AVALIAÇÃO DA CAMINHABILIDADE NO CAMPUS UNIVERSITÁRIO DA UNESP EM MARÍLIA/SP
DOI:
https://doi.org/10.21680/2448-296X.2025v10n1ID35336Palavras-chave:
caminhabilidade, Campus Universitário, Indicadores de Desempenho, Sintaxe Espacial, visibilidadeResumo
Em algum momento, toda pessoa atua como pedestre durante seus deslocamentos urbanos, para os quais os espaços construídos devem garantir qualidade e segurança. Nos campi universitários, onde há grande diversidade de pessoas devido às atividades de ensino, pesquisa, extensão e aos serviços oferecidos, a infraestrutura para os deslocamentos a pé deve atender às normas de acessibilidade vigentes, além de proporcionar conforto e segurança. Nesse contexto, este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa sobre a caminhabilidade em um campus universitário brasileiro, utilizando uma abordagem multimétodos. O estudo de caso foi realizado no campus da UNESP em Marília/SP. A metodologia envolveu o uso de indicadores de desempenho e um índice para avaliar a qualidade da infraestrutura para pedestres, além de uma análise de acessibilidade e visibilidade utilizando a sintaxe espacial e grafos de visibilidade no nível dos joelhos e dos olhos. Os resultados revelaram que aspectos como legibilidade, segurança e seguridade necessitam de maior atenção por parte dos gestores locais para melhorar a caminhabilidade. Além disso, a análise da sintaxe espacial indicou uma baixa conexão entre os caminhos, resultando em deslocamentos mais longos. A análise dos grafos de visibilidade identificou áreas com obstruções visuais, impactando a percepção do ambiente pelos pedestres. Espera-se que os resultados sirvam de orientação para implementar melhorias no campus e orientar a criação de novos campi universitários.
Downloads
Referências
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS (ABNT). NBR 16537: Acessibilidade - Sinalização tátil no piso - Diretrizes para elaboração de projetos e instalação. 2024.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS (ABNT). NBR 9050: Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos. 2021.
PRASETYA, A. N.; PURWANTO, P.; MARYONO, M. Pedestrian ways arrangement to support the green campus idea: lesson from UNDIP Tembalang campus. In: E3S Web of Conferences. Anais... v. 202, p. 1-8, 2020. DOI: 10.1051/e3sconf/202020206023. Acesso em: set. 2022.
AFSAR, B.; YUNOS, M. Y. M.; YUSOF, M. J. M. Assessing essential facilities for daily walking in a tropical campus. Advances in Environmental Biology. v. 9, n. 4, p. 76-78, 2015. DOI: 10.21837/pm.v18i11.708. Acesso em: set. 2022.
ALFONZO, M. A. To walk or not to walk? The hierarchy of walking needs. Environment and Behavior, v. 37, n. 6, p. 808-836, 2005. DOI: 10.1177/0013916504274016. Acesso em: 12 ago. 2022.
ALHAJAJ, N.; DAGHISTANI, F. Hybrid method for measuring the accessibility and safety of students’ walking routes in car-dominated campuses. Urban Design International, v. 26, n. 1, p. 53-66, 2021. DOI: 10.1057/s41289-020-00149-z. Acesso em: 06 set. 2022.
AL-QEMAQCHI, N.; ABDULLAH, W. The effect of walkability on the sustainable university campuses: a comparison between the old and new campuses of Sulaimani University. 2017. Disponível em: https://www.researchgate.net/ publication/325631459_The_Effect_of_Walkability_on_the_Sustainable_University_Campuses_A_comparison_between_the_old_and_new_campuses_of_Sulaimani_University. Acesso em: 15 set. 2023.
ALYASARI, H. I.; AUDA, Z.; ATTYA, H. A geospatial approach to walkability quantification: case study of main campus of the University of Kerbala. In: IOP Conference Series: Materials Science and Engineering. Anais... v. 671, p. 1-5, 2020. Aceso em: 12 jul. 2023.
ASADI-SHEKARI, Z.; MOEINADDINI, M.; ZALY SHAH, M. Non-motorised level of service: addressing challenges in pedestrian and bicycle. Transport Reviews, v. 33, n. 2, p. 166-194, 2013. DOI: 10.1080/01441647.2013.775613. Acesso em: 15 jun 2023.
