A valorização do açaí no mercado global
impactos socioeconômicos e ambientais no estado do Pará na perspectiva do desenvolvimento sustentável
Resumo
Na Amazônia brasileira, em especial no estado do Pará, o açaí (Euterpe Oleracea), até o final de 1980, tinha uma demanda regional consolidada, associada à agricultura, comunidades ribeirinhas e populações de baixo poder aquisitivo, funcionando com complemento alimentar. Porém, nesse século XXI, com marco no ano de 2015, o açaí ingressou e se projetou no mercado global, dadas às suas propriedades nutricionais, e versatilidades na culinária e na indústria, quando passou ser associado a um superalimento, tendo efeito no aumento da demanda, principalmente nos Estados Unidos e na Europa. O artigo investiga os impactos Socioeconômicos e ambientais para os principais municípios paraenses produtores de açaí, na perspectiva do Desenvolvimento Sustentável, decorrente de sua valorização no mercado global. A metodologia consistiu no Estudo de Caso de nove municípios, cujo critério de seleção foi a expressiva representatividade na produção nacional de açaí, tendo por fontes os Documentos de Estatísticas governamentais. Os resultados obtidos foram no sentido de conceber se a atividade do açaí no Pará está sendo condizente com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU que, na sua Meta 8, recomenda crescimento econômico sustentado; inclusivo e sustentável; emprego pleno e produtivo; trabalho decente e com qualidade ambiental, nas unidades analisadas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista de Economia Regional, Urbana e do Trabalho

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Declaro que os conteúdos apresentados nos artigos são de minha autoria e tenho total responsabilidade sobre os mesmos, os quais estou cedendo os direitos autorais ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Espaço, Trabalho, Inovação e Sustentabilidade, do Programa de Pós-graduação em Economia do Centro de Ciências Socias Aplicadas da UFRN , para fins de divulgação científica na Revista de Economia Regional, Urbana e do Trabalho.
Os artigos publicados são de responsabilidade dos autores não representando, necessariamente, a opinião da revista. A RERUT inclui-se entre os periodicos que utilizam a licença CC BY-NC-SA. permitindo que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, artigos, ensaios e papers, para fins não comerciais, desde que atribuam ao autor o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.
Português (Brasil)
English
Español (España)