e a avaliação dessas práticas. Conclusão: Sabe-se da dimensão de ações com a finalidade de monitorar e avaliar as estratégias em Saúde Pública, compreendendo ações de Educação Permanente em Saúde, a essa perspectiva reforça-se a importância dos instrumentos de Planejamento e Gestão, dando ênfase ao comprometimento articulado entre ensino e serviço.
Palavras-Chave: Atenção Básica à saúde. Atenção Primária à Saúde. Educação Permanente em saúde. Monitoramento em saúde. Avaliação em saúde.
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