ASADI-SHEKARI, Z.; MOEINADDINI, M.; SHAH, M. A pedestrian level of service method for evaluating and promoting walking facilities on campus streets. Land Use Policy, v. 38, p. 175-193, 2014. DOI: 10.1016/j.landusepol.2013.11.007. Acesso em: 30 jan. 2023.
BOAVENTURA, F. B.; DONEGAN, L. Relacionando padrões espaciais com fluxos e atividades de pessoas em espaços coletivos de um campus universitário. PARC - Pesquisa em Arquitetura e Construção, Campinas, SP, v. 14, p. e023011, 2023. DOI: https://doi.org/10.20396/parc.v14i00.8669059. Acesso em: 14 ago. 2022.
BRASIL. Decreto nº 5.296 de 2 de dezembro de 2004, que regulamenta as Leis n° 10.048, de 8 de novembro de 2000, que dá prioridade de atendimento às pessoas que especifica, e 10.098, de 19 de dezembro de 2000, que estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida, e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 2004.
CAMBRA, P. J. M. de. Pedestrian accessibility and attractiveness indicators for walkability assessment. Dissertação (Mestrado). Programa em Urbanismo e Ordenamento do Território. Instituto Superior Técnico (IST), Universidade de Lisboa, Lisboa, 2012
EWING, R.; CLEMENTE, O.; HANDY, S.; BROWNSON, T. C.; WINSTON, E. Identifying and measuring urban design qualities related to walkability. Journal of Physical Activity and Health, v. 3, Suppl. 1, p. S223 – S240, 2006. DOI: 10.1123/jpah.3.s1.s223. Acesso em: 12 jan. 2023.
FERREIRA, M. A.; SANCHES, S. P. Índice de qualidade das calçadas - IQC. Revista dos Transportes Públicos, ANTP, São Paulo, v. 91, ano 23, p. 47-60, 2001. DOI: 10.1590/s1678-86212019000100303. Acesso em: 21 mai. 2022.
FILHO, H. M. S.; COSTA, A. D. L.; MARINHO, N. B. Grafos de visibilidade (VGA) como ferramenta auxiliar na análise de estudos de acessibilidade em ambientes escolares. In: VIII Encontro Nacional de Ergonomia do Ambiente Construído e IX Seminário Brasileiro de Acessibilidade Integral. Anais... Blucher, p. 286-301, 2020. DOI: 10.5151/eneac2020-30. Acesso em: 12 Jun. 2022.
GEHL, J. Cidades para Pessoas. 2. ed. São Paulo: Perspectiva, 2013.
GILSON, N. D.; AINSWORTH, B.; FAULKNER G.; MURPHY, M. H.; NIVEN, A.; PRINGLE, A.; PUIG-RIBERA, A.; STATHI, A.; UMSTATTD, M.R. A multi-site comparison of environmental characteristics to support workplace walking. Preventive Medicine, v. 49, n. 1, p. 21–23, jul. 2009. Disponível em: 10.1016/j.ypmed.2009.05.001. Acesso em: 12 jan. 2023.
GUSBERTI, C. M.; SANTOS, V. A. M.; CAUS, G. L.; PORTELA, V.; PORTO, E. R.; LAUERMANN, L. P.; POLESE, P. H.; RODIGHERO, G. Aplicação do Índice de Qualidade das Calçadas em Campus Universitário. Anais 9o Congresso Luso-Brasileiro para o Planejamento Urbano, Regional, Integrado e Sustentável (PLURIS 2021 DIGITAL), Online, v. 1, n. 9, abr./2021.
HACAR, Ö.; GÜLGEN, F.; BILGI, S. Evaluation of the space syntax measures affecting pedestrian density through ordinal logistic regression analysis. ISPRS International Journal of Geo-Information, v. 9, n. 10, p. 1-15, 2020. DOI: 10.3390/ijgi9100589. Acesso em: 06 ago. 2023.
HILLIER, B. Space is the Machine: a configurational theory of architecture. Space Syntax, Electronic Edition, London, 2007. Disponível em: https://doi.org/10.1068/b200029. 1993. Acesso em: 14 set. 2023.
INSTITUTO DE POLÍTICAS DE TRANSPORTE E DESENVOLVIMENTO (ITDP/Brasil). Índice de caminhabilidade – Ferramenta. Rio de Janeiro, 2016. Disponível em: https://itdpbrasil.org/wp-content/uploads/2016/09/2016-09-ITDP-caminhabilidade-ferramenta.pdf. Acesso em: 14 set. 2023.
