Os Guias Turísticos como espelho da convergência econômica de Portugal

Autores

Palavras-chave:

Guias de Turismo, Portugal, Desenvolvimento Econômico

Resumo

A presente investigação propõe-se estudar a forma como o desenvolvimento económico e civilizacional de Portugal era apresentado nos guias de turismo das últimas décadas do século XX, com recurso à componente textual e imagénica. Foi desenvolvido uma análise de conteúdo aos textos e imagens de 31 guias portugueses e estrangeiros, confrontado o discurso, procurando pontos em comum e incongruências. A investigação permitiu-nos concluir que Portugal era apresentado durante as décadas de 1980 e 1990 como um país em convergência com a restante europa ocidental, no entanto, persistem sinais de ruralidade e de subdesenvolvimento. As imagens vêm corroborar parcialmente o discurso dos textos. Das 811 imagens analisadas, 42% ilustrando um país rural, o último reduto da ruralidade na europa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vítor Sá, Instituto Superior de Línguas e Administração de Gaia (ISLA Gaia)

Licenciado em Ciência da Comunicação (2010) e Mestre em Turismo, Património e Desenvolvimento (2012) pelo Instituto Superior da Maia (ISMAI), doutorou-se em Turismo pela Universidade de Aveiro (2021). No âmbito académico foi docente no Instituto Universitário da Maia (ISMAI) e no Instituto Politécnico da Maia (IPMAIA) entre 2012 e 2019, na Escola Superior de Hotelaria e Turismo (ESHT) do Instituto Politécnico do Porto (IPP) no ano letivo de 2018/2019. Foi docente e diretor de curso no ensino profissional entre 2018 e 2021 na Escola de Formação Profissional de Aveiro (EFTA) entre 2018 e 2021 e, atualmente, é Professor Adjunto no Instituto Superior de Línguas e Administração de Gaia (ISLA Gaia).

Referências

AFIS (ED.). A Pocket guide to Portugal and the Portugese Azores. Washington.

ANDERSON, Jean; DE LA CAL, Thomas; FREEMAN, Jean Todd; HOWE, Marvine; KAPLAN, Marion; LIPPMANN, Ingeborg. Portugal. Nova Iorque: Berlitz Publishing Company, 1993.

BANKS, Marcus. Dados Visuais Para Pesquisa Qualitativa - Coleção Pesquisa Qualitativa. [s.l.] : Bookman, 2009.

BARTHES, Roland. Mythologies. London: Vintage Classics, 2009.

BENGTSSON, Mariette. How to plan and perform a qualitative study using content analysis. NursingPlus Open, [S. l.], v. 2, n. 1, p. 8–14, 2016. Disponível em: http://linkinghub.elsevier.com/retrieve/pii/S2352900816000029.

BOYER, Marc. L’invention du tourisme. [s.l.] : Gallimard, 1996.

BROOKS, Lester; BROOKS, Patricia. Spain and Portugal 1985. Nova Iorque: Fisher Travel Guides, Inc., 1985.

BRUCE, David M. Baedeker?: the perceived inventor of the formal guide book , a “ bible ” for travellers in the 19th Century. Em: BUTLER, Richard (ed.). Giants of Tourism. [s.l: s.n.]. p. 93–110.

BUZARD, James. Introduction. Em: The Beaten Track: European Tourism, Literature, and the Ways to «Culture», 1800-1918. [s.l.] : Oxford University Press, 1993.

CAMPRUBÍ, Raquel; COROMINA, Lluís. Content analysis in tourism research. Tourism Management Perspectives, [S. l.], v. 18, p. 134–140, 2016. Disponível em: http://search.ebscohost.com/login.aspx?direct=true&site=eds-live&db=edselp&AN=S2211973616300150.

CASTANHEIRA, Maria Zulmira. Robert Southey, o primeiro lusófilo inglês. Revista de estudos Anglo-Portugueses, [S. l.], n. 5, 1996.

CASTRO, João Baptista. Mappa de Portugal Antigo e Moderno. 2.a ed. Lisboa.

COHEN, Erik. The tourist guide. The origins, structure and dynamics of a role. Annals of Tourism Research, [S. l.], v. 12, n. 1, p. 5–29, 1985.

CORDEIRO, Maria João. Portugal na literatura turística: Olhares Alemães: Guias de viagem e artigos de imprensa (1980-2006). Lisboa: Colibri, 2010.

COUTINHO, Clara Maria. Metodologia de Investigação em Ciências Sociais e Humanas: teoria e prática. 2. ed. [s.l.] : Almedina, 2011.

DENNIS-JONES, Harold. Lettsguide Portugal. 5.a ed. Londres: Charles Letts, 1981.

DEVILLA, Lorenzo. Une île «à l’écart du temps»: images du patrimoine sarde dans les guides touristiques français. Em: RAUS, Rachele; CAPPELLI, Gloria; FLINZ, Carolina (eds.). Le guide touristique: lieu de rencontre entre lexique et images du patrimoine culturel Vol. II. Firenze: Firenze University Press, 2017.

DIXON, R. A. N. Welcome to Portugal. [s.l.] : William Collins Sons and Company Limited, 1984.

GARROD, Brian; KOSOWSKA, Aleksandra. Destination Image Consistency and Dissonance: A Content Analysis of Goa’s Destination Image in Brochures and Guidebooks. Tourism Analysis, [S. l.], v. 17, n. 2, 2012.

