INTERVENÇÕES EM PREEXISTÊNCIAS
O ESPAÇO BOCA, RIBEIRA, NATAL
DOI:
https://doi.org/10.21680/2448-296X.2022v7n3ID30050Palavras-chave:
Patrimônio Cultural, intervenções no espaço construído, preservação e conservação, Centros Históricos, Atelier de ProjetoResumo
O presente artigo propõe detalhar a experiência da disciplina Oficina de Patrimônio, do PPAPMA/ UFRN, ministrada pelos professores doutores Maisa Fernandes Dutra Veloso e José Clewton do Nascimento, que resultou em uma reflexão acerca da preservação e conservação do patrimônio edificado do sítio histórico Natal/RN, através da proposta de projeto em edifício de valor patrimonial, intitulado “Espaço Boca", um edifício de uso misto, elaborado pela equipe de alunos da pós-graduação (PPAPMA e PPGAU) da UFRN, autores deste artigo. As atividades de intervenções partiram de um olhar coletivo da turma (autores: Giovani Medeiros, Jorge Lima, José Idalécio, Laura Oliveira, Monalisa Barreto e Mônica Alves) sobre uma fração urbana, no bairro da Ribeira, Natal/ RN, que resultou na elaboração de um Masterplan. A trajetória metodológica utilizada pelos autores iniciou-se com o estudo da literatura referente as teorias e métodos de intervenção em preexistências, com o suporte de palestras, visita "in loco", a fim de realizar uma apreensão do lugar. Houve uma pesquisa documental que, somada a elaboração de um painel de descobertas das potencialidades e fragilidades encontradas no universo em estudo, norteou o conceito e o partido arquitetônico. Foram realizados estudos de referências projetuais, que contribuíram para a definição da programação arquitetônica e para a concepção das ideias iniciais do projeto. Como resultado, a disciplina Oficina de Projetos de Intervenções no Patrimônio contribuiu para a capacitação profissional dos discentes, no que tange ao processo de projeto em ações de preservação e conservação.
Downloads
Referências
BARRO, Larissa; DANTAS, André; MEDEIROS, Mayara; PAIVA; Marina; NEGREIROS, Bruna. Análise das condições ambientais dos bairros da ribeira e rocas e análise de uma edificação de valor patrimonial. Trabalho apresentado como requisito avaliativo da disciplina de Projeto Integrado 05 – Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Natal, abr. de 2018
BATISTA, Daniel. Análise de recorte do Centro Histórico de Natal/RN (Ribeira). Relatório produzido para a disciplina de Projeto Integrado 05 do curso de Arquitetura e Urbanismo. – Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Natal, mar. de 2021
CAVALCANTE, Eunadia Silva et al (ed.). +RIBEIRA: projeto de revitalização do bairro da Ribeira em Natal/RN. Revista Projetar: Projeto e Percepção do Ambiente, Natal, v. 3, n. 2, p. 169-176, 29 ago. 2018. Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN. http://dx.doi.org/10.21680/2448-296x.2018v3n2. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/revprojetar/issue/view/839. Acesso em: 28 jun. 2022.
DE GRACIA, Francisco. Construir en lo construido - la arquitectura como modificación. Madrid: NEREA, 1992.
NERY, Juliana Cardoso; BAETA, Rodrigo Espinha. Do Restauro à recriação: As diversas possibilidades de intervenção no património construído. ARQUITEXTOS. 179.07. Vitruvius, maio. de 2015. Disponível em https://vitruvius.com.br/revistas/read/arquitextos/15.179/5534.
REVORÊDO, Ilanna. Palestra sobre projetos autorais na área de patrimônio. Natal, 7 jul. de 2022
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Monica Rosario Alves, Giovani Cícero Soares de Medeiros
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho licenciado sob a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual segundo a qual é permitido o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir, separadamente, contratos adicionais para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) desde que concluído o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Não recomenda-se publicação e distribuição do artigo antes de sua publicação, pois isso poderá interferir na sua avaliação cega pelos pares.