A EMERGÊNCIA DO TRABALHO IMATERIAL NO CONTEXTO DA REESTRUTURAÇÃO PRODUTIVA

Autores/as

  • Cesar Sanson UFRN

Resumen

O presente trabalho procura identificar a emergência do trabalho imaterial no contexto da reestruturação produtiva a partir do último quarto do século XX. A referência do trabalho é uma pesquisa realizada em montadoras automotivas no sul do Brasil que infere que o capital produtivo em território nacional, conectado às redes de produção mundial, demanda o trabalho imaterial como um dos fatores decisivos para o aumento da produtividade e competitividade. A pesquisa realizada a partir da metodologia de “grupos de conversação” com trabalhadores do chão de fábrica autoriza a ideia de que o trabalho imaterial encontra-se presente em outras plantas fabris tributárias da Revolução Tecnológica/Informacional. Caracterizar a natureza, o caráter e as implicações do trabalho imaterial é o objetivo central do estudo.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Cesar Sanson, UFRN

Professor do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) (Área: sociologia do trabalho).

Publicado

30-03-2016

Cómo citar

SANSON, C. A EMERGÊNCIA DO TRABALHO IMATERIAL NO CONTEXTO DA REESTRUTURAÇÃO PRODUTIVA. Revista de Economia Regional, Urbana e do Trabalho, [S. l.], v. 1, n. 2, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/rerut/article/view/16671. Acesso em: 30 jun. 2024.