A EMERGÊNCIA DO TRABALHO IMATERIAL NO CONTEXTO DA REESTRUTURAÇÃO PRODUTIVA
Abstract
O presente trabalho procura identificar a emergência do trabalho imaterial no contexto da reestruturação produtiva a partir do último quarto do século XX. A referência do trabalho é uma pesquisa realizada em montadoras automotivas no sul do Brasil que infere que o capital produtivo em território nacional, conectado às redes de produção mundial, demanda o trabalho imaterial como um dos fatores decisivos para o aumento da produtividade e competitividade. A pesquisa realizada a partir da metodologia de “grupos de conversação” com trabalhadores do chão de fábrica autoriza a ideia de que o trabalho imaterial encontra-se presente em outras plantas fabris tributárias da Revolução Tecnológica/Informacional. Caracterizar a natureza, o caráter e as implicações do trabalho imaterial é o objetivo central do estudo.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Declaro que os conteúdos apresentados nos artigos são de minha autoria e tenho total responsabilidade sobre os mesmos, os quais estou cedendo os direitos autorais ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Espaço, Trabalho, Inovação e Sustentabilidade, do Programa de Pós-graduação em Economia do Centro de Ciências Socias Aplicadas da UFRN , para fins de divulgação científica na Revista de Economia Regional, Urbana e do Trabalho.
Os artigos publicados são de responsabilidade dos autores não representando, necessariamente, a opinião da revista. A RERUT inclui-se entre os periodicos que utilizam a licença CC BY-NC-SA. permitindo que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, artigos, ensaios e papers, para fins não comerciais, desde que atribuam ao autor o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.