Prêmios de inovação em gestão pública no Brasil: uma análise comparativa

Autores

  • Maria José Pontes da Cruz Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Max Leandro de Araújo Brito Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Marcio Vieira da Silva Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Palavras-chave:

Inovação. Gestão pública. Prêmios de inovação.

Resumo

O presente estudo tem como objetivo realizar uma análise comparativa dos prêmios de inovação em gestão pública no Brasil, identificando semelhanças e diferenças entre os prêmios, com vistas à disseminação de ideias inovadoras. Dessa forma, a metodologia adotada é a pesquisa qualitativa, com foco na pesquisa bibliográfica, documental e a realização de coleta de dados secundários externos em fontes do governo federal e estadual que tratam sobre os prêmios de inovação. Além disso, tem-se como base o último edital lançado de cada prêmio de inovação em gestão pública para comparar semelhanças e diferenças. Os resultados da pesquisa evidenciam que entre as semelhanças identificadas de uma maneira geral estão: a definição dos objetivos e a preocupação em evidenciar práticas inovadoras na gestão pública; todos os prêmios buscam a valorização e reconhecimento do profissional que criam e executam as ideias inovadoras e entre as diferenças estão: diferenças na forma de divulgação dos prêmios; há um dimensionamento diferente na definição do público-alvo, já que alguns prêmios só aceitam os servidores do estado a qual pertence o prêmio; nas categorias há divergência no sentido da definição das quantidades específicas de participantes; diferença nos incentivos quatro deles premiam em dinheiro e um deles premiam com troféu, entre outros. Por fim, o estudo conclui que os prêmios de inovação em gestão pública apresentam semelhanças que mostram a importância de implementar estratégias de inovação em gestão pública e diferenças que podem ser analisadas e modificadas visando adotar as melhores ideias para aperfeiçoar os prêmios.

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Publicado

11-03-2022

Como Citar

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