PLANO DE AULA COLABORATIVO: UMA PROPOSTA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA

  • Lidiane Pereira da Silva
  • Flávia Roldan Viana

Resumo


O presente artigo tem como objetivo a analisar o planejamento da aula, a partir da proposta de um plano de aula inclusivo colaborativo, discutindo um dos aspectos da prática docente que é o planejamento da aula numa perspectiva inclusiva. O estudo de caráter exploratório, descritivo com abordagem qualitativa, partiu da análise de um relato de experiência de alunos das disciplinas de Didática e Estágios Supervisionados III e IV, com graduandos e bolsistas do Programa Institucional de Residência Pedagógica (RP). A coleta de dados se deu através de anotações feitas em um diário de campo e o plano de aula inclusivo foi desenvolvido de forma colaborativa no âmbito das disciplinas supracitadas através do Google Docs, por permitir editar o plano de forma compartilhada online e/ou offline. Para sua elaboração, foram identificadas as dificuldades e potencialidades de aprendizagem escolar de cada estudante, visando a construção de um planejamento pautado na eliminação de possíveis barreiras. Os resultados apontam que o plano de aula inclusivo realizado de forma colaborativa revela-se como estratégia viável e pode vir a gerar um melhor planejamento da aula, contemplando as especificidades de aprendizagem de estudantes público-alvo da educação especial. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lidiane Pereira da Silva

Graduanda em Letras - Língua Portuguesa e LIBRAS pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Flávia Roldan Viana

Doutora em Educação, atuante no curso de Licenciatura em Letras/Libras e em Pedagogia, na ênfase dos componentes curriculares Didática e Estágios e no Programa de Pós-graduação em Inovação em Tecnologias Educacionais (PPgITE) (IMD/UFRN) e no Programa de Pós-graduação em Educação (PPGED) (CE/UFRN).

Publicado
01-01-2021
Como Citar
LIDIANE PEREIRA DA SILVA; FLÁVIA ROLDAN VIANA. PLANO DE AULA COLABORATIVO: UMA PROPOSTA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA. Revista Prometeu, v. 6, n. 1, 1 jan. 2021.
Seção
Artigos