ANALISANDO A INFLUÊNCIA DA RELAÇÃO ENTRE PARES NO ESTÚDIO VIRTUAL DE PROJETO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/2448-296X.2024v9n1ID34723

Palavras-chave:

atelier virtual de projeto, projeto arquitetônico, ensino de projeto, relações interpessoais

Resumo

O debate em torno dos ateliês virtuais de projeto nos últimos anos tem enfatizado a importância do trabalho colaborativo com o uso das novas tecnologias digitais, sinalizando potencialidades, alcances e limitações desse tipo de prática. Nesse cenário, o objetivo deste artigo é refletir sobre a dimensão social da aprendizagem no Atelier Virtual Internacional de Projeto de Arquitetura - IVADS 2023, pontuando alguns dos seus elementos definidores, compreendido aqui pelas relações estabelecidas entre os seus participantes, a comunicação por eles desenvolvida e a possível associação com o trabalho realizado. A pesquisa inclui informações provenientes de diálogos registrados em um aplicativo de mensagens instantâneas, utilizado como meio de comunicação por dois grupos participantes da oficina. Após a sistematização dos dados obtidos, houve o agrupamento dos principais assuntos e/ou atividades relacionadas a cada um dos grupos, em busca de possíveis elementos de conexão entre o comportamento dos indivíduos e/ou do grupo e o desenvolvimento das tarefas. As análises possibilitaram um entendimento qualitativo da influência dos pares no processo projetual; demonstrando similaridades e diferenças entres os encaminhamentos das equipes. As reflexões finais reafirmam o papel decisivo que as relações interpessoais desempenham nos processos dos grupos ou equipes colaborativas em ambientes virtuais de desenvolvimento de projeto.

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Biografia do Autor

Luciana de Medeiros, UFRN

Professora adjunta do Departamento de Arquitetura da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. 

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Publicado

24-01-2024

Como Citar

MEDEIROS, R.; DE MEDEIROS, L. . ANALISANDO A INFLUÊNCIA DA RELAÇÃO ENTRE PARES NO ESTÚDIO VIRTUAL DE PROJETO. Revista Projetar - Projeto e Percepção do Ambiente, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 222–228, 2024. DOI: 10.21680/2448-296X.2024v9n1ID34723. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/revprojetar/article/view/34723. Acesso em: 27 abr. 2024.