Crise hídrica em Vitória da Conquista-BA: Subsídios às políticas públicas para o abastecimento de água

  • Renaildo Santos Conceição Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Resumo

Este trabalho teve como objetivo analisar a disponibilidade hídrica no sistema de captação Água Fria II (SCAFII), localizada no município de Barra do Choça. A pesquisa teve como temática a crise hídrica que aconteceu entre maio de 2016 a julho de 2017 na cidade de Vitória da Conquista.  Os resultados sobre a oscilação do volume útil de água da barragem e sobre a capacidade de recuperação do volume útil poderão trazer esclarecimentos, bem como conscientização à população e órgãos públicos sobre possíveis vulnerabilidades e incentivos para esforços e ações que visem à economia e uso racional dos recursos hídricos.   Frente às pesquisas, comprovou-se que o SCAFII passou por momentos críticos, em que no período de racionamento, a barragem chegou a 31,75% de sua capacidade hídrica.  Este problema e alerta se intensificam ainda mais quando se leva em consideração que a região está inserida no clima semiárido, apresenta longos períodos de escassez de chuvas. Averiguou-se, ainda, com os questionários aplicados, que as pessoas estão conscientes da necessidade de economizar e que para isso 36% reutilizam a água, 55% se esforçam para reduzir o consumo e 9% aproveitam a água da chuva para economizar e evitar o uso do SCAFII. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renaildo Santos Conceição, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
Graduando em Geografia, Bolsista Fapesb. Integrante do grupo de pesquisa APLAGET.

Referências

BRASIL. Previdência da República. Política Nacional de Recursos Hídricos. Lei nº 9.433/97. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9433.htm. Acesso em: 02/072017.

BRASIL. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Disponível em: ww2.ibge.gov.br/home/

Acesso em: 01/07/2016.

BRASIL. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, (Censo 2010). Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/ba/vitoria-da-conquista/panorama. Acesso em: 30/11/2017.

BONFIM, D. A.; SANTOS, J. O.; SAMPAIO, R. J.; SILVA JUNIOR, M. F. da. Considerações sobre as mudanças climáticas e os impactos na sub-bacia do rio catolé para o município de Vitória da Conquista-Bahia. Revista do Mestrado em Educação Ambiental. ISSN 1517-1256, v. 29. Disponível em: www.seer.furg.br/remea/article/view/2916. Acesso em: 02/07/2017.

DREW, D. Processos Interativos homem-meio ambiente. Tradução de João Alves dos Santos: revisão de Suely Bastos; coordenação editorial de Antonio Chsistofoletti. 4. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1998.

INEMA. Instituto Nacional do Meio Ambiente e Recursos Hídricos. Disponível em: http://www.inema.ba.gov.br/gestao-2/barragensreservatorio. Acesso em: 01/08/ 2017.

CONTI, J. B.; FURLAN, S. A. Geoecologia o clima, os solos e a biota. In: ROSS, Jurandyr Luciano Sanches (org.). Geografia do Brasil. 6. Ed., 1reimp. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2011.

DI LAURO, A. Análise do uso e ocupação da terra em vitória da conquista, barra do choça e planalto: estudo das transformações socioambientais a partir da implantação da lavoura cafeeira (1970 a 2008). Dissertação de mestrado. Programa de Pós-Graduação em Geografia-Universidade Federal da Bahia. Salvador, 2011.

EMABASA. Empresa Baiana de Águas e Saneamento S. A. Disponível em: http://www.ibfc.org.br/. Acesso em: 10/06/2017.

RANGEL, T. L. V. O acesso à água potável alçado ao status de direito humano fundamental: breve explicitação ao tema. Disponível em: https://jus.com.br/artigos/26428/o-acesso-a-agua-potavel-alcado-ao-status-de-direito-humano-fundamental-breve-explicitacao-ao-tema. Acesso em: 03/07/2017.

TEODORO, V. L.I.; TEIXEIRA, D.; COSTA, D.J.L.;FULLER, B. B. Conceito de bacia hidrográfica e a importância da caracterização morfométrica para o entendimento da dinâmica ambiental. Revista do Centro Universitário de Araraquara. Uniara, São Paulo, n.20, 2007. Disponivel em: http://www.uniara.com.br/legado/revistauniara/contato.asp. Acesso em: 20/06/2017

TUCCI, CARLOS E. M.; SILVEIRA, L. L. da et al. (Organizadores) Hidrologia Ciência e aplicação. 3. ed., primeira reimpressão. Porto Alegrre: Editora da UFRGS/ABRH, 2004.

TUNDISI, J. G. (coord.). Recursos Hídricos no Brasil: Problemas, Desafios e

Estratégias para o Futuro. Estudos Estratégicos. Rio de Janeiro, Academia Brasileira de

Ciências, 2014.

Vitória da Conquista (Cidade). Prefeitura de Vitória da Conquista. Disponível em: http://www.pmvc.ba.gov.br/adutora-do-catole-comeca-a-funcionar/. Acesso em: 10/10/2017.

Publicado
23-05-2018
Como Citar
CONCEIÇÃO, R. S. Crise hídrica em Vitória da Conquista-BA: Subsídios às políticas públicas para o abastecimento de água. Revista de Geociências do Nordeste, v. 4, p. 58-70, 23 maio 2018.