Fatores que influenciam o processo de decisão de compra no ambiente virtual: reflexões atuais
DOI:
https://doi.org/10.21680/2675-8512.2025v8n1ID40231Palavras-chave:
comportamento do consumidor, Decisão de Compra, Segurança e Confiança, Experiência de NavegaçãoResumo
O presente trabalho tem como objetivo analisar os principais fatores que influenciam a decisão de compra dos consumidores no ambiente online, com foco em variáveis como preço, nível de escolaridade, facilidade de navegação, segurança e confiança, pós compra e experiência futuras. Para isso, foi aplicado questionário via Google Forms, que obteve 184 respostas válidas. As análises descritivas foram realizadas por meio de frequência, médias, desvio-padrão e tabelas cruzadas. A escala Likert foi utlizada para mensurar o ponto de vista dos consumidores no ambiente on-line. Os resultados indicam que o preço continua sendo um fator crucial na escolha de plataformas on-line, assim como a segurança e a confiança no site, bem como a facilidade de navegação, também desempenham papéis significativos na tomada de decisão. Além disso, constatou-se que o nível de escolaridade influencia a maneira como os consumidores interagem com plataformas online, com aqueles de maior escolaridade sendo mais analíticos e criteriosos em suas escolhas.
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