OFICINA DE PROJETOS DE INTERVENÇÕES NO PATRIMÔNIO

UMA EXPERIÊNCIA DIDÁTICA

Autores

  • Maísa Veloso Editora-Chefe Revista PROJETAR CT/UFRN
  • José Clewton do Nascimento UFRN

DOI:

https://doi.org/10.21680/2448-296X.2022v7n3ID30454

Palavras-chave:

Patrimonio, Intervenção

Resumo

Este artigo apresenta e discute uma experiência didática no âmbito do ensino de projeto de intervenções no patrimônio edificado, desenvolvida sob a forma de uma oficina semi-intensiva, nos meses de junho e julho de 2022, no Programa de Pós-graduação Profissional em Arquitetura, Projeto e Meio Ambiente (PPAPMA) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). A oficina foi coordenada pelos professores autores deste texto e contou com a participação de uma doutoranda e de cinco mestrandos profissionais, citados oportunamente. A área de intervenção foi uma fração do bairro da Ribeira, no centro histórico da cidade de Natal/RN, inserida na poligonal do tombamento federal definida pelo IPHAN. Como produtos, foram propostos um masterplan para a área e três projetos de intervenção na preexistência, em dois edif´ícios de valor patrimonial e um lote semi-ocupado por uma edificação descaracterizada. A experiência atestou o significativo potencial didático-pedagógico da modalidade “Oficina de Projeto”,  como ambiência favorável à reflexão crítica e à criatividade projetual, em caráter complementar ao atelier de projeto convencional, no âmbito da formação profissional continuada em Arquitetura e Urbanismo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maísa Veloso, Editora-Chefe Revista PROJETAR CT/UFRN

Maísa Veloso é professora titular da UFRN. Atua na área de Projeto de Arquitetura e Urbanismo. Coordena o Grupo de Pesquisa PROJETAR, fundador do evento e da Revista de mesmo nome.

José Clewton do Nascimento, UFRN

Professor Doutor do DARQ, PPAPMA e do PPGAU/UFRN.

Referências

DE GRACIA, Francisco. Construir en lo construido - la arquitectura como modificación. Madrid: NEREA, 1992.

GEHL, Jan. Cidades para pessoas. São Paulo, Perspectiva, 2013.

MUÑOZ VIÑAS, Salvador. Teoria Contemporânea da Restauração, Trad. Flávio Carsalade. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2021.

NERY, Juliana Cardoso; BAETA, Rodrigo Espinha. Do Restauro à recriação: As diversas possibilidades de intervenção no património construído. ARQUITEXTOS. 179.07. Vitruvius, Maio de 2015. Disponível em https://vitruvius.com.br/revistas/read/arquitextos/15.179/5534.

NERY, Juliana Cardoso; BAETA, Rodrigo Espinha. Entre o Restauro e a recriação: reflexões sobre intervenções em preexistências arquitetônicas e urbanas. Salvador: EDUFBA, PPG-AU UFBA, 2022.

REVORÊDO, Ilanna. Palestra sobre projetos autorais na área de patrimônio. PPAPMA/UFRN, Natal, 7 julho de 2022.

Downloads

Publicado

28-09-2022

Como Citar

VELOSO, M.; DO NASCIMENTO, J. C. OFICINA DE PROJETOS DE INTERVENÇÕES NO PATRIMÔNIO: UMA EXPERIÊNCIA DIDÁTICA. Revista Projetar - Projeto e Percepção do Ambiente, [S. l.], v. 7, n. 3, p. 253–261, 2022. DOI: 10.21680/2448-296X.2022v7n3ID30454. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/revprojetar/article/view/30454. Acesso em: 10 dez. 2022.