Análise das estratégias de marketing essenciais para o êxito das marcas de moda

um estudo de caso das marcas FARM e ZARA

Autores

Palavras-chave:

Marketing, Estratégia, Moda, Sucesso de marca

Resumo

O marketing emerge como um conjunto de atividades estratégicas com o propósito de alcançar seus objetivos e, consequentemente, obter o reconhecimento por parte de seu público, assegurando, assim, o êxito no mercado. Dessa forma, existe uma busca contínua por parte das empresas em alcançar a realização de ações de marketing eficazes que direcionam seus negócios. No âmbito do mercado da moda, essa preocupação é amplificada, pois o sucesso de uma marca no mundo fashion deriva, em grande parte, do renome e da reputação que ela constrói em sua audiência-alvo. Com o objetivo de compreender esse segmento de mercado, o presente estudo tem como propósito analisar e comparar as estratégias de marketing empregadas por duas renomadas marcas de moda, ZARA e FARM. Para isso, foi utilizada uma metodologia exploratória, descritiva e com abordagem qualitativa, que faz uso de uma análise documental para a definição das ações de marketing adotadas nos critérios de proposta de valor, branding, visual merchandising, endomarketing, marketing de relacionamento e parcerias-chave. Com isso, essa pesquisa obteve como resultado uma visão panorâmica, que possibilita identificar como cada uma das estratégias de marketing opera dentro dessas marcas de renome. Além disso, foram apresentadas as características desenvolvidas pelas empresas, fruto de seu posicionamento de marca e definição do público-alvo. Desta forma, pode-se concluir que entendimento e o correto direcionamento das estratégias de marketing de moda é de suma importância para a obtenção sucesso no mercado.

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Biografia do Autor

Matheus Lima de Araujo, Universidade Potiguar

Graduado em Engenharia de Produção pela Universidade Potiguar (2023).

Adeliane Marques Soares, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte-UFRN. Graduada em Engenharia de Produção-UFRN.

Jéssica Maria Damião de Arruda Câmara, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Professora do curso de Engenharia de Produção da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Engenheira de produção e Engenheira Química (UFRN), Mestre em Engenharia Química (UFRN) e Doutora em Engenharia Química (UFRN).

Eduardo Heliodoro Arruda, Universidade Potiguar

Engenheiro de Produção graduado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte com pós-graduação em Docência no Ensino Superior, Mestre em Administração (UnP) e Doutorando em Administração de Empresas (UnP).

Danylo de Araújo Viana, Universidade Estadual Paulista

Doutorando em Engenharia de Produção pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), com ênfase na linha de Pesquisa Operacional e Métodos de Análise de Sistemas Produtivos. Possuo sólida formação acadêmica, incluindo graduação em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2015), especialização em Gestão de Projetos pela Universidade Estácio de Sá (2017) e mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2019).

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Publicado

18-03-2024

Como Citar

ARAUJO, M. L. de; SOARES, A. M.; CÂMARA, J. M. D. de A.; ARRUDA, E. H.; VIANA, D. de A. Análise das estratégias de marketing essenciais para o êxito das marcas de moda: um estudo de caso das marcas FARM e ZARA. Revista de Ensino, Pesquisa e Extensão em Gestão, [S. l.], v. 7, n. 1, p. e35335, 2024. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/revenspesextgestao/article/view/35335. Acesso em: 1 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos