É Possível a Adoção da Liderança Transformacional na Gestão de Instituições de Ensino Superior?

Autores

  • Marcelly Laudelino Miranda de Ornelas UFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro / GECAPEP - Grupo de Pesquisas Gestão de Carreira e Planejamento Estratégico Pessoal
  • Marcello Calvosa UFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro https://orcid.org/0000-0003-2724-9431

Palavras-chave:

Liderança Transformacional, Ensino Superior, Mudança Organizacional

Resumo

O objetivo do trabalho foi elaborar uma resenha acadêmica e crítica derivada de um artigo científico internacional, publicado no Journal of Higher Education Policy and Leadership Studies, indexado pelas relavantes bases Scopus e Web of Science. A obra original foi publicada em língua inglesa. O escopo desse journal abrange as seguintes áreas relacionadas às Ciências Sociais Aplicadas, no ensino superior: Administração; Gestão da Pesquisa; Globalização e Internacionalização; Estudos Futuros; e Novas Tecnologias no Ensino e Aprendizagem. Por que publicar resenhas? Resenhas são ótimos instrumentos científicos ágeis e analíticos para produzir, socializar e compartilhar materiais de estudo instrutivos para os ambientes acadêmicos e profissionais, destacando pontos principais de uma obra, economizando recursos de seus leitores (Calvosa, 2022; 2021). Uma resenha acadêmica e crítica visa interpretar uma publicação bibliográfica ou científica com o objetivo de gerar discussões, insights, ou mesmo, a decisão de consumo da própria obra original (Calvosa, 2020). Por meio do artigo resenhado foram propostos desafios presentes na transformação digital das Instituições de Ensino Superior e estratégias que podem ser facilmente aplicadas aos desafios que encontrarão ao longo de suas carreiras. A capacitação no tema liderança poderá permitir que o graduando ou futuro gestor organizacional utilize os conhecimentos descritos no texto para a gestão de equipes.

Downloads

Biografia do Autor

Marcello Calvosa, UFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Texto Inicial do Lattes: Marcello Vinicius Doria Calvosa (http://lattes.cnpq.br/284424233959300)

É formado em Administração de Empresas (2002) e em Administração Pública (2003), ambas as graduações habilitadas pela UFRRJ. Especialista (MBA) em Auditoria Fiscal pela CEFET-RJ (2005) e em Docência do Ensino Superior pela UFRRJ (2006), pós-graduado em Planejamento Estratégico FEA/USP (2008) e em Modelos Estatísticos Multivariados pela FEA/USP (2009), mestre em Gestão e Estratégia em Negócios (PPGEN/UFRRJ) (2006) e Doutor em Administração (FEA/USP) (2011), com foco em Comportamento e Desenvolvimento Humano; Tomada de Decisão com base em Axiologia; Desenvolvimento e Gestão de Carreira. Atuou no segundo setor, em empresas competitivas, nas funções de consultor, gerência, direção, administração de empresas (responsável técnico), conferencista, ao longo de quinze anos. É Professor Associado no curso de Administração de Empresas (2003-atual) e Coordenador de Projetos e de Extensão do DCAd (2018-atual) da UFRRJ. Atua como coordenador de área de ensino a distância no curso de Administração pelo CEDERJ (2007-atual) e pela UAB (2009-atual), nas áreas Gerenciamento Comercial e Administração Geral. É licenciado como Executive Coach e Life Coach, formado pelo ICI - Integrate Coaching Institute (2012). Possui experiência em Educação Executiva (cursos in company e abertos), com atuação nas principais escolas de negócios do país, desde 2006. É pesquisador federal registrado no CNPQ, no qual assume a posição de líder do Grupo de Pesquisas GeCaPEP - Gestão de Carreiras e Planejamento Estratégico Pessoal (dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/7765312712894655) - DCAd - ICSA / UFRRJ (2006-atual). Também participa como membro pesquisador do Grupo de Pesquisas Empreendedorismo e Planejamento Estratégico - FEA / USP (2008-atual). É coordenador do Programa de Extensão DEGECAR - Núcleo de Desenvolvimento e Gestão de Carreiras da UFRRJ (2018-atual), que possui diversas ações de extensão, entre projetos, eventos, laboratório de estudos aplicados, apoio a publicações técnicas e acadêmicas, em associação com diversos colaboradores da UFRRJ e do Mercado de Trabalho. Ações essas voltadas para a comunidade acadêmica da UFRRJ e região. Atua nas Áreas do Conhecimento: (i) Ciências Sociais Aplicadas > Adm. de Empresas > Ensino, Pesquisa e Orientação para o Mercado; (ii) Ciências Humanas > Educação > Orientação e Aconselhamento; (iii) Ciências Humanas > Educação > Ensino-Aprendizagem. Possui experiência profissional (prática) e acadêmica (teórica) nas seguintes áreas: (i) Liderança Empresarial e Estratégica; (ii) Coaching e Orientação Profissional, (iii) Mercadologia e Negócios; (iv) Gestão Estratégica de Pessoas e (v) Desenvolvimento e Gestão de Carreiras. Desenvolveu, testou e validou os Assessments de Mercado: MDA - Modelo de Decisões por Axiologia, para o desenvolvimento pessoal e profissional e potencialização da tomada de decisão com base na análise axiológica e mapeamento do sistema de valores humano; TPL - Teste de Potencial para a Liderança, para verificar o nível individual de capacidade de liderança empresarial para a atuação direcionada de resultados em uma empresa competitiva. Seus principais temas de pesquisa, estudo e lecionação são: Liderança Empresarial e Estratégica; Desenvolvimento e Gestão de Carreiras; Gestão de Vendas e Comercial; Gestão Estratégica de Pessoas e Planejamento Estratégico Pessoal. Tem quatro livros escritos sobre os seus temas de pesquisa. Com diversos co-autores e colaboradores publicou cerca de 100 artigos científicos, em eventos e periódicos científicos, nacionais e internacionais. Web of Science Researcher ID: AAH-7792-2020. Melhor contato: mvcalvosa@yahoo.com.br

