TECTÔNICA E TECNOLOGIAS DA CONSTRUÇÃO EM PROJETOS PEDAGÓGICOS DE ARQUITETURA

Autores

  • Carolina Helena Miranda e Souza UFMG/ IFMG
  • Flávio de Lemos Carsalade Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

DOI:

https://doi.org/10.21680/2448-296X.2024v9n1ID32437

Palavras-chave:

arquitetura, tectônica, conteúdos tecnológicos, projeto pedagógico, ensino

Resumo

A questão central da pesquisa de tese da qual deriva este artigo é verificar a relação entre o desenvolvimento de habilidades em projeto e os conhecimentos sobre tectônica e tecnologia da construção. O recorte desta pesquisa que trazemos aqui é uma revisão da legislação relativa ao tema e uma análise de alguns Projetos Pedagógicos de Cursos de Arquitetura e Urbanismo. A revisão da legislação abarcou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação de 1996 e as Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de Arquitetura e Urbanismo de 2010. Foram analisados os Projetos Pedagógicos e documentos de seis cursos, dos quais quatro são de instituições públicas brasileiras e dois são de instituições portuguesas. A análise dos cursos buscou identificar: 1. estratégias didáticas de ensino-aprendizado que relacionem os conhecimentos técnicos com o desenvolvimento de habilidades em projeto, como metodologias específicas; 2. menções específicas ao ensino de tecnologias da construção e tectônica; 3. divisão ou classificação das disciplinas em relação ao seu conteúdo (projeto, tectônica), com o objetivo de compreender se houve intenção explícita de equilibrar a carga horária reservada aos diferentes conteúdos do curso e se foram elaboradas estratégias para a interseção desses conteúdos; 4. relação com conteúdos de tecnologias da construção e tectônica nas ementas das disciplinas de projeto. Na conclusão apresentamos análises sobre dados quantitativos dos currículos e a avaliação de que, apesar de a legislação brasileira contar com indicações para que os cursos sejam elaborados considerando as especificidades locais, na prática os currículos ainda guardam muitas semelhanças.

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Biografia do Autor

Carolina Helena Miranda e Souza, UFMG/ IFMG

Professora de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Minas Gerais - IFMG desde 2014. Doutoranda (início em 2019) e mestre em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Minas Gerais (julho/ 2016) e graduada Arquiteta Urbanista pela Universidade Federal de Viçosa (janeiro/ 2012).

Flávio de Lemos Carsalade, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Minas Gerais (1979), Mestrado em Arquitetura pela Universidade Federal de Minas Gerais (1997) e Doutorado pela Universidade Federal da Bahia (2007). Foi presidente do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (1999-2002) e do Instituto de Arquitetos do Brasil/ Departamento Minas Gerais (1995-1998) e Secretário Municipal de Administração Urbana Regional Pampulha da Prefeitura de Belo Horizonte (2004-2007). É Professor Titular da Escola de Arquitetura da Universidade Federal de Minas Gerais, tendo nela ingressado em 1982, onde foi seu diretor (2008-2012) e seu vice-diretor (1988-1991). Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Planejamento e Projetos da Edificação e Urbanismo, atuando principalmente nos seguintes temas: projetos arquitetônicos e urbanísticos, patrimônio cultural e ensino de arquitetura. Bolsista de Produtividade em Pesquisa CNPq (201-2021). Atualmente é Diretor da Editora UFMG e Presidente do ICOMOS Brasil.

Referências

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Publicado

24-01-2024

Como Citar

MIRANDA E SOUZA, C. H.; DE LEMOS CARSALADE, F. TECTÔNICA E TECNOLOGIAS DA CONSTRUÇÃO EM PROJETOS PEDAGÓGICOS DE ARQUITETURA. Revista Projetar - Projeto e Percepção do Ambiente, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 45–62, 2024. DOI: 10.21680/2448-296X.2024v9n1ID32437. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/revprojetar/article/view/32437. Acesso em: 25 nov. 2024.