GILBERT, David. London in all its glory or how to enjoy London: guidebook representations of imperial London. Journal of Historical Geography, [S. l.], v. 25, n. 3, p. 279–297, 1999. Disponível em: http://linkinghub.elsevier.com/retrieve/pii/S0305748899901160. Acesso em: 14 out. 2016.

GITELSON, Richard J.; CROMPTON, John L. The Planning Horizons and Sources of Information Used by Pleasure Vacationers. Journal of Travel Research, [S. l.], v. 21, n. 2, 1983.

GOODWIN, Gráinne; JOHNSTON, Gordon. Guidebook publishing in the nineteenth century: John Murray’s Handbooks for Travellers. Studies in Travel Writing, [S. l.], v. 17, n. December, p. 1–19, 2012. Disponível em: http://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/13645145.2012.747791. Acesso em: 14 out. 2016.

HILL, Alison Friesinger et al. Insight Guides: Portugal. Londres: APA Publications, 1993.

HINRICHSEN, Alex W. Baedeker’s Travel Guides. Em: Baedeker’s Reisehandbücher: 1832-1990. [s.l: s.n.].

HOBSON, Suzanne. «Looking all lost towards a Cook’s guide for beauty»: The art of literature and the lessons of the guidebook in modernist writing. Studies in Travel Writing, [S. l.], v. 19, n. 1, p. 30–47, 2015. Disponível em: http://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/13645145.2014.994924. Acesso em: 15 out. 2016.

JOKELA, Salla Emilia; RAENTO, Pauliina. Collecting visual materials from secondary sources. Em: RAKI?, Tijana; CHAMBERS, Donna (eds.). An introduction to Visual Research Methods in Tourism. Londres: Routledge, 2012. p. 53–69.

LISTER, W. B. C. Murray’s Handbooks for Travellers. [s.l.] : University Publications of America, 1993. Disponível em: http://cisupa.proquest.com/ksc_assets/catalog/3520.pdf.

LITT, Eden. Knock, Knock. Who’s There? The Imagined Audience. Journal of Broadcasting and Electronic Media, [S. l.], v. 56, n. 3, p. 330–345, 2012.

LUNE, Howard; BERG, Bruce L. Qualitative research methods for the social sciences. 9. ed. [s.l.] : Pearson Education Limited, 2017. Disponível em: http://www.academia.edu/download/25341796/sc21007.pdf.

MACKENZIE, John M. Empires of Travel: British Guide Books and Cultural Imperialism in the 19th and 20th Centuries. Em: Histories of Tourism: Representation, Identity and Conflict. [s.l: s.n.].

MARINE-ROIG, Estela; FERRER-ROSELL, Berta. Measuring the gap between projected and perceived destination images of Catalonia using compositional analysis. Tourism Management, [S. l.], v. 68, p. 236–249, 2018.

MATOS, Ana Cardoso De. Turismo, Guias e roteiros. Em: Dicionário de História da I República e do Republicanismo. Lisboa: Assembleia da República/IHC-UNL, 2014.

MATOS, Ana Cardoso De; BERNARDO, Maria Ana. Os guias de viagem e a valorização do Alentejo como espaço de turismo, lazer e cultura (1880-1930). Em: IX CONGRESSO DE GEOGRAFIA PORTUGUESA 2013, Anais [...]. [s.l: s.n.] p. 188–193. Disponível em: https://dspace.uevora.pt/rdpc/bitstream/10174/9683/1/congresso de Geografia.pdf. Acesso em: 14 jun. 2017.

MATOS, Ana Cardoso De; SANTOS, Maria Luísa. Os Guias de Turismo e a Emergência do Turismo Comporâneo em Portugal (dos finais do século XIX às primeiras décadas do século XX). Scripta Nova - Revista Electónica de Geografía y Ciencias Sociales, [S. l.], v. VIII, n. 167, 2004. Disponível em: http://rdpc.uevora.pt/handle/10174/2408#. Acesso em: 14 out. 2016.

MATOS, Ana Cardoso De; SANTOS, Maria Luísa; BERNARDO, Maria Ana. Tourism Guidebooks and the Emergence of Contemporary Tourism in Portugal. Em: Touring the past: uses of history in tourism. [s.l.] : The Finnish University Network for Tourism Studies (FUNTS) / Matkailualan verkostoyliopisto (MAVY), 2008. p. 94–105. Disponível em: http://dspace.uevora.pt/rdpc/handle/10174/8961. Acesso em: 14 out. 2016.

MAZOR-TREGERMAN, Maya; MANSFELD, Yoel; ELYADA, Ouzi. Travel guidebooks and the construction of tourist identity. Journal of Tourism and Cultural Change, [S. l.], v. 15, n. 1, p. 80–98, 2017. Disponível em: http://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/14766825.2015.1117094. Acesso em: 14 out. 2016.

MENDELSON, Edward. Baedeker’s Universe. Yale Review, [S. l.], v. 74, p. 386–403, 1985.

MOORE, Richard (ED.). Fodor’s Portugal 1986. [s.l.] : Fodor’s Travel Guides, 1985.

NEUENDORF, Kimberly A. The content analysis guidebook. California: SAGE Publications, 2002.

NISHIMURA, Sachiko; WARYSZAK, Robert; KING, Brian. Guidebook use by Japanese tourists: a qualitative study of Australia inbound travellers. International Journal of Tourism Research, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 13–26, 2006. Disponível em: http://doi.wiley.com/10.1002/jtr.544. Acesso em: 23 dez. 2016.

PANOFSKY, Erwin. O Significado das Artes Visuais. Lisboa: Presença, 1989. Disponível em: panofsky_erwin._significado_nas_artes_visuais._so_