O Conceito de Empreendedorismo Sustentável sugerido como Abordagem de Gestão nas Pequenas e Médias Empresas
Palavras-chave:
Empreendedorismo Sustentável, Empreendedorismo, Aspectos Sociais e AmbientaisResumo
Essa resenha acadêmica e crítica foi escrita a partir de um projeto de extensão pertencente ao Programa de Extensão DEGECAR / UFRRJ, direcionado à comunidade acadêmica, especialmente, para alunos de graduação do curso de Administração do Adm.CEDERJ e do DCAd.UFRRJ, sob supervisão de professores efetivos do curso. A resenha presente neste artigo foi elaborada a partir de um artigo científico internacional, publicado no Journal of Business Research, um tradicional periódico da área de negócios, empreendedorismo e decisões executivas, indexado pela base de dados Scopus. Por que publicar resenhas? Resenhas são ótimos instrumentos científicos ágeis e analíticos para produzir, socializar e compartilhar materiais de estudo instrutivos para os ambientes acadêmicos e profissionais, destacando pontos principais de uma obra, economizando recursos de seus leitores (Calvosa, 2022; 2021). Uma resenha acadêmica e crítica visa interpretar uma publicação bibliográfica ou científica com o objetivo de gerar discussões, insights, ou mesmo, a decisão de consumo da própria obra original (Calvosa, 2020). O trabalho mostra-se relevante para estudantes de graduação e de pós-graduação por apresentar conceitos inovadores e de fronteiras do conhecimento. E apresentar uma metodologia de análise de dados, presente na obra original, que está relacionada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. E por trazer reflexões e provovações sobre a mudanças de mentalidade e construções de carreira que permitam profissionais atentos às questões coletivistas, globais, de proteção ao meio-ambiente e ao ecossistema local.O consumo da obra mostra-se relevante para apresentar e fomentar a inclusão de práticas sustentáveis nas pequenas e médias empresas, como preocupações contemporâneas do século XXI.
Downloads
Referências
AVELAR, S. et al. Confluence of Sustainable Entrepreneurship, Innovation, and Digitalization in SMEs. Journal of Business Research, v. 170, n. 114346, 2024. https://doi.org/10.1016/j.jbusres.2023.114346
BATISTA, M. et al. Uma Iniciativa de Educação Profissional para a Construção de Carreira dos Alunos de Administração. Research, Society and Development, v. 11, n. 2, 2022. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v11i2.25991
CALVOSA, M. et al. Precificação, estratégias e decisões empreendedoras: market fit e análise da concorrência no caso Sabor Anthigo. Cadernos EBAPE (FGV), v. 20, n. 5, p. 750–768, set. 2022. https://doi.org/10.1590/1679-395120210146
CALVOSA, M. O que é uma Resenha Acadêmica e Crítica? Oportunidades de Capacitação e de Desenvolvimento Acadêmico. In: III Seminário Virtual de Liderança e Gestão - Evento NEPE do Programa de Extensão DEGECAR, UFRRJ, On-line. Dez.2022.
FERNANDES, A. et al. Empreendedorismo no Mercado Digital: como identificar e inserir ferramentas no negócio adequadas às demandas dos clientes digitais. Revista Valore, v. 7, n. 3, p. 47–66, 2022.
FORTUNATO, W. et al. Estratégias de Atração e Engajamento de Estudantes da Modalidade EaD: relato técnico de um projeto de extensão universitária. In: EMPRAD - Encontro dos Programas de Pós-Graduação Profissionais em Administração, FEA/USP, 2024.
JANUÁRIO, É. et al. Análise da capacidade dinâmica gerencial, envolvendo cultura organizacional e agilidade organizacional. Revista Internacional de Gestão Científica e Turismo, [S. [1], v. 10, n. 3, 2024. https://doi.org/10.55905/ijsmtv10n3-060
LOPES, C. et al. Comunicação Empresarial e Gestão Ágil no Contexto Mundo VUCA. Gestão Contemporânea, v. 14, n. 2, 2024. https://doi.org/10.5281/zenodo.14218625
MELO FRANCO, I. et al. What are the Expectations of Business Administration Students for Building a Career? Journal of Business and Management - IOSR-JBM, v. 25, n. 9, 2023. https://doi.org/10.9790/487X-2509051124
MENDONÇA de SOUZA, F. et al. Gestão Estratégica de Pessoas e de Instituições no Ambiente VUCA. Revista de Ensino, Pesquisa e Extensão em Gestão, v. 7, n. 1, 2024.
QUEIROZ, A. de et al. Market Fit e Decisões empreendedoras em uma Cidade Desigual. Revista Brasileira de Casos de Ensino em Administração (FGV), v. 13, n 2, 2023.
RODRIGUEZ de JESUS, L. et al. Por que e Como Estimular a Mentalidade Empreendedora e a Criatividade em Estudantes Universitários? Revista Destarte, v. 13, n. 2, 2024.
SALAMZADEH, A. et al. O Nexo Resiliência Econômica- Empreendedorismo. Journal of Entrepreneurship and Business Resilience, v. 5, n. 1, p. 7–12, 2022.
TERÁN-YÉPEZ, E. et al. Sustainable REntrepreneurship: review of its evolution and new trends. Journal of Cleaner Production, v. 252, p. 119742, 2020. https://doi.org/10.1016/j.jclepro.2019.119742