AMBIENTE CULTURAL E PRÁTICAS PROJETUAIS NO ATELIER DE PROJETO

Autores

  • Lílian Borges Almeida Universidade Católica de Peçotas
  • Ana Paula de Andrea Dametto Universidade Federal de Pelotas

DOI:

https://doi.org/10.21680/2448-296X.2016v1n2ID16650

Palavras-chave:

patrimônio histórico, processo projetual, inspiração, ladrilho hidráulico.

Resumo

A valorização do contexto no projeto arquitetônico e da sistematização do processo de projeto têm sido introduzidos aos estudantes de Arquitetura e Urbanismo desde o seu ingresso à Universidade. Com esse intuito, a disciplina de Fundamentos da Prática de Projeto, do primeiro semestre da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Pelotas (FAUrb- UFPel), exercita a composição formal baseada em componentes arquiteturais do patrimônio histórico do centro da cidade de Pelotas, RS. A partir da valorização desses elementos urbanos, tomando-os como referência e como elementos inspiradores para propostas de tapetes de ladrilhos hidráulicos contemporâneos, procura abordar temáticas pertinentes ao urbanismo, tais como o (re)conhecimento da história da nossa cidade, de seu patrimônio cultural, sua memória e identidade. O exercício ainda apresenta uma didática voltada ao desenvolvimento de um processo projetual, demonstrando o valor da pré-existência no contexto da cidade e da preservação de um elemento urbano fundamental nas cidades contemporâneas, resgatando a cultura local como inspiração à criação.

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Publicado

12-09-2017

Como Citar

ALMEIDA, L. B.; DAMETTO, A. P. de A. AMBIENTE CULTURAL E PRÁTICAS PROJETUAIS NO ATELIER DE PROJETO. Revista Projetar - Projeto e Percepção do Ambiente, [S. l.], v. 1, n. 2, p. 33–42, 2017. DOI: 10.21680/2448-296X.2016v1n2ID16650. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/revprojetar/article/view/16650. Acesso em: 19 dez. 2024.

Edição

Seção

ENSINO