DIAGRAMAS ARQUITETÔNICOS E ESTRATÉGIAS PROJETUAIS: reflexões sobre composição e retórica

Palavras-chave: Projeto, Concursos, Diagramas, Composição, Retórica

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar reflexões preliminares sobre o uso de recursos diagramáticos na arquitetura contemporânea, a partir de duas abordagens complementares: (1) retórica propositiva e (2) análise da composição. A primeira questão está relacionada ao uso de recursos gráficos diagramáticos como estratégia de apresentação, enquanto a segunda aborda a síntese analítica das estratégias de composição no projeto. Considerando que proposição e análise são dois exercícios complementares e necessários ao projeto e que se retroalimentam constantemente (como o diálogo permanente e necessário entre prática, ensino e pesquisa), propomos uma reflexão preliminar sobre o papel do exercício de síntese gráfica e textual (o diagrama) e seu impacto na Arquitetura Contemporânea. Metodologicamente, foram estudados projetos em situação de concurso (em particular, o Concurso Internacional para o Museu Guggenheim de Hensinki), por se tratarem de eventos que, por sua natureza, são exercícios de síntese propositiva e analítica, em que a retórica diagramática exerce papel fundamental no projeto e no julgamento qualitativo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabiano José Arcadio Sobreira, UNICEUB e Câmara dos Deputados
Arquiteto e Urbanista. Professor do Centro Universitário de Brasília. Arquiteto - Analista Legislativo do Departamento Técnico da Câmara dos Deputados. Doutor em Desenvolvimento Urbano (UFPE/University College London, 2002). Pós-Doutorado na École d´architecture. Université de Montréal (2009). Editor do portal e revista concursosdeprojeto.org.
Publicado
12-09-2017
Como Citar
SOBREIRA, F. J. A. DIAGRAMAS ARQUITETÔNICOS E ESTRATÉGIAS PROJETUAIS: reflexões sobre composição e retórica. Revista Projetar - Projeto e Percepção do Ambiente, v. 1, n. 2, p. 112-125, 12 set. 2017.
Seção
PESQUISA