ESPAÇOS URBANOS PARA VIVER E CONVIVER
DOI:
https://doi.org/10.21680/2448-296X.2025v10n1ID36820Palavras-chave:
projeto de arquitetura; setores; distritos; cidades; projeto urbano,Resumo
'Tenho ideias como um cidadão-arquiteto e as vezes elas chegam à realidade”, poderia ser este o subtítulo do ensaio. O plano, o projeto urbano, o projeto de arquitetura, associados a procedimentos adequados de implementação viabilizam ideias. Como profissional desejo que tudo aconteça e trago exemplos de como espaços resultantes de um bom entendimento da realidade, podem se tornar lugares para pessoas. Meu trabalho profissional se modificou desde quando percebi que os requisitos do cliente não podem ser respondidos abstratamente. Por exemplo, inventar artifícios para justificar a resolução do programa do cliente em um bloco único ou concebido como um objeto de arte. Participei de projetos com programas de implantação complexos e daí procurei entender como as pessoas e coisas se deslocam, podem organizar o espaço comum e ter gosto pelo refúgio privado. Enveredei -me para o projeto urbano, desde a teoria e o interesse para caminhar por trechos da cidade. Considerar o estudo dos espaços por partes, diferenciar os caminhos, os lugares de permanência, preservar o verde e a água. Vou mostrar alguns elementos necessários para facilitar o estudo da forma e projetar a cidade, o que tem sido muito da minha história.
Downloads
Referências
Experiencia de arquiteto-cidadão- professor (sessenta anos).
CALTHORPE, P. FULTON W. The regional city. Washington DC: Island Press, 2001.
ECKER, V. DALL9IGNA. O conceito de praça e a qualidade da paisagem urbana. Revista Projetar - Projeto e Percepção do Ambiente, [S. l.], v. 5, n. 1, p. 101–110, 2020.
FARR, D. Sustainable Urbanism. New Jersey. John Wiley & Sons. 2008 (ed. original).
HABRAKEN, N. John. Cultivating the field: about an attitude when making architecture. Places Journal v. 9, Massachusetts Institute of Technology-MIT, 1994
HOWARD, E. (1902) Garden cities of tomorrow, Cambridge, MA, The MIT Press, 1966.
JOEDICKE, J. Candilis, Josic, Woods, una década de arquitectura y urbanismo. Barcelona, Editorial Gustavo Gili.1968.
MACEDO, A. C. Corredores e Subáreas, como estudar a forma e projetar a cidade. (E-book), Tupã, SP:, Associação dos Amigos da Natureza da Alta Paulista (ANAP), 2020 / 2ªedição 2021.
MENEGUETTI, K. S. Cidade Jardim, cidade sustentável, a estrutura ecológica urbana e a cidade de Maringá. Maringá, EdUEM. 2009.
PERRY, C. (1929) Plan of New York and environs / the Neighborhood Unit. London, Routledge- Thoemmes, 1998.
PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO PAULO (PMSP), Secretaria da Educação. Projeto da Universidade da Zona Leste, estudo de Viabilidade. Relatório. Fundação Getúlio Vargas, novembro 1995.
QUINTANILHA R. P. Clássicos da Arquitetura: Caraíba / Joaquim Guedes. ArchDaily Brasil, 10 junho 2015. Acessado 25 Jan 2024. <https://www.archdaily.com.br/br/768316/classicos-da-arquitetura-caraiba-joaquimguedes> ISSN 0719-8906.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Adilson Macedo

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho licenciado sob a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual segundo a qual é permitido o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir, separadamente, contratos adicionais para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) desde que concluído o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Não recomenda-se publicação e distribuição do artigo antes de sua publicação, pois isso poderá interferir na sua avaliação cega pelos pares.