Foco e escopo

A revista Turismo, Sociedade & Território publica artigos que discutam o Turismo em suas diversas vertentes, bem como artigos nas interfaces entre Sociedade e Território. A revista publica artigos inéditos resultantes de pesquisas científicas consistentes e relevantes sobre turismo. Priorizam-se artigos que contribuam para o desenvolvimento social, econômico, cultural e ambiental regional e nacional.

São aceitos artigos em português e espanhol. Para serem publicados, os textos passam pelo processo de avaliação editorial e, na sequência, pela avaliação por pares.

 

Processo de avaliação pelos pares

Quando recebidos, os artigos passam por uma avaliação editorial, na qual são avaliadas a formatação do texto dentro do template, bem como o enquadramento no escopo da revista. Aprovados nessa etapa, os textos são encaminhados para a avaliação por pares.

Na avaliação por pares, os textos são submetidos a dois pesquisadores ou pesquisadoras de titulação igual ou superior, que tenham experiência no tema e/ou no método da pesquisa. A avaliação é feita de forma cega, sem que os avaliadores tenham informações sobre a identidade dos autores ou, os autores dos avaliadores.

Os avaliadores poderão aceitar, aceitar com correções ou rejeitar o texto. Em caso de discrepância, o artigo será enviado para um terceiro avaliador. Os artigos são aceitos ou recusados apenas após receberem os pareceres de todos os avaliadores.

Após a análise do editor, o manuscrito é devolvido para os autores para realização das melhorias sugeridas pelos pareceristas. Por fim, o autor envia a versão final do manuscrito.

 

Política de ética:

A revista dedica-se a cumprir as boas práticas no que diz respeito à conduta moral condizente com a editoração cientifica de periódicos. Os autores que enviam artigos para a revista garantem que o trabalho não foi publicado nem está em processo de revisão/avaliação em nenhum outro periódico.

 

Política de direito autoral:

Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:

  1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
  2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
  3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.