KEAT, L. K.; YAACOB, N. M.; HASHIM, N. R. Campus walkability in Malaysian public universities: a case-study of Universiti Malaya. Journal of the Malaysian Institute of Planners, Special Issue, p. 101-114, 2016. DOI: 10.21837/pm.v14i5.196. Acesso em: 10 jun. 2023.
KING, S. B. et al. Walkability 101: A multi-method assessment of the walkability at a university campus. SAGE Open, v. 10, n. 2, p. 1-9, 2020. DOI: 10.1177/2158244020917954. Acesso em: 16 set. 2023.
LEE, J.; SHEPLEY, M. M. College campuses and student walkability: assessing the impact of smartphone use on student perception and evaluation of urban campus routes. Sustainability, v. 12, n. 23, p. 1-18, 2020. DOI: 10.3390/su12239986. 02 abr. 2022.
MAGAGNIN, R. C. Sistema de Suporte à Decisão na internet para o planejamento da Mobilidade Urbana. (Tese de Doutorado). Programa de Pós-graduação em Engenharia de Transportes. Universidade de São Paulo, São Carlos. 2008.
MAGAGNIN, R. C. O planejamento da mobilidade urbana na cidade contemporânea: algumas contribuições sobre as cidades de médio porte do estado de São Paulo. Tese (Livre Docência). Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Design. Universidade Estadual Paulista (UNESP), Bauru. 2023.
MURWADI, H.; DEWANCKER, B. Study of assessment model for campus pedestrian ways: case study of the University of Lampung. Sustainability, v. 9, n. 12, p. 1-16, 2017. DOI: 10.3390/su9122285. 11 abr. 2022.
PIRES, B. C. Instrumento de avaliação da caminhabilidade em campus universitários: estudos de casos nos campus da UNESP de Marília e Bauru. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo). Universidade Estadual Paulista (UNESP), Bauru. 2024.
PIRES, B. C.; MAGAGNIN, R. C.; FONTES, M. S. G. de C.; AZAMBUJA, M. dos A. Methodologies to evaluate the quality of pedestrian infrastructure on the University campus: Systematic Review. Revista Nacional de Gerenciamento de Cidades, 10(79). 2022. Disponível: https://doi.org/10.17271/23188472107920223287. Acesso em: 10 set. 2023.
PIRES, I. B. Índice para avaliação da caminhabilidade no entorno de estações de transporte público. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo. Universidade Estadual Paulista (UNESP), Bauru, 2018.
PRADO, B. B. Instrumento para avaliar a microacessibilidade do pedestre no entorno de áreas escolares. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo. Universidade Estadual Paulista (UNESP), Bauru, 2016.
RAHMANDARI, A. V.; GUNAWAN, A.; MUGNISJAH, W. Q. An evaluation of visual aesthetic quality of pedestrian pathways based on ecological network corridor within campus landscape. In: IOP CONFERENCE SERIES, EARTH AND ENVIRONMENTAL SCIENCE. 179 , pp. 1-9, 2018. DOI: 10.1088/1755-1315/179/1/012010. Acesso em: 13 jun. 2022.
RASWOL, L. M. Qualitative assessment for walkability: Duhok University campus as a case study. In:. IOP Conference Series, MATERIALS SCIENCE AND ENGINEERING, 978, p. 1-12, 2020. DOI: 10.1088/1757-899X/978/1/012001. Acesso em: 15 mai. 2021
ROOZKHOSH, F.; MOLAVI, M.; SALARIPOUR, A. Comparison of walkability in different urban districts using space syntax. Journal of Architecture and Urbanism, v. 44, p. 1-10, 2020. DOI: 10.3846/jau.2020.6587. Acesso em: 12 jan. 2023.
RYBARCZYK, G.; GALLAGHER, L. Measuring the potential for bicycling and walking at a metropolitan commuter university. Journal of Transport Geography, v. 39(C), p. 1-10, 2014. DOI: 10.1016/j.jtrangeo.2014.06.009. Acesso em: 12 jan. 2023.
SABINO, L. P. et al. Índice de caminhabilidade para campi universitários: o caso do campus do PICI na Universidade Federal do Ceará. In: 8º CONGRESSO LUSO-BRASILEIRO PARA O PLANEAMENTO URBANO, REGIONAL, INTEGRADO E SUSTENTÁVEL. Anais... Coimbra, Portugal, 2018. Acesso em: 17 ago. 2022.
SENNA, J. V. G.; MAGAGNIN, R. C. Percursos turísticos acessíveis: o caso do centro histórico de Itu (Brasil). Revista de Geografia e Ordenamento do Território, v. 26, pp. 126-154, 2023. DOI: 10.17127/got/2023.26.006. Acesso em: 17 fev. 2024.
SILVA, C. C.; GLAUSER, R. C. A.; LIMA, J. P. Determinação do índice de mobilidade sustentável para campus universitário (IMSCAMP) da Universidade Federal de Itajubá. In: 33º CONGRESSO DE PESQUISA E ENSINO EM TRANSPORTE DA ANPET. Anais... Camboriú: ANPET, 2019. Acesso em: 12 abr. 2023.
SILVA, O. H.; GOBBO, C. A. R.; JÚNIOR, L. P. V. A.; SANCHES, P. S Proposta de instrumento para avaliação da caminhabilidade em campi universitários. RPER, p. 93-103, 2021. DOI: 10.59072/rper.vi54.177. Disponível em: 93-103. 10.59072/rper.vi54.177. 2021. Acesso em: 17 ago. 2022.
SOUTO FILHO, H. M. Dimensões projetada, construída e percebida: reflexões sobre ambientes escolares e acessibilidade no Seridó Paraibano. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo. Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa. 2020.
SUN, G.; HAINING, R.; LIN, H.; ORESKOVIC, N. M.; HE, J. Comparing the perception with the reality of walking in a hilly environment: an accessibility method applied to a university campus in Hong Kong. Geospatial Health, v. 10, n. 1, p. 32-39, 2015. DOI: 10.4081/gh.2015.340. Acesso em: 14 Jan. 2023.
TONON, B. F. Instrumento para avaliação da qualidade espacial do ambiente de pedestres. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo. Universidade Estadual Paulista (UNESP), Bauru, 2019.
TRIGUEIRO, E.; ONOFRE, C. Finding ways around the campus: a study to support a new signage system for a university campus in Natal, Brazil. In: 7th INTERNATIONAL SPACE SYNTAX SYMPOSIUM. Proceedings of ... 2009. Disponível em: https://www.sss7.org/Proceedings/10%20Architectural%20Research%20and%20Architectural%20Design/ S113_Trigueiro_Onofre.pdf . Acesso em: 22 ago. 2023
TURNER, A.; DOXA, M.; O'SULLIVAN, D.; PENN, A. From isovists to visibility graphs: a methodology for the analysis of architectural space. Environment and Planning B: Planning and Design, v. 28, p. 103-121, 2001. DOI: 10.1068/b2684. 15 ago. 2022. Acesso em: 13 jun. 2022.
UNITED NATIONS. Sustainable development goals. ONU, 2022. Disponível em: https://www.un.org/sustainabledevelopment/cities/. Acesso em: 15 set. 2023.
ZAMPIERI, F. L. L. Modelo estimativo de movimento de pedestres baseado em sintaxe espacial, medidas de desempenho e redes neurais artificiais. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-graduação em Planejamento Urbano e Regional. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre. 2023
ZHANG, Z.; FISHER, T.; WANG, H. Walk score, environmental quality and walking in a campus setting. Land, v. 12, n. 4, p. 732, 2023. DOI: 10.3390/land12040732. Acesso em: 13 jun. 2022.
ZHANG, X.; MU, L. The perceived importance and objective measurement of walkability in the built environment rating. Environment and Planning B: Urban Analytics and City Science, v. 47, n. 9, p. 1655-1671, 2020. DOI: 10.1177/2399808319832305. 13 jun. 2022.
ZHANG, Y.; GAWADE, M.; LIN, P. S.; MCPHERSON, T. Educational campaign for improving pedestrian safety: a university campus study. Procedia - Social and Behavioral Sciences, v. 96, p. 901-906, 2013. DOI: 10.1016/j.sbspro.2013.08.102. Acesso em: 13 jun. 2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Bruna Cristina Pires, Renata Cardoso Magagnin

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho licenciado sob a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual segundo a qual é permitido o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir, separadamente, contratos adicionais para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) desde que concluído o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Não recomenda-se publicação e distribuição do artigo antes de sua publicação, pois isso poderá interferir na sua avaliação cega pelos pares.