A ATIVIDADE LEITEIRA NO TERRITÓRIO DE IDENTIDADE VALE DO JIQUIRIÇÁ
UM ESTUDO SOBRE SEUS EFEITOS PARA O DESENVOLVIMENTO LOCAL
DOI:
https://doi.org/10.21680/2316-5235.2024v13n1ID33641Resumo
O presente trabalho objetiva fazer um debate sobre a atividade leiteira no Território de Identidade Vale do Jiquiriçá, localizado no estado da Bahia. A pesquisa foi delimitada a partir de um recorte em três municípios – Ubaíra, Santa Inês e Jiquiriçá – a fim de considerar a importância da produção leiteira e a aproximação desses municípios entre si, com os produtores e o mercado consumidor. Para alcançar os resultados, utilizou-se a metodologia de estudo de caso alinhada com uma pesquisa descritiva/exploratória por meio de questionários e entrevistas com os produtores desses municípios. O embasamento teórico considerou as referências específicas da área. Como principais resultados, constatou-se a forte relação desses municípios com a atividade leiteira, que ultrapassa a dinâmica econômica e institui uma relação de pertencimento e, consequentemente, de valorização da região dados os fatores morfológicos e as questões sociais, políticas e econômicas implicadas na produção.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista de Economia Regional, Urbana e do Trabalho
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Declaro que os conteúdos apresentados nos artigos são de minha autoria e tenho total responsabilidade sobre os mesmos, os quais estou cedendo os direitos autorais ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Espaço, Trabalho, Inovação e Sustentabilidade, do Programa de Pós-graduação em Economia do Centro de Ciências Socias Aplicadas da UFRN , para fins de divulgação científica na Revista de Economia Regional, Urbana e do Trabalho.
Os artigos publicados são de responsabilidade dos autores não representando, necessariamente, a opinião da revista. A RERUT inclui-se entre os periodicos que utilizam a licença CC BY-NC-SA. permitindo que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, artigos, ensaios e papers, para fins não comerciais, desde que atribuam ao autor o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.