Os desafios para avaliar na cultura digital: um diálogo pedagógico e computacional

Autores

  • Adja Ferreira de Andrade
  • Bruno Santana da Silva

Resumo

A avaliação na Cultura Digital é um processo complexo que aterroriza
uma parte dos professores e exige novas competências. A avaliação deve
levar em consideração diversos elementos como o sistema didático, o
currículo, os atores, a metodologia e as ferramentas didáticas. Estes
elementos estão mutuamente relacionados e indissociáveis. Este ensaio
traz uma reflexão sobre os desafios da avaliação e traz a necessidade de
aproximação dos critérios de usabilidade pedagógica e computacional,
a fim de criar um modelo mais sistêmico, qualitativo e formativo de
avaliação apoiado por ferramentas e sistemas de avaliação
automatizadas. Para que a avaliação cumpra sua função de aferir as
dificuldades, analisar e diagnosticar o percurso cognitivo dos alunos e
progredir rumo aos objetivos propostos ela precisa ser ressignificada, para
não ser traduzida como mero instrumento de classificação quantitativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

01-01-2018

Como Citar

ADJA FERREIRA DE ANDRADE; BRUNO SANTANA DA SILVA. Os desafios para avaliar na cultura digital: um diálogo pedagógico e computacional. Revista Prometeu, [S. l.], v. 3, n. 4, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/revprometeu/article/view/25665. Acesso em: 24 maio. 2022.

Edição

Seção

Artigos