Análise das estratégias de marketing essenciais para o êxito das marcas de moda

um estudo de caso das marcas FARM e ZARA

Autores

Palavras-chave:

Marketing, Estratégia, Moda, Sucesso de marca

Resumo

O marketing emerge como um conjunto de atividades estratégicas com o propósito de alcançar seus objetivos e, consequentemente, obter o reconhecimento por parte de seu público, assegurando, assim, o êxito no mercado. Dessa forma, existe uma busca contínua por parte das empresas em alcançar a realização de ações de marketing eficazes que direcionam seus negócios. No âmbito do mercado da moda, essa preocupação é amplificada, pois o sucesso de uma marca no mundo fashion deriva, em grande parte, do renome e da reputação que ela constrói em sua audiência-alvo. Com o objetivo de compreender esse segmento de mercado, o presente estudo tem como propósito analisar e comparar as estratégias de marketing empregadas por duas renomadas marcas de moda, ZARA e FARM. Para isso, foi utilizada uma metodologia exploratória, descritiva e com abordagem qualitativa, que faz uso de uma análise documental para a definição das ações de marketing adotadas nos critérios de proposta de valor, branding, visual merchandising, endomarketing, marketing de relacionamento e parcerias-chave. Com isso, essa pesquisa obteve como resultado uma visão panorâmica, que possibilita identificar como cada uma das estratégias de marketing opera dentro dessas marcas de renome. Além disso, foram apresentadas as características desenvolvidas pelas empresas, fruto de seu posicionamento de marca e definição do público-alvo. Desta forma, pode-se concluir que entendimento e o correto direcionamento das estratégias de marketing de moda é de suma importância para a obtenção sucesso no mercado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Matheus Lima de Araujo, Universidade Potiguar

Graduado em Engenharia de Produção pela Universidade Potiguar (2023).

Adeliane Marques Soares, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte-UFRN. Graduada em Engenharia de Produção-UFRN.

Jéssica Maria Damião de Arruda Câmara, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Professora do curso de Engenharia de Produção da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Engenheira de produção e Engenheira Química (UFRN), Mestre em Engenharia Química (UFRN) e Doutora em Engenharia Química (UFRN).

Eduardo Heliodoro Arruda, Universidade Potiguar

Engenheiro de Produção graduado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte com pós-graduação em Docência no Ensino Superior, Mestre em Administração (UnP) e Doutorando em Administração de Empresas (UnP).

Danylo de Araújo Viana, Universidade Estadual Paulista

Doutorando em Engenharia de Produção pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), com ênfase na linha de Pesquisa Operacional e Métodos de Análise de Sistemas Produtivos. Possuo sólida formação acadêmica, incluindo graduação em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2015), especialização em Gestão de Projetos pela Universidade Estácio de Sá (2017) e mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2019).

Referências

AAKER, D. Aaker on Branding: 20 Principles That Drive Success. New York: Morgan James Publishing, 2014.

AWAKE, Agência digital. Moda e beleza lideram compras online no Brasil. 2024. Disponível em: < https://awakebrasil.com.br/moda-e-beleza-lideram-compras-online-no-brasil/ > Acesso em 26 jan. 2024.

BRAGA, J. História da moda: uma narrativa. Rio de Janeiro: D'Livros Editora, 2022.

BRUM, A. M. Endormarketing de A a Z: como alinhar os pensamentos das pessoas a estratégia da empresa. São Paulo: Integrare editora, 2010.

CAMPOS, A. Q.; WOLF, B. O Conceito de Tendência na Moda: significado, histórico, conotação. ModaPalavra e-periódico, v. 11, n. 22, p. 11-30, 2018. Disponível em: < https://revistas.udesc.br/index.php/modapalavra/article/view/11754/8380 > Acesso em: 16 fev. 2024.

CHAGAS, B. A. O marketing de moda e tendências de diferenciação competitiva das marcas. Revista ModaPalavra e-Periódico, v.8, n.15, p. 307-337, 2015. DOI: https://doi.org/10.5965/1982615x08152015307

COBRA, M. Administração de Marketing no Brasil. 3. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2009.

COBRA, M. Marketing e Moda. São Paulo: Editora Senac, 2007.

CORTEZ, E. E. G.; PEREIRA, M. H. N. Marketing sensorial: uma análise dos estímulos auditivos no setor de bares e restaurantes na cidade de Currais Novos-RN. Revista de Ensino, Pesquisa e Extensão em Gestão, v. 6, n. 1, p. e30407, 2023. Disponível em: < https://periodicos.ufrn.br/revenspesextgestao/article/view/30407/17039 > Acesso em: 16 fev. 2024.

COSTA, I. M. P. P. A influência do social media marketing na indústria da moda: o caso da Chanel e da Zara. 64 f. 2021. Dissertação (Mestrado em Ciências da Comunicação) – Escola de Comunicação, Arquitetura, Artes e Tecnologias da Informação, Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Lisboa, 2021. Disponível em: < https://recil.ensinolusofona.pt/handle/10437/12787 > Acesso em: 16 fev. 2024.

DA SILVA, R. S.; CAMPOS, C. C. C. O posicionamento de marca da FARM sob a perspectiva do estereótipo de “brasilidade”. Revisa da Graduação UNIGOIÁS, v. 2, n. 1, 2021. Disponível em: <https://unigoias.com.br/wp-content/uploads/revista-da-graduacao-unigoias-2021-1-artigo-1.pdf > Acesso em: 16 Fev. 2024.

DA SILVA, A. B.; OLIVEIRA, G. M. A importância do marketing para o Fast-Fashion em ambiente de crise econômica. South American Development Society Journal, v. 2, n. 5, p. 42-57, 2017. Disponível em: < https://www.sadsj.org/index.php/revista/article/view/38 >. Acesso em: 16 fev. 2024.

DOERINGER, P; CREAN, S. Can Fast Fashion Save the U.S. Apparel Industry? Cambridge: Harvard University Centre for Textile & Apparel Research, 2004.

FRINGS, G. S. Moda: do conceito ao consumidor. 9. ed. São Paulo: Bookman, 2012.

GABRIEL, M. Marketing na Era Digital. São Paulo: Novatec editora, 2010.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. - São Paulo: Atlas, 2008.

GOMES, A. M. Programa de fidelidade Smiles: Apresentação de suas vantagens para o consumidor. Revista de Ensino, Pesquisa e Extensão em Gestão, v. 4, n. 1, p. e24961, 2021. Disponível em: < https://periodicos.ufrn.br/revenspesextgestao/article/view/24961 >. Acesso em: 16 fev. 2024.

HAN, HEESUP; YU, JONGSIK; LEE, HYERIN. Lovemarks and effect of in-flight product performance on airline passengers' purchase intention. Social Behavior and Personality: an international journal, v. 48, n. 4, p. 1-10, 2020. DOI: https://doi.org/10.2224/sbp.8721

HONORATO, G. Conhecendo o Marketing. Barueri, SP. Manole, 2004.

KOTLER, P.; ARMSTRONG, G. Princípios de Marketing. 12. ed. Londres: Pearson Universidades, 2008.

KOTLER, P.; ARMSTRONG, G. KELLER, K L. Administração de marketing. Trad.: Mônica Rosemberg, Claudio Freire e Brasil Ramos Fernandes. São Paulo: Pearson, 2006.

KOTLER, P. Administração de Marketing. 10. ed. 7. reimp. São Paulo: Prentice Hall, 2000.

KOTLER, P.; KELLER, K. L. Administração de marketing. 14. ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2012.

LAGUNA, E. Produção da indústria têxtil deve crescer apenas 1,2% em 2022, prevê Abit. CNN Brasil, 2022. Disponível em: < https://www.cnnbrasil.com.br/economia/producao-da-industria-textil-deve-crescer-apenas-12-em-2022-preve-abit/ > Acesso em: 16 fev. 2024.

LIMA, G. B.; CARVALHO, D. T.. Plano estratégico de marketing: proposta de uma análise teórica. Revista Brasileira de Marketing, v. 10, n. 2, p. 163-187, 2011. DOI: https://doi.org/10.5585/remark.v10i2.2188

DUEÑAS, P. P. M.; GÓMEZ-CARMONA, D. Aplicación de las técnicas de marketing sensorial en los establecimientos de moda: el caso de Zara y Stradivarius. Vivat Academia. Revista de Comunicación, v. 155, p. 17-32, 2022. DOI: http://doi.org/10.15178/va.2022.155.e1392

MASSARO, T.. Relações entre moda, sustentabilidade e vida: a “roupa viva” de Flavia Aranha. dObras, n. 32, p. 88-113, 2021. Disponível em: < https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=8081502 > Acesso em: 16 fev. 2024.

MAZA, R. L. M., et al. Importancia del branding para consolidar el posicionamiento de una marca corporativa. Killkana sociales: Revista de Investigación Científica, v. 4, n. 2, p. 9-18, 2020. Disponível em: < https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=7847135 > Acesso em: 16 fev. 2024.

MIRANDA, M.; ALENCAR, C. M. M.; VIEIRA, R. B. F. O Marketing digital e a utilização das redes sociais para o fortalecimento do e-commerce. Contemporânea, v. 4, n. 1, p. 69-69, 2022. Disponível em: < https://periodicos.unifesspa.edu.br/index.php/contemporanea/article/view/1926/857 > Acesso em: 16 fev. 2024.

MENDONÇA, F. M., et al. O Marketplace como estratégia de vendas em uma microempresa do setor de selaria e moda country. REMIPE - Revista de Micro e Pequenas Empresas e Empreendedorismo da Fatec Osasco, v. 7, n. 2, p. 268–284, 2021. DOI: https://doi.org/10.21574/remipe.v7i2.271

PESSOA, D.. Farm completa 20 anos com faturamento de meio bilhão de reais. Veja Rio, 2017. Disponível em: < https://vejario.abril.com.br/cidade/farm-completa-20-anos-com-faturamento-de-meio-bilhao-de-reais > Acesso em 16 Fev. 2024.

POLLINI, D.. Breve história da moda. Claridade, 2007.

PRODANOV, C. C.; FREITAS, E. C. Metodologia do trabalho científico [recurso eletrônico]: métodos e técnicas de pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013.

PUMAGUALLE, M. L. V.; RIVERA, L. M. N. VERA, R. G. Barba. Marketing holístico: modelización del comportamiento de los consumidores de productos de comercio justo. ConcienciaDigital, v. 5, n. 1.3, p. 26-55, 2022. DOI: https://doi.org/10.33262/concienciadigital.v5i1.3.2093

QUINTERO, A. R. V.; ÁLVAREZ, L. A. B. VILLANUEVA, M. I. I.. Perfil y conducta de compra de los consumidores de marcas de moda rápida en la Zona Metropolitana de Guadalajara. Revista de Gestión Empresarial y Sustentabilidad, v. 8, n. 1, p. 39-59, 2023. Disponível em: < https://rges.umich.mx/index.php/rges/article/view/90 >. Acesso em: 16 fev. 2024.

REZENDE, M. V. B.; DUBEUX, V. J. C. Ser Sustentável está na Moda? O perfil do consumidor jovem carioca no mercado da moda sustentável. International Journal of Business Marketing, v. 5, n. 1, p. 72-84, 2020. Disponível em: < https://www.ijbmkt.org/ijbmkt/article/view/137 >. Acesso em: 16 fev. 2024.

ROBERTS, K. The future beyond brands: Lovemarks. Estados Unidos: Saatchi & Saatchi, 2004.

SALAS-CANALES, H. J.. Endomarketing: Una herramienta para la gestión efectiva del capital humano. Rev. Int. Investig. Cienc. Soc., v. 17, n. 1, p. 126-142, 2021. DOI: https://doi.org/10.18004/riics.2021.junio.126.

SETTEMBRE, D. 7 lições de negócios de Amancio Ortega, bilionário que fundou a Zara. Forbes. 04 de maio de 2018. Disponível em: < https://forbes.com.br/carreira/2018/05/7-licoes-de-negocios-de-amancio-ortega-bilionario-que-fundou-a-zara/ >. Acesso em: 12 março. 2023.

SOLORZANO, J.; PARRALES, M.. B. Posicionamiento de marca en el mercado ecuatoriano. Espacios, v. 42, n. 12, p. 27-39, 2021. DOI: 10.48082/espacios-a21v42n12p03

TASCI, A. A critical review and reconstruction of perceptual brand equity. International Journal of Contemporary Hospitality Management, v. 33, n. 1, p. 166-198, 2021. DOI: https://doi.org/10.1108/IJCHM-03-2020-0186

VERÇOSA, F. L. N.; BARROS, D. A. M. LOJAS FARM: o marketing digital como meio de comunicação. Revista Facima Digital Gestão, p. 86-105, 2016. Disponível em: < https://www.facima.edu.br/instituto/revista/arquivos/revista_facima_ano_1_lojas_farm_marketing.pdf >. Acesso em: 20 de abr. de 2023.

YAMASHITA, S. S; GOUVÊA, M. A. Marketing de relacionamento: Importância e implicações no mercado consumidor. RAM. Revista de Administração Mackenzie, v. 8, p. 103-124, 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/1678-69712007/administracao.v8n4p103-124

Downloads

Publicado

18-03-2024

Como Citar

ARAUJO, M. L. de; SOARES, A. M.; CÂMARA, J. M. D. de A.; ARRUDA, E. H.; VIANA, D. de A. Análise das estratégias de marketing essenciais para o êxito das marcas de moda: um estudo de caso das marcas FARM e ZARA. Revista de Ensino, Pesquisa e Extensão em Gestão, [S. l.], v. 7, n. 1, p. e35335, 2024. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/revenspesextgestao/article/view/35335. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos