O Conceito de Empreendedorismo Sustentável sugerido como Abordagem de Gestão nas Pequenas e Médias Empresas

Autores

  • Mariana Crepalde Silva Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - DCad-UFRRJ / Grupo de Pesquisas GeCaPEP - Gestão de Carreiras e Planejamento Estratégico Pessoal (DCAd-UFRRJ) / Centro de Educação a Distância do Estado de Rio de Janeiro – CEDERJ https://orcid.org/0009-0002-0321-5149
  • Marcello Vinicius Doria Calvosa UFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro https://orcid.org/0000-0003-2724-9431

Palavras-chave:

Empreendedorismo Sustentável, Empreendedorismo, Aspectos Sociais e Ambientais

Resumo

Essa resenha acadêmica e crítica foi escrita a partir de um projeto de extensão pertencente ao Programa de Extensão DEGECAR / UFRRJ, direcionado à comunidade acadêmica, especialmente, para alunos de graduação do curso de Administração do Adm.CEDERJ e do DCAd.UFRRJ, sob supervisão de professores efetivos do curso. A resenha presente neste artigo foi elaborada a partir de um artigo científico internacional, publicado no Journal of Business Research, um tradicional periódico da área de negócios, empreendedorismo e decisões executivas, indexado pela base de dados Scopus. Por que publicar resenhas? Resenhas são ótimos instrumentos científicos ágeis e analíticos para produzir, socializar e compartilhar materiais de estudo instrutivos para os ambientes acadêmicos e profissionais, destacando pontos principais de uma obra, economizando recursos de seus leitores (Calvosa, 2022; 2021). Uma resenha acadêmica e crítica visa interpretar uma publicação bibliográfica ou científica com o objetivo de gerar discussões, insights, ou mesmo, a decisão de consumo da própria obra original (Calvosa, 2020). O trabalho mostra-se relevante para estudantes de graduação e de pós-graduação por apresentar conceitos inovadores e de fronteiras do conhecimento. E apresentar uma metodologia de análise de dados, presente na obra original, que está relacionada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. E por trazer reflexões e provovações sobre a mudanças de mentalidade e construções de carreira que permitam profissionais atentos às questões coletivistas, globais, de proteção ao meio-ambiente e ao ecossistema local.O consumo da obra mostra-se relevante para apresentar e fomentar a inclusão de práticas sustentáveis nas pequenas e médias empresas, como preocupações contemporâneas do século XXI.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mariana Crepalde Silva, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - DCad-UFRRJ / Grupo de Pesquisas GeCaPEP - Gestão de Carreiras e Planejamento Estratégico Pessoal (DCAd-UFRRJ) / Centro de Educação a Distância do Estado de Rio de Janeiro – CEDERJ

Graduação em Administração pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).  Membro do Programa de Extensão DEGECAR - Núcleo de Desenvolvimento e Gestão de Carreiras (UFRRJ). Membro do projeto de extensão Diretório Acadêmico de Administração-DAAD, 2020-202. 

Marcello Vinicius Doria Calvosa, UFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Formado em Administração de Empresas - UFRRJ (2002) e em Administração Pública - UFRRJ (2003). Especialista (MBA) em Auditoria Fiscal - CEFET-RJ (2005) e em Docência do Ensino Superior - UFRRJ (2006). Pós-graduado em Planejamento Estratégico - FEA/USP (2008) e em Modelos Estatísticos Multivariados - FEA/USP (2009). Mestre em Gestão e Estratégia em Negócios - PPGEN/UFRRJ (2006). Doutor em Administração - FEA/USP (2011), com foco em Comportamento e Desenvolvimento Humano; Tomada de Decisão com base em Axiologia; Desenvolvimento e Gestão de Carreira. Atualmente, é Professor Associado no curso de Administração de Empresas (2003-atual) e Coordenador de Projetos e de Extensão do DCAd (2018-atual) na UFRRJ. Atua como coordenador de área de ensino a distância no curso de Administração pelo CEDERJ e UAB (2007-atual), nas áreas Gerenciamento Comercial, Liderança Empresarial e Administração Geral. É Executive Coach e Life Coach licenciado pelo Integrate Coaching Institute - ICI (2012). Possui experiência em Educação Executiva (cursos in company e abertos), com atuação nas principais escolas de negócios do país, desde 2006. Pesquisador federal registrado no CNPQ, no qual assume a posição de líder do Grupo de Pesquisas GeCaPEP - Gestão de Carreiras e Planejamento Estratégico Pessoal- CNPq/UFRRJ(dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/7765312712894655) (2006-atual). Coordenador do Programa de Extensão DEGECAR - Núcleo de Desenvolvimento e Gestão de Carreiras da UFRRJ (https://doi.org/10.13140/RG.2.2.25144.42248) (2018-atual). Os principais temas de pesquisa, estudo e lecionação são: Liderança Empresarial e Estratégica; Desenvolvimento e Gestão de Carreiras; Pesquisa Científica e Extensão Universitária em Administração; Gestão Comercial; Gestão Estratégica de Pessoas; Orientação Profissional e Planejamento Estratégico Pessoal.

Referências

AVELAR, S. et al. Confluence of Sustainable Entrepreneurship, Innovation, and Digitalization in SMEs. Journal of Business Research, v. 170, n. 114346, 2024. https://doi.org/10.1016/j.jbusres.2023.114346

BATISTA, M. et al. Uma Iniciativa de Educação Profissional para a Construção de Carreira dos Alunos de Administração. Research, Society and Development, v. 11, n. 2, 2022. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v11i2.25991

CALVOSA, M. et al. Precificação, estratégias e decisões empreendedoras: market fit e análise da concorrência no caso Sabor Anthigo. Cadernos EBAPE (FGV), v. 20, n. 5, p. 750–768, set. 2022. https://doi.org/10.1590/1679-395120210146

CALVOSA, M. O que é uma Resenha Acadêmica e Crítica? Oportunidades de Capacitação e de Desenvolvimento Acadêmico. In: III Seminário Virtual de Liderança e Gestão - Evento NEPE do Programa de Extensão DEGECAR, UFRRJ, On-line. Dez.2022.

FERNANDES, A. et al. Empreendedorismo no Mercado Digital: como identificar e inserir ferramentas no negócio adequadas às demandas dos clientes digitais. Revista Valore, v. 7, n. 3, p. 47–66, 2022.

FORTUNATO, W. et al. Estratégias de Atração e Engajamento de Estudantes da Modalidade EaD: relato técnico de um projeto de extensão universitária. In: EMPRAD - Encontro dos Programas de Pós-Graduação Profissionais em Administração, FEA/USP, 2024.

JANUÁRIO, É. et al. Análise da capacidade dinâmica gerencial, envolvendo cultura organizacional e agilidade organizacional. Revista Internacional de Gestão Científica e Turismo, [S. [1], v. 10, n. 3, 2024. https://doi.org/10.55905/ijsmtv10n3-060

LOPES, C. et al. Comunicação Empresarial e Gestão Ágil no Contexto Mundo VUCA. Gestão Contemporânea, v. 14, n. 2, 2024. https://doi.org/10.5281/zenodo.14218625

MELO FRANCO, I. et al. What are the Expectations of Business Administration Students for Building a Career? Journal of Business and Management - IOSR-JBM, v. 25, n. 9, 2023. https://doi.org/10.9790/487X-2509051124

MENDONÇA de SOUZA, F. et al. Gestão Estratégica de Pessoas e de Instituições no Ambiente VUCA. Revista de Ensino, Pesquisa e Extensão em Gestão, v. 7, n. 1, 2024.

QUEIROZ, A. de et al. Market Fit e Decisões empreendedoras em uma Cidade Desigual. Revista Brasileira de Casos de Ensino em Administração (FGV), v. 13, n 2, 2023.

RODRIGUEZ de JESUS, L. et al. Por que e Como Estimular a Mentalidade Empreendedora e a Criatividade em Estudantes Universitários? Revista Destarte, v. 13, n. 2, 2024.

SALAMZADEH, A. et al. O Nexo Resiliência Econômica- Empreendedorismo. Journal of Entrepreneurship and Business Resilience, v. 5, n. 1, p. 7–12, 2022.

TERÁN-YÉPEZ, E. et al. Sustainable REntrepreneurship: review of its evolution and new trends. Journal of Cleaner Production, v. 252, p. 119742, 2020. https://doi.org/10.1016/j.jclepro.2019.119742

Downloads

Publicado

18-03-2025

Como Citar

CREPALDE SILVA, M. .; CALVOSA, M. V. D. O Conceito de Empreendedorismo Sustentável sugerido como Abordagem de Gestão nas Pequenas e Médias Empresas. Revista de Ensino, Pesquisa e Extensão em Gestão, [S. l.], v. 8, n. 1, p. e38994, 2025. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/revenspesextgestao/article/view/38994. Acesso em: 27 abr. 2025.

Edição

Seção

Resenhas Científicas