Foco e Escopo

A Revista PROJETAR - Projeto e Percepção do Ambiente  (ISSN: 2448-296X) tem por objetivo a difusão da produção científica qualificada na área de Projeto de Arquitetura e Urbanismo e Percepção do Ambiente. Podem ser submetidos, em fluxo contínuo, artigos científicos inéditos sobre os temas centrais da Revista, em uma das seguintes abordagens: Ensino, Pesquisa, Teoria e Conceito, Crítica e Práxis. Estes enfoques delineiam as seções da Revista em função do fluxo de trabalhos aprovados por meio de avaliação do tipo duplo cega. O público alvo principal são os docentes, discentes e profissionais da área de Arquitetura e Urbanismo e áreas afins, devendo o primerio autor do artigo ter  a titulação mínima de mestre. Há também um espaço para publicação de Ensaios relevantes sobre os temas aqui indicados por meio de convite ou envio espontâneo de textos de pesquisadores/profissionais experimentados.  

Processo de Avaliação pelos Pares

Os artigos submetidos conforme as “condições para submissões” da Revista Projetar serão avaliados cegamente por pelo menos dois avaliadores e por um terceiro, em caso de divergência de avaliação entre os dois primeiros, cabendo a decisão final do processo avaliativo aos editores responsáveis pela edição. A avaliação é do tipo "duplo-cega".

Os principais critérios para aceitação de artigos são: ineditismo da publicação, originalidade do tema, contribuição para as áreas de conhecimento enfocadas pela Revista, clareza e consistência teórica e metodológica, apresentação de reflexões críticas  sobre o objeto tratado, qualidade da redação, estrutura do texto e atendimento às normas formais da Revista.

O tempo total de avaliação, contado a partir da confirmação de recebimento do artigo, é cerca de quatro meses ou 16 semanas, o que pode variar em função do tempo de retorno dos avaliadores.

Os avaliadores, necessariamente vinculados a instituições de ensino e/ou pesquisa reconhecidas em âmbito nacional e/ou internacional, são convidados pela gerência editorial a partir de análise de seu currículo e experiência como professor/pesquisador.

O envio de artigos é em fluxo contínuo, mas, anualmente, fazemos 3 rodadas de avaliação para as edições de abril, agosto e dezembro, com publicação, em geral, até o dia 30 desses meses. Em 2019, em função da migração para um novo sistema, as edições serão lançadas em maio (já ocorrida), setembro e dezembro.

Periodicidade

Quadrimestral 

Formato

Digital (arquivos pdf)

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. Não são cobrados  taxas ou impostos para submissão, avaliação e publicação de artigos. Para a preservação de dados, a revista utiliza o sistema PKP PN e permite que os trabalhos publicados sejam lidos, baixados, impressos, distribuídos. 

Política Antiplágio e Código de Ética

Esta revista possui política antiplágio e código de ética, com base em normas e recomendações nacionais e internacionais. 

A prevenção de plágio e autoplágio se dá por meio de: declaração de originalidade e inedistimo atestada pelo(s) autore(s) no momento da submissão do artigo (Submissões/Condições para Submissão); inclusão do critério originalidade e inedistimo no processo de avaliação, o que consta nas instruções fornecidas aos avaliadores; verificação do título e amostras do texto e imagens com auxílio de ferramentas de busca na internet. No que diz respeito ao uso de imagens nos artigos, no momento da submissão, os autores atestam que tem os direitos autorais ou autorização para seu uso. Em caso de aprovação para publicação, o(s) autor(es) assinam um termo de autorização de publicação da versão final editada do artigo e de responsabilidade pelas imagens nele constantes.

A política de ética segue recomendações do COPE (Committee on Publication Ethics), disponíveis no endereço https://publicationethics.org/core-practices, dentre as quais destacamos: Consideração de Alegações de má conduta (antes e pós-publicação); Certificação da ausência de possíveis conflitos de interesses (entre editores, avaliadores, autores); política de autoria sob a licença Creative Commons Attribution (ver Submissões), e livre acesso, dentre outras.

Fontes de Apoio

Nossos agradecimentos ao Centro de Tecnologia, à Administração Central/Pró-Reitoria de P´ós-graduação e ao Setor de Periódicos da Biblioteca Central Zila Mamede da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Natal, Brasil).

Histórico do periódico

A Revista PROJETAR – Projeto e Percepção do Ambiente - é uma publicação quadrimestral do Grupo PROJETAR do Centro de Tecnologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Podem ser submetidos, em fluxo contínuo, artigos científicos inéditos (não publicados em outros meios de difusão) sobre temas relacionados ao Projeto de Arquitetura e Urbanismo e às diferentes formas de Percepção do Ambiente, em uma das seguintes abordagens: Ensino, Pesquisa, Teoria e Conceito, Crítica e Práxis. Há também um espaço para publicação de ensaios de pesquisadores experimentados/convidados.

O primeiro número da Revista PROJETAR foi publicado, em meio impresso, em novembro de 2015, como uma edição especial de lançamento, comemorativa dos 12 anos do Seminário PROJETAR, fundado pelo Grupo de Pesquisa de mesmo nome da UFRN. A edição de lançamento reuniu 12 artigos dos principais protagonistas do evento, já consolidado nacionalmente, e que, a partir de 2017, passou a ser um seminário internacional. Essa edição especial de lançamento inaugurou também a versão on line da Revista, lançada em abril de 2016.

A segunda edição on line, com chamada pública de artigos, foi lançada em agosto, e terceira em dezembro de 2016. Em 2017, foram lançados mais três números (abril , agosto e dezembro), assim como em 2018 e 2019.  A partir de 2020, as edições passam a ser lançadas no início do quadrimestre (janeiro, maio e setembro).

Assim, até maio de 2020, em 5 anos de edição on line (desde abril de 2016), foram 14 números e 171 artigos publicados (média:  12,2 artigos por edição), selecionados a partir de um total de 511 submissões (média de 36,5 por edição), somados os conteúdos dos dois sistemas até aqui utilizados.

Observações importantes:

* Ao completar seu terceiro ano de publicações regulares, foi possível não só integrar o Portal de Periódicos da UFRN como abrir o processo de solicitação do DOI dos artigos publicados nessa Revista pela via institucional (UFRN), com previsão para o segundo semestre de 2019 ou, no mais tardar, no primeiro trimestre de 2020.

* * Nos dois primeiros anos, a Revista Projetar foi ancorada no servidor do Centro de Tecnologia da UFRN. O antigo endereço "http://revistaprojetar.ct.ufrn.br/index.php/revprojetar" foi desativado.