ANÁLISE DOS BAIRROS RIBEIRINHOS DA ZONA CENTRO/NORTE EM TERESINA, PIAUÍ
DOI:
https://doi.org/10.21680/2448-296X.2021v6n3ID23986Palavras-chave:
PaisagemResumo
Essa pesquisa tem como objetivo analisar a paisagem ribeirinha da zona Centro/Norte da cidade de Teresina, capital do estado do Piauí, identificando as diferentes paisagens e como elas foram se modificando a partir do plano urbanístico de 1988 até 2019, destacando elementos importantes que favorecem ou não a conexão do meio urbano com a paisagem ribeirinha. Para embasamento teórico foram abordados conceitos de rios urbanos, paisagem ribeirinha e espaços livres, contribuindo para a realização das análises a respeito da paisagem dos rios Parnaíba e Poti no recorte de estudo. Foi realizada uma análise qualitativa com o intuito de diagnosticar aspectos relacionados às questões sociais, urbanos e ambientais. Quanto aos dados levantados, foi possível perceber a evolução da ocupação no decorrer das décadas que vai sendo marcada pelo surgimento de empreendimentos comerciais e pelo intenso adensamento com a consequente diminuição das áreas verdes, apesar de ainda existirem terrenos vazios nas frentes ribeirinhas como ocorre em bairros além do rio Poti. Foram realizadas também visitas in loco, registro através de fotografias, levantamento de imagens de satélite, e, elaboração de capas urbanas e sobreposições com a região dividida em nove cenários para obtenção de resultados satisfatórios.
Downloads
Referências
Universidade Federal do Piauí
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho licenciado sob a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual segundo a qual é permitido o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir, separadamente, contratos adicionais para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) desde que concluído o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Não recomenda-se publicação e distribuição do artigo antes de sua publicação, pois isso poderá interferir na sua avaliação cega pelos pares.