Marketing de relacionamento com o cliente: estudo de caso em uma construtora no Paraná

Autores

  • Sarah de Souza Piceli Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Gabriel Aguiar de Araújo Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Gabrielle Ribeiro Rodrigues da Silva Universidade Federal da Integração Latino Americana

Palavras-chave:

Relacionamento com cliente, Marketing de relacionamento, Construtora

Resumo

Este estudo explora as práticas de marketing de relacionamento na construção civil, com foco em uma construtora de médio porte situada em Foz do Iguaçu, Paraná. Estabelecida em 2009 e atuando nos segmentos residencial e comercial, a empresa expandiu suas operações para o mercado de imóveis de alto padrão. O objetivo deste estudo é analisar como as estratégias de marketing de relacionamento influenciam a fidelização e a satisfação do cliente nesse setor. Utilizando uma abordagem qualitativa, o estudo adota o método de estudo de caso para oferecer uma análise detalhada e contextualizada das interações entre a construtora e seus clientes. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com o gestor da construtora e clientes que efetuaram mais de uma compra nos últimos cinco anos. A análise de conteúdo foi conduzida manualmente, e focou na identificação e categorização de temas relacionados ao marketing de relacionamento. O estudo destaca a importância das estratégias de marketing de relacionamento na construção de relações duradouras e na melhoria da satisfação dos clientes. As práticas observadas sugerem que uma abordagem focada no cliente, que inclui comunicação eficaz e atendimento personalizado, contribui para a lealdade do cliente e para a competitividade da empresa no mercado. A investigação reforça que as interações baseadas em confiança e comprometimento mútuo são relevantes para o sucesso das estratégias de marketing de relacionamento na indústria da construção civil.

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Biografia do Autor

Sarah de Souza Piceli, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Bacharel em Administração pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Gabriel Aguiar de Araújo, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Graduado em Ciências Aeronáuticas pela Academia da Força Aérea (2004) e em Administração pela UFRRJ (2017), especialista em Gestão financeira, Controladoria e Auditoria pela FGV (2010), mestre em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2013) e doutor em Adminstração pela Universidade do Grande Rio - UNIGRANRIO (2017). Tem experiência docente e realiza pesquisas na área de Administração, com ênfase em Estratégias de Empresas e Gestão Ambiental.

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Publicado

24-10-2024

Como Citar

DE SOUZA PICELI, S. .; AGUIAR DE ARAÚJO, G. .; RIBEIRO RODRIGUES DA SILVA, G. Marketing de relacionamento com o cliente: estudo de caso em uma construtora no Paraná. Revista de Ensino, Pesquisa e Extensão em Gestão, [S. l.], v. 7, n. 1, p. e36561, 2024. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/revenspesextgestao/article/view/36561. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos