O Clima Organizacional e a pandemia da Covid-19: uma análise comparativa entre agências bancárias do setor público
Palavras-chave:
Clima organizacional, banco público, comportamento organizacional, pandemia COVID-19Resumo
A pandemia da COVID-19 trouxe inúmeras situações de mudanças no ambiente organizacional, incluindo o setor público e bancário. Sendo assim, a presente pesquisa objetivou comparar a percepção do Clima Organizacional em duas agências bancárias do setor público durante o período pandêmico. Participaram desta pesquisa, 8 colaboradores da Agência A e 7 colaboradores da Agência B, de ambos os sexos, contratados sob o regime temporário ou concurso público. Estas agências bancárias eram localizadas no município de Tomé-Açu, estado do Pará. Foi utilizado como instrumento de coleta de dados um questionário contendo itens avaliativos da Escala de Clima Organizacional – ECO (MARTINS, 2008), incluindo questões sociodemográficas dos participantes. Os principais resultados sugerem uma percepção neutra sob o Clima Organizacional em geral. No entanto, os fatores de conforto físico, coesão entre os colegas e o controle e pressão foram considerados favoráveis, sendo que o fator apoio da liderança e da organização só foi percebido como favorável na Agência B. Conclui-se que apesar da neutralidade do Clima Organizacional, alguns dos elementos que o compõem são de fato valores determinantes para a manutenção dessas equipes de trabalho em relação ao engajamento e produtividade. A conclusão do presente estudo é que durante a pandemia de COVID-19, a percepção geral do CO foi considerada neutra para ambos os casos, ou seja, os colaboradores não conseguiram perceber uma atmosfera organizacional satisfatória nestes dois ambientes organizacionais.
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