CARACTERÍSTICAS DEMOGRÁFICAS, SOCIOECONÔMICAS E DA PROCURA DOS USUÁRIOS EM UM SERVIÇO DE REABILITAÇÃO FÍSICA DE REFERÊNCIA ESTADUAL, MATO GROSSO, 2021
DOI:
https://doi.org/10.21680/2446-7286.2023v9n1ID29450Resumo
Introdução: O estudo dos fatores sociodemográficos e socioeconômicos de usuários que demandam o Sistema Único de Saúde oportuniza o conhecimento das suas características sendo importantes para o planejamento e a avaliação das ações dos serviços de saúde procurados por esta população. Objetivo: Descrever as características demográficas, socioeconômicas e da procura dos usuários adultos de um serviço de reabilitação física de um Centro Especializado em Reabilitação de referência no estado de Mato Grosso. Metodologia: Estudo observacional descritivo baseado nos dados dos prontuários de usuários atendidos no setor de acolhimento de um Centro Especializado em Reabilitação localizado em Cuiabá, Mato Grosso, no período de fevereiro a maio de 2021. Foram analisados os dados demográficos e socioeconômicos de usuários adultos de ambos os sexos. Utilizou-se o teste de qui-quadrado de Pearson para as associações entre as variáveis segundo eixo de reabilitação (ortopédica e neurológica). O projeto de pesquisa foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa. Resultados: Foram analisados 196 prontuários dos quais 69% procuraram por reabilitação ortopédica e 31% por reabilitação neurológica. Observaram-se diferenças estatisticamente significantes entre as frequências dos dois eixos de reabilitação física estudados nas variáveis idade (p=0,0005), escolaridade (p=0,0031), principal atividade de trabalho (p=0,0045), doenças concomitantes (p=0,0016), tratamento em outro estabelecimento de saúde (p=0,0041) e motivo da procura pela reabilitação (p<0,0001). Conclusões: Os resultados mostraram que existem diferenças entre as características demográficas, socioeconômicas e da procura pelo serviço entre usuários com demanda de reabilitação ortopédica e neurológica sugerindo que as necessidades de saúde e de reabilitação dependem da singularidade dos casos. Recomenda-se que os serviços de reabilitação fortaleçam suas articulações com a atenção primária, com o sistema educacional e com ações de qualificação profissional voltados às pessoas com deficiência.
Palavras-Chave: Acesso aos Serviços de Saúde; Centros de Reabilitação; Pessoas com Deficiência; Indicadores Básicos de Saúde; Avaliação em Saúde.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Ciência Plural
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
À Revista Ciência Plural ficam reservados os direitos autorais referente a todos os artigos publicados.