A Jornada de Compras das Consumidoras a Partir das Digital Influencers no Segmento de Maquiagem

Autores

  • Janayna Souto Leal Universidade Estadual da Paraíba
  • Thayná Ferreira Lacerda Centro Universitário de João Pessoa - UNIPÊ

Palavras-chave:

Jornada de compras, Digital Influencers, Maquiagem

Resumo

Segmento que vem ganhando destaque no mercado, a maquiagem tornou-se um campo de atuação para digital influencers, impactando na jornada de compras das consumidoras. Logo, o presente estudo objetivou, analisar a percepção das consumidoras acerca do papel das digital influencers na jornada de compras no segmento de maquiagem. Metodologicamente, a pesquisa adotou a abordagem qualitativa, a coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas estruturadas com 22 mulheres. O método escolhido foi análise de conteúdo e as categorias analisadas foram: O processo da jornada de compras; O papel das digital influencers; A maquiagem e o seu uso. Os resultados evidenciaram que as digital influencers de maquiagem tem poder de decisão na compra com as consumidoras. Concluindo, nota-se que as influencers possuem relevância no setor, como a busca por perfis de maquiagem na hora da compra os publiposts direcionados à determinadas marcas, causam influência na compra por produtos de maquiagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thayná Ferreira Lacerda, Centro Universitário de João Pessoa - UNIPÊ

Pós-graduada em Marketing pelo Centro Universitário de João Pessoa - UNIPÊ.

Referências

AGUIAR, V. R. L; MEDEIROS, C.M. Entrevistas na pesquisa social: o relato de um grupo de foco nas licenciaturas. In: Congr. Nac. Educação, EDUCERE, 9. Curitiba, 2009. Anais[...] Curitiba PUCPR, p. 10.710-8.

ALMEIDA, Marcos Inácio Severo de et al . Quem Lidera sua Opinião? Influência dos Formadores de Opinião Digitais no Engajamento. Rev. adm. contemp., Curitiba , v. 22, n. 1, p. 115-137, 2018 .

ALMEIDA, N. M. de. Comportamento do consumidor: a influência do smartphone no processo de decisão do consumidor. 2016. Dissertação. (Mestrado em Administração) – Pós-Graduação em Administração, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2016.

BORGES, F. R. Qualidade em serviços e gestão da experiência do cliente no comércio eletrônico. RPCA, Rio de Janeiro, v. 8, n. 2, p. 126-143, 2014.

BUENO, T.; SILVA, E. G.; REINO, L. S. A. Curtir, comentar e compartilhar: como as seguidoras da Boca Rosa e Niina Secrets interagem nas redes. Revista Observatório, v. 5, n. 6, p. 132-151, 2019.

CARVALHO, G. J. de. Redes sociais e influenciadores digitais: Uma descrição das influências no comportamento de consumo digital. Revista Brasileira de Pesquisas de Marketing, Opinião e Mídia, São Paulo, v. 11, n. 3, p. 288-299, 2018.

COLIN, E. C. da S.; PELICIONI, M. C. F. Territorialidade, desenvolvimento local e promoção da saúde: estudo de caso em uma vila histórica de Santo André, São Paulo. Saúde soc., São Paulo, v. 27, n. 4, p. 1246-1260, 2018.

DANTAS, B. L. de L. “LOOK DO DIA”: consumo conspícuo de fast fashion e construções identitárias no instagram. 2018. Dissertação. (Mestrado em Administração) – Pós- Graduação em Administração, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2018.

FELIX, E. C. O papel das influenciadoras digitais no processo de decisão de compra. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Bacharelado em Administração) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.

FERREIRA, E. P. do V. Uma análise sobre o comportamento de consumidoras de maquiagem para mulheres afrodescendentes. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Fortaleza, 2019.

FLICK, U. Introdução à pesquisa qualitativa. São Paulo: Artmed, 2009.

GERMANO, J.A. A influência digital como estratégia de marketing visível no consumo. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2019.

GOMES, E. C.; GOMES, E. F. O papel dos influenciadores digitais no relacionamento entre marcas e millennials na era pós-digital. Fortaleza, 2017.

KOTLER, P.; KARTAJAYA, H; SETIAWAN, I. Marketing 4.0: Mudança do Tradicional para o Digital. Coimbra, Portugal: Conjuntura Actual Editora, 2017.

LIMA, J. R. Influenciadoras digitais e maquiagem: produção e circulação de conteúdos no Instagram. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social) – Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2019.

NUNES, J. P. Design instrucional e interatividade no treinamento de funcionários atendentes para a jornada do consumidor: estudo de caso “chicken way”. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design Gráfico) – Faculdade SATC, Santa Catarina, 2019.

PINTO, H. C. A influência das blogueiras de maquiagem no público feminino: uma análise do blog Vaidosa. 2016. . Trabalho de Conclusão de Curso (bacharel em Comunicação Social - habilitação em Relações Públicas) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, 2016.

QUALIBEST. O POST É PAGO E AI. Disponível em: https://www.institutoqualibest.com/wp-content/uploads/2019/11/O-post-e-pago.-e-ai.pdf Acesso em: 16 Maio 2020.

REVISTA EXAME. Campanhas Publicitárias com influenciadores digitais apresentam engajamento 16 vezes maior. 2019. Disponível em: https://exame.com/negocios/dino_old/campanhas-publicitarias-com-influenciadores-digitais-apresentam-engajamento-16-vezes-maior// Acesso em: 20 Fev. 2020.

SANTANA, V. M. T.; SIQUEIRA, A. J. C. A eficácia dos influenciadores digitais para a decisão de compra dos consumidores: uma análise da youtuber Cool Marina. In: XXIV CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO SUDESTE, 2019, Vitória. Anais [...], Espirito Santo, 2019.

SEBRAE. Mercado de maquiagem: crescimento que permite fechar bons negócios. 2019. Disponível em: https://blog.sebrae-sc.com.br/sis-maquiagem/. Acesso em: 20 Maio. 2020.

SILVA, A. A. da C. Jornada do consumidor brasileiro: saberes da produção acadêmica e proposta de esboço estratégico para aplicação ao marketing digital em mercado nacional. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Social) - Universidade de Brasília, Brasília, 2018.

SILVA, C.R.M. da.; TESSAROLO, F.M. Influenciadores Digitais e as Redes Sociais Enquanto Plataformas de Mídia. In: INTERCOM – Sociedade brasileira de estudos interdisciplinares da comunicação, XXXIX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – São Paulo. Anais [...] São Paulo, 2016.

SILVA, J.K. D. da et al. O comportamento de compra e consumo de cosméticos: um estudo exploratório. Revista AJOICA, Espanha, n. 19, p. 154-173, 2018.

THINK WITH GOOGLE. A revolução do Micro Momentos. Disponível em: https://www.thinkwithgoogle.com/intl/pt-br/marketing-resources/micro-momentos/how-micromoments-are-changing-rules/. Acesso em: 20 Fev. 2020.

WE ARE SOCIAL. Digital 2019: Global Internet use acceleteres. Disponível em: https://wearesocial.com/blog/2019/01/digital-2019-global-internet-use-accelerates. Acesso em: 19 Fev. 2020.

Downloads

Publicado

11-03-2024

Como Citar

LEAL, J. S.; LACERDA, T. F. . A Jornada de Compras das Consumidoras a Partir das Digital Influencers no Segmento de Maquiagem. Revista de Ensino, Pesquisa e Extensão em Gestão, [S. l.], v. 7, n. 1, p. e33854, 2024. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/revenspesextgestao/article/view/33854. Acesso em: 12 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos