A EMERGÊNCIA DO TRABALHO IMATERIAL NO CONTEXTO DA REESTRUTURAÇÃO PRODUTIVA

Autores

  • Cesar Sanson UFRN

Resumo

O presente trabalho procura identificar a emergência do trabalho imaterial no contexto da reestruturação produtiva a partir do último quarto do século XX. A referência do trabalho é uma pesquisa realizada em montadoras automotivas no sul do Brasil que infere que o capital produtivo em território nacional, conectado às redes de produção mundial, demanda o trabalho imaterial como um dos fatores decisivos para o aumento da produtividade e competitividade. A pesquisa realizada a partir da metodologia de “grupos de conversação” com trabalhadores do chão de fábrica autoriza a ideia de que o trabalho imaterial encontra-se presente em outras plantas fabris tributárias da Revolução Tecnológica/Informacional. Caracterizar a natureza, o caráter e as implicações do trabalho imaterial é o objetivo central do estudo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cesar Sanson, UFRN

Professor do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) (Área: sociologia do trabalho).

Downloads

Publicado

30-03-2016

Como Citar

SANSON, C. A EMERGÊNCIA DO TRABALHO IMATERIAL NO CONTEXTO DA REESTRUTURAÇÃO PRODUTIVA. Revista de Economia Regional, Urbana e do Trabalho, [S. l.], v. 1, n. 2, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/rerut/article/view/16671. Acesso em: 30 jun. 2024.