Os desafios para avaliar na cultura digital: um diálogo pedagógico e computacional

Auteurs-es

  • Adja Ferreira de Andrade
  • Bruno Santana da Silva

Résumé

A avaliação na Cultura Digital é um processo complexo que aterroriza
uma parte dos professores e exige novas competências. A avaliação deve
levar em consideração diversos elementos como o sistema didático, o
currículo, os atores, a metodologia e as ferramentas didáticas. Estes
elementos estão mutuamente relacionados e indissociáveis. Este ensaio
traz uma reflexão sobre os desafios da avaliação e traz a necessidade de
aproximação dos critérios de usabilidade pedagógica e computacional,
a fim de criar um modelo mais sistêmico, qualitativo e formativo de
avaliação apoiado por ferramentas e sistemas de avaliação
automatizadas. Para que a avaliação cumpra sua função de aferir as
dificuldades, analisar e diagnosticar o percurso cognitivo dos alunos e
progredir rumo aos objetivos propostos ela precisa ser ressignificada, para
não ser traduzida como mero instrumento de classificação quantitativa.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Téléchargements

Publié-e

01-01-2018

Comment citer

ADJA FERREIRA DE ANDRADE; BRUNO SANTANA DA SILVA. Os desafios para avaliar na cultura digital: um diálogo pedagógico e computacional. Revista Prometeu, [S. l.], v. 3, n. 4, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/revprometeu/article/view/25665. Acesso em: 6 déc. 2025.

Numéro

Rubrique

Artigos