Referências

ALVARENGA, C. et al. A Adoção da Pedagogia Empreendedora na Perspectiva de um Mundo VUCA. South American Development Society Journal, v. 10, n. 28, 2024.

BASS, B. Leadership and Performance beyond Expectations. New York: The Free Press, 1985.

BATISTA, M. et al. Uma Iniciativa de Educação Profissional para a Construção de Carreira dos Alunos de Administração. Research, Society and Development, v. 11, n. 2, 2022. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v11i2.25991

BOAS, A. et al. The Potential of Leadership: differences between mental models of leadership in the 20th and 21st centuries. Human Resource Management, v. 20, n. 1, 2023. https://doi.org/10.5772/intechopen.1002385

BURNS, J. Leadership (Harper Perennial political classics). Harper Perennial: 1978.

CALVOSA, M. Como o bem-estar ocupacional docente é afetado por cenários inesperados e imprecisos? Revista UFG, Goiânia, v. 22, n. 28, 2022.

CALVOSA, M. Liderança Empresarial e Estratégica. Rio de Janeiro: Fundação CECIERJ, 2021.

CALVOSA, M. O que é uma Resenha Acadêmica e Crítica? Oportunidades de Capacitação e de Desenvolvimento Acadêmico. In: III Seminário Virtual de Liderança e Gestão - Evento NEPE do Programa de Extensão DEGECAR, UFRRJ, On-line. Dez.2022.

CALVOSA, M. Verificação e Diretrizes para a Publicação de Resenha Crítica. In: II Seminário Virtual de Liderança e Gestão - Evento NEPE do Programa de Extensão DEGECAR, UFRRJ, On-line. Dez.2021.

CALVOSA, M. Modelo de Template para a Elaboração de Resenha Acadêmica e Crítica. In: I Seminário Virtual de Liderança e Gestão - Evento NEPE do Programa de Extensão DEGECAR, UFRRJ, On-line, Dex.2020.

CALVOSA, M.; FERREIRA, M. Liderança: Representações sociais e modelos mentais dos séculos XX e XXI. REAd. Revista Eletrônica de Administração (Porto Alegre), v. 29, n. 01, p. 224-260, 2023. https://doi.org/10.1590/1413-2311.377.125771

CALVOSA, M.; ALVARENGA, M. Os funcionários percebem a gestão do conhecimento no ambiente de trabalho? Estudo de caso na realidade de uma pequena empresa. Revista Uniabeu, v. 3, n. 5, p. 203-229, 2010.

CORREIA, F. et al. A Necessidade de Gestores no Século XXI: liderança empresarial x gerenciamento eficaz. In: II Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia, Resende–RJ, 2005.

