Análise das estratégias de marketing essenciais para o êxito das marcas de moda
um estudo de caso das marcas FARM e ZARA
Palavras-chave:
Marketing, Estratégia, Moda, Sucesso de marcaResumo
O marketing emerge como um conjunto de atividades estratégicas com o propósito de alcançar seus objetivos e, consequentemente, obter o reconhecimento por parte de seu público, assegurando, assim, o êxito no mercado. Dessa forma, existe uma busca contínua por parte das empresas em alcançar a realização de ações de marketing eficazes que direcionam seus negócios. No âmbito do mercado da moda, essa preocupação é amplificada, pois o sucesso de uma marca no mundo fashion deriva, em grande parte, do renome e da reputação que ela constrói em sua audiência-alvo. Com o objetivo de compreender esse segmento de mercado, o presente estudo tem como propósito analisar e comparar as estratégias de marketing empregadas por duas renomadas marcas de moda, ZARA e FARM. Para isso, foi utilizada uma metodologia exploratória, descritiva e com abordagem qualitativa, que faz uso de uma análise documental para a definição das ações de marketing adotadas nos critérios de proposta de valor, branding, visual merchandising, endomarketing, marketing de relacionamento e parcerias-chave. Com isso, essa pesquisa obteve como resultado uma visão panorâmica, que possibilita identificar como cada uma das estratégias de marketing opera dentro dessas marcas de renome. Além disso, foram apresentadas as características desenvolvidas pelas empresas, fruto de seu posicionamento de marca e definição do público-alvo. Desta forma, pode-se concluir que entendimento e o correto direcionamento das estratégias de marketing de moda é de suma importância para a obtenção sucesso no mercado.
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