ANALISANDO A INFLUÊNCIA DA RELAÇÃO ENTRE PARES NO ESTÚDIO VIRTUAL DE PROJETO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/2448-296X.2024v9n1ID34723

Palavras-chave:

atelier virtual de projeto, projeto arquitetônico, ensino de projeto, relações interpessoais

Resumo

O debate em torno dos ateliês virtuais de projeto nos últimos anos tem enfatizado a importância do trabalho colaborativo com o uso das novas tecnologias digitais, sinalizando potencialidades, alcances e limitações desse tipo de prática. Nesse cenário, o objetivo deste artigo é refletir sobre a dimensão social da aprendizagem no Atelier Virtual Internacional de Projeto de Arquitetura - IVADS 2023, pontuando alguns dos seus elementos definidores, compreendido aqui pelas relações estabelecidas entre os seus participantes, a comunicação por eles desenvolvida e a possível associação com o trabalho realizado. A pesquisa inclui informações provenientes de diálogos registrados em um aplicativo de mensagens instantâneas, utilizado como meio de comunicação por dois grupos participantes da oficina. Após a sistematização dos dados obtidos, houve o agrupamento dos principais assuntos e/ou atividades relacionadas a cada um dos grupos, em busca de possíveis elementos de conexão entre o comportamento dos indivíduos e/ou do grupo e o desenvolvimento das tarefas. As análises possibilitaram um entendimento qualitativo da influência dos pares no processo projetual; demonstrando similaridades e diferenças entres os encaminhamentos das equipes. As reflexões finais reafirmam o papel decisivo que as relações interpessoais desempenham nos processos dos grupos ou equipes colaborativas em ambientes virtuais de desenvolvimento de projeto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciana de Medeiros, UFRN

Professora adjunta do Departamento de Arquitetura da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. 

Referências

ARAÚJO, T. Projetos colaborativos. Experiências interculturais na formação do arquiteto. Rio de Janeiro: PROARQ/ UFRJ. Tese de doutorado, 2007.

HATTIE, J. Aprendizagem visível para professores: como maximizar o impacto da aprendizagem. Porto Alegre: Penso, 2017.

KVAN, T. The pedagogy of virtual design studios. Automation in construction. v.10, n.3 p. 345 – 353, 2001. Disponível em https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0926580500000510 Acesso em 01 nov. 2023.

MAHER, M.; SIMOFF, S.; CICOGNANI, A. Understanding virtual design studios. London: Springer - Verlag London Lt., 2000.

THORING, K.; DESMET, P.; BADKE- SCHAUB, P. Creative environments for design education and practice: A typology of creative spaces. Design Studies, v. 56, p. 54 – 83, 2018. DOI: https://doi.org/10.1016/j.destud.2018.02.001. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0142694X18300048 Acesso em 01 nov. 2023.

TRAMONTANO, M. Habitar a cidade: exercício de projeto à distância. In: 8° SIGRADI. Anais... Porto Alegre, 2004. Disponível em: https://papers.cumincad.org/data/works/att/sigradi2004_435.content.pdf Acesso em 01 nov. 2023.

VELOSO, M. Atelier virtual internacional de projeto – IVADS 2021. Revista Projetar – Projeto e Percepção do Ambiente,[S. l.], v. 7, n. 1, p. 134–137, 2022. DOI: 10.21680/2448-296X.2022v7n1ID27893. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/revprojetar/article/view/27893 Acesso em: 03 nov. 2023.

WILKINSON, I.; PARR, I.; FUNG, I.; HATTIE, J.; TOWNSEND, M. Discussion: modeling and maximizing peer effects in school. International Journal of Educational Research, v. 37, n. 5, p. 521 – 535, 2002.DOI:https://doi.org/10.1016/S0883-0355(03)00018-1 Disponível em https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0883035503000181Acesso em 01 nov. 2023.

Downloads

Publicado

24-01-2024

Como Citar

MEDEIROS, R.; DE MEDEIROS, L. . ANALISANDO A INFLUÊNCIA DA RELAÇÃO ENTRE PARES NO ESTÚDIO VIRTUAL DE PROJETO. Revista Projetar - Projeto e Percepção do Ambiente, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 222–228, 2024. DOI: 10.21680/2448-296X.2024v9n1ID34723. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/revprojetar/article/view/34723. Acesso em: 2 nov. 2024.