Práticas Inclusivas digitais no contexto do atendimento educacional especializado – interfaces possíveis
Resumo
O presente artigo tem por objetivo refletir sobre as práticas inclusivas
digitais no contexto do Atendimento Educacional Especializado (AEE)
enquanto estratégia diferenciada de aprendizagem, elucidando
perspectivas didáticas e possíveis interfaces no uso dessas práticas e
discutindo subsídios para o professor do AEE repensar seu fazer docente
compreendendo os múltiplos aspectos relacionados ao ato de aprender e
de ensinar nas interações que ocorrem no AEE no contexto das diferenças.
De caráter qualitativo, adotando a modalidade descritiva-interpretativa,
trata-se de uma discussão teórico-prática reflexiva fundamentada em
uma revisão de literatura. As discussões mostram como a articulação de
teorias, métodos, assim como o uso das Tecnologias da Informação e
Comunicação (TDIC) caracterizam os aspectos didáticos que envolvem o
trabalho desenvolvido nas Salas de Recursos Multifuncionais (SRM) e toda
a dinâmica escolar, o que contribui para a qualidade do ensino e
consequentemente da aprendizagem dos alunos com deficiência.