DEE, J. et al. Reconciling differences: Conflict management strategies of catholic college and university presidents. Higher Education, v. 47, n. 2, p. 177-196, 2004. https://doi.org/10.1023/B:HIGH.0000016427.25630.a3

EHLERS, Ulf-Daniel. Digital Leadership in Higher Education. Journal of Higher Education Policy and Leadership Studies, v. 1, n. 3, p. 6-14, 2020. https://dx.doi.org/10.29252/johepal.1.3.6

FORTUNATO, W. et al. Escreva o Futuro Acadêmico: Relato de Experiência de Estudantes de Administração da UFRRJ/CEDERJ em um Projeto de Extensão. EaD em Foco, [S. l.], v. 14, n. 2, p. e2255, 2024. https://doi.org/10.18264/eadf.v14i2.2255

FORTUNATO, W. et al. Tecnologias Digitais e Desenvolvimento Acadêmico: um relato técnico da experiência de estudantes de Administração da modalidade EaD. In: EMPRAD - Encontro dos Programas de Pós-Graduação Profissionais em Administração, FEA/USP, 2024.

FREITAS, J. Angel Investor: empreendedorismo fomentado através de uma nova modalidade de investidor. Revista da Administração, v. 11, n. 2, p. 1-18, 2008.

JANUÁRIO, É. et al. Análise da capacidade dinâmica gerencial, envolvendo cultura organizacional e agilidade organizacional. Revista Internacional de Gestão Científica e Turismo, [S. [1], v. 10, n. 3, 2024. https://doi.org/10.55905/ijsmtv10n3-060

LIMA, M. et al. O Constructo Liderança Contemporânea a Partir das Mídias Sociais Virtuais. Revista de Administração Unimep, v. 19, n. 10, p. 83-108, 2022.

MARTINS, A. Learning Analytics Aplicada às Áreas Pedagógica e Educacional: verificação do aumento da motivação e do desempenho acadêmico em alunos do nível superior. South American Development Society Journal, v. 10, n. 28, 2024. https://doi.org/10.24325/issn.2446-5763.v10i28r1

MEINDL, J. The romance of leadership as a follower-centric theory: A social constructionist approach. The Leadership Quarterly, v. 6, n. 3, p. 329-341, 1995. https://doi.org/10.1016/1048-9843(95)90012-8

MELO FRANCO, I. et al. What are the Expectations of Business Administration Students for Building a Career? Journal of Business and Management - IOSR-JBM, v. 25, n. 9, 2023. https://doi.org/10.9790/487X-2509051124

MENDONÇA de SOUZA, F. et al. Gestão Estratégica de Pessoas e de Instituições no Ambiente VUCA. Revista de Ensino, Pesquisa e Extensão em Gestão, v. 7, n. 1, 2024.

NOGUEIRA, C. et al. Lições de Liderança dos CEO’s da Apple Inc.: Steve Jobs e Tim Cook. Revista de Ensino, Pesquisa e Extensão em Gestão, v. 7, n. 1, 2024.

RODRIGUEZ de JESUS, L. et al. Por que e Como Estimular a Mentalidade Empreendedora e a Criatividade em Estudantes Universitários? Revista Destarte, v. 13, n. 2, 2024.

SAMPAIO MARTINS, A. Autoeficácia vs. Estresse: como gerar estudantes mais comprometidos, com maior qualidade de vida e com sentimento de sucesso acadêmico? Revista UFG, v. 22, 2022.

SANTANA, L. et al. O Processo de Liderança sob a ótica do Seguidor. In: IV SEGET - Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia, 2007.

SANTOS FORTUNATO, W. et al. Explorando a Liderança Transformacional Digital: da transformação e estratégia digitais à agilidade organizacional. Revista Valore, v. 9, n. e-9026, 2024. https://doi.org/10.22408/reva902024

SOUZA NETO, S. et al. As Competências de Liderança: Atributos e Práticas do Líder do Século XXI, uma Pesquisa Quantitativa. Revista de Administração da Unimep, v. 4, n. 1, p. jan.-abr., p.68-94, 2006. https://dx.doi.org/10.15600/rau.v4i1.234

STEMPEL, C. et al. Think transformational leadership - Think female? Leadership, v. 11, n. 3, p. 259-280, 2015. https://doi.org/10.1177/1742715015590468

Downloads

Publicado

18-03-2025

Como Citar

ORNELAS, M. L. M. de .; CALVOSA, M. É Possível a Adoção da Liderança Transformacional na Gestão de Instituições de Ensino Superior?. Revista de Ensino, Pesquisa e Extensão em Gestão, [S. l.], v. 8, n. 1, p. e38995, 2025. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/revenspesextgestao/article/view/38995. Acesso em: 23 abr. 2025.

Edição

Seção

Resenhas Científicas