Fatores que influenciam o processo de decisão de compra no ambiente virtual: reflexões atuais

Autores

  • Brenda da Silva Ferreira UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA - CAMPUS FLORESTAL
  • Ana Cristina Ferreira UFV

DOI:

https://doi.org/10.21680/2675-8512.2025v8n1ID40231

Palavras-chave:

comportamento do consumidor, Decisão de Compra, Segurança e Confiança, Experiência de Navegação

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo analisar os principais fatores que influenciam a decisão de compra dos consumidores no ambiente online, com foco em variáveis como preço, nível de escolaridade, facilidade de navegação, segurança e confiança, pós compra e experiência futuras. Para isso, foi aplicado questionário via Google Forms, que obteve 184 respostas válidas. As análises descritivas foram realizadas por meio de frequência, médias, desvio-padrão e tabelas cruzadas. A escala Likert foi utlizada para mensurar o ponto de vista dos consumidores no ambiente on-line. Os resultados indicam que o preço continua sendo um fator crucial na escolha de plataformas on-line, assim como a segurança e a confiança no site, bem como a facilidade de navegação, também desempenham papéis significativos na tomada de decisão. Além disso, constatou-se que o nível de escolaridade influencia a maneira como os consumidores interagem com plataformas online, com aqueles de maior escolaridade sendo mais analíticos e criteriosos em suas escolhas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Brenda da Silva Ferreira, UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA - CAMPUS FLORESTAL

Graduada em Administração pela Universidade Federal de Viçosa - Campus Florestal. 

Referências

ASSIS, F. de. Comportamento do consumidor. UNIFIL – centro universitário Filadélfia de londrina MBA – gestão e estratégia empresarial, Londrina, 2011.

BASTOS, J. P.; VILANOVA, M. E. M. Comércio eletrônico: Um estudo sobre o comportamento do consumidor brasileiro através dos sites de sistemas de reputação e confiança. Revista Interdisciplinar Animus, v. 1, n. 8, 2019.

BOLZANI, I. 61% dos brasileiros compram mais pela internet do que em lojas físicas, aponta estudo. G1, 14 dez. 2022. Disponível em: https://g1.globo.com/economia/noticia/2022/12/14/61percent-dos-brasileiros-compram-mais-pela-internet-do-que-em-lojas-fisicas-aponta-estudo.ghtml. Acesso em: 25 ago. 2024.

CHIUSOLI, C. L. et al. Comportamento de Compra do Consumidor Universitário pela Internet. Facit Business and Technology Journal, v. 1, n. 23, 2021.

CHIUSOLI, C. L.; BONFIM, R. S. E-commerce: o comportamento de compras on-line na percepção dos consumidores. Revista Administração em Diálogo-RAD, v. 22, n. 2, p. 115-133, 2020.

GERALDO, G. C.; MAINARDES, E. W. Estudo sobre os fatores que afetam a intenção de compras online. REGE-Revista de Gestão, v. 24, n. 2, p. 181-194, 2017.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 2008.

GOUVÊA, M. A.; NAKAGAWA, S. S. Y.; OLIVEIRA, B. (2013). Um estudo sobre os aspectos que contribuem para a adoção do canal on-line para compra de livros, CDs e DVDs. Revista de Administração, v.48, n.3, 500–515, 2013.

GUEDES, T. A. et al. Estatística descritiva. In: GUEDES, T. A. et al. Projeto de ensino aprender fazendo estatística, p. 1-49, 2005. Disponível em: em: https://www.ime.usp.br/~rvicente/Guedes_etal_Estatistica_Descritiva.pdf. Acesso em: 22 set. 2023.

HAIR J. et al. Análise multivariada de dados. 5. ed. Porto Alegre, Bookman, 2005.

KOTLER, P.; ARMSTRONG, G. Princípios de Marketing. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2015.

KOTLER, P.; KELLER, K. L. Administração de marketing - 15. ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2018.

KRUPCZAK, L.; VEIGA, C. P. da. Comportamento de compra online no Brasil: motivações e fatores decisórios. Ágora: revista de divulgação científica, [S. l.], v. 29, p. 196–213, 2024.

NOGUEIRA, H.; SOUZA, M. Gestão de marketing II. Rio de Janeiro: Fundação Cecierj / Consórcio Cederj, 2016.

PEREIRA, A. F. S. Mundo desconectado, mas online: Análise de como o Covid-19 afetou o comportamento do consumidor em compras online durante o período de confinamento. 2020. Dissertação de Mestrado. Instituto Politécnico de Viseu (Portugal).

PINHEIRO, R. M, et. al. Comportamento do Consumidor e Pesquisa de Mercado. Rio de Janeiro. Ed.: FGV, 2006, p. 21.

RITA, P.; OLIVEIRA, T.; FARISA, A. The impact of e-service quality and customer satisfaction on customer behavior in online shopping. Heliyon, v. 5, n. 10, 2019.

SAMARA, B. S.; MORSCH, M. A. Comportamento do consumidor: conceitos e casos. São Paulo: Prentice Hall, 2005.

SILVA, M. E. F.; OLIVEIRA, F. M. O Comércio Eletrônico como Ferramenta de Vendas no Mercado. Interdisciplinary Scientific Journal, v. 6, n. 2, 2019.

SOUSA, L. F. F.; SILVA, A. R. da; FAGUNDES, A. F. A. O impacto das Redes Sociais no consumo de moda na perspectiva das consumidoras. In.: Encontro Nacional de Engenharia De Produção, 35., 2015, Fortaleza.

TORRES, C. A bíblia do marketing digital. 1. ed. São Paulo: Novatec, 2009.

VIEIRA, V. A. Escalas em Marketing: Métricas de resposta do consumidor e de desempenho empresarial. São Paulo: Editora Atlas S. A., 2011.

Downloads

Publicado

01-12-2025

Como Citar

DA SILVA FERREIRA, Brenda; FERREIRA, Ana Cristina. Fatores que influenciam o processo de decisão de compra no ambiente virtual: reflexões atuais. Revista de Ensino, Pesquisa e Extensão em Gestão, [S. l.], v. 8, n. 1, p. e40231, 2025. DOI: 10.21680/2675-8512.2025v8n1ID40231. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/revenspesextgestao/article/view/40231. Acesso em: 5 dez. 2025.

Edição

Seção

Artigos