OFICINA DE PROJETOS DE INTERVENÇÕES NO PATRIMÔNIO
UMA EXPERIÊNCIA DIDÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.21680/2448-296X.2022v7n3ID30454Palavras-chave:
Patrimonio, IntervençãoResumo
Este artigo apresenta e discute uma experiência didática no âmbito do ensino de projeto de intervenções no patrimônio edificado, desenvolvida sob a forma de uma oficina semi-intensiva, nos meses de junho e julho de 2022, no Programa de Pós-graduação Profissional em Arquitetura, Projeto e Meio Ambiente (PPAPMA) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). A oficina foi coordenada pelos professores autores deste texto e contou com a participação de uma doutoranda e de cinco mestrandos profissionais, citados oportunamente. A área de intervenção foi uma fração do bairro da Ribeira, no centro histórico da cidade de Natal/RN, inserida na poligonal do tombamento federal definida pelo IPHAN. Como produtos, foram propostos um masterplan para a área e três projetos de intervenção na preexistência, em dois edif´ícios de valor patrimonial e um lote semi-ocupado por uma edificação descaracterizada. A experiência atestou o significativo potencial didático-pedagógico da modalidade “Oficina de Projeto”, como ambiência favorável à reflexão crítica e à criatividade projetual, em caráter complementar ao atelier de projeto convencional, no âmbito da formação profissional continuada em Arquitetura e Urbanismo.
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