DE QUE LADO A ARQUITETURA ESTÁ?

REFLEXÕES SOBRE ENSINO, TECNOLOGIA, CLASSE E RELAÇÕES RACIAIS

Autores

  • Andréia Moassab UNILA Universidade Federal da Integração Latino-Americana

DOI:

https://doi.org/10.21680/2448-296X.2020v5n1ID19142

Palavras-chave:

tecnologia; relações raciais; ensino de arquitetura e urbanismo.

Resumo

Este texto busca contextualizar a (re)inserção do saber-fazer no ensino de arquitetura e urbanismo, feita principalmente pelos canteiros experimentais, mostrando como lhe é indiscernível o debate sobre classe e raça no país, o qual nossa área tem historicamente ignorado. Desde pelo menos os anos 1960, Sergio Ferro tem cobrado uma necessária tomada de posição da área na luta de classes, a partir de sua primorosa análise sobre as responsabilidades de quem projeta com a exploração do trabalho no canteiro de obras. Nada mais atual, quando em meio ao caos fascista em que se encontra o país, a mesma questão ter sido feita por um candidato à presidência da república no título de seu livro recente: De que lado você está? Procuraremos, portanto, colocar em discussão uma certa aura de neutralidade construída pela área, sobretudo no debate tecnológico, pois não há mais tempo para timidez. Arquiteto e Arquiteta, de que lado você está na luta de classes e antirracista?

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Publicado

23-01-2020

Como Citar

MOASSAB, A. DE QUE LADO A ARQUITETURA ESTÁ? : REFLEXÕES SOBRE ENSINO, TECNOLOGIA, CLASSE E RELAÇÕES RACIAIS. Revista Projetar - Projeto e Percepção do Ambiente, [S. l.], v. 5, n. 1, p. 08–19, 2020. DOI: 10.21680/2448-296X.2020v5n1ID19142. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/revprojetar/article/view/19142. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

ENSINO