CONSTRUINDO ESTRATÉGIAS MULTIDIMENSIONAIS

O AMBIENTE ESCOLAR SOB AS PERSPECTIVAS DA ACESSIBILIDADE E DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/2448-296X.2021v6n2ID23513

Palavras-chave:

arquitetura escolar; acessibilidade; educação inclusiva

Resumo

O ambiente escolar é um dos primeiros espaços de interação social, com isto, a acessibilidade físico-espacial deve estar presente desde o início do seu processo projetual, em conformidade com um desenho de caráter universal, a fim de promover uma arquitetura mais inclusiva. Nesse sentido, visando contribuir para a construção de escolas mais inclusivas, este artigo tem como objetivo apresentar um conjunto de estratégias multidimensionais para ambientes escolares mais inclusivos, compreendendo as Dimensões Projetada, Construída e Percebida do ambiente escolar. Parte de uma metodologia que engloba técnicas de levantamento e análise de dados acerca das relações entre a acessibilidade e a educação inclusiva, na perspectiva de uma arquitetura escolar de caráter inclusivo. O artigo inicia com a introdução dos conceitos de educação inclusiva e arquitetura escolar inclusiva (compreendendo, também, a acessibilidade e o desenho universal), assim como traz um panorama legal sobre esta temática. Em seguida, apresenta o objeto de estudo, o Programa Escola Cidadã Integral, do Governo da Paraíba, no qual a metodologia foi aplicada. Os resultados obtidos com a aplicação dessa metodologia possibilitaram uma série de análises que serviram de base para a orientação de soluções para as escolas analisadas, e para a construção das estratégias multidimensionais para ambientes escolares mais inclusivos, importante ferramenta que pode contribuir com as discussões acerca da inclusão escolar. Ao final, são apresentadas as estratégias, de acordo com a abordagem multidimensional, apontando suas possíveis aplicações e contribuições, dentro e fora do Programa.

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Biografia do Autor

Angelina Dias Leão Costa, Universidade Federal da Paraíba

Professora Associada UFPB, desde 2008 lotada no Departamento de Arquitetura e Urbanismo, e docente permanente do Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo PPGAU-UFPB. Realizou estágio pós-doutoral no PPGAU-UFRN, com bolsa PNPD da CAPES. E missão como pesquisadora convidada da Université Grenoble Alpes/ G-scop na França (2019). Implantou e coordena o Laboratório de Acessibilidade - LACESSE/ UFPB e o grupo de pesquisa 'AcesUs: Acessibilidade, Tecnologia e Percepção do Ambiente Construído', certificado UFPB e CNPq. Concluiu seu Doutorado em Engenharia Civil - UNICAMP (2007); é mestre em Arquitetura e Urbanismo - UFRN (2003); e graduada em Arquitetura e Urbanismo - UFRN (2001). Foi bolsista DCR - FAPERN/UFRN desenvolvendo pesquisa no CRN-INPE (2007-2008), e professora colaboradora voluntária do PPGAU e DARQ - UFRN no mesmo período. É membro do Comitê de Inclusão e Acessibilidade - CIA/UFPB, tendo sido coordenadora do GT-Acessibilidade Arquitetônica. Em 2012 coordenou o Programa INCLUIR/ MEC na UFPB; e em 2014 um programa PROEXT junto ao Ministério das Cidades; foi ainda Assessora de Pós-Graduação e Pesquisa do CT (2013). Atualmente é coordenadora do Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo PPGAU/ UFPB (2019-2020). Organizou 03 livros, concluiu a orientação de 09 mestrados e co-orientou 1 doutorado. Tem particular interesse nos temas: Acessibilidade e mobilidade, Projeto centrado no usuário, Qualidade do ambiente construído, Processo de projeto e Percepção ambiental. Site: www.lacesse.wix.com 

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Publicado

12-05-2021

Como Citar

MESSIAS DE SOUTO FILHO, H.; DIAS LEÃO COSTA, A. CONSTRUINDO ESTRATÉGIAS MULTIDIMENSIONAIS: O AMBIENTE ESCOLAR SOB AS PERSPECTIVAS DA ACESSIBILIDADE E DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA. Revista Projetar - Projeto e Percepção do Ambiente, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 90–107, 2021. DOI: 10.21680/2448-296X.2021v6n2ID23513. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/revprojetar/article/view/23513. Acesso em: 29 mar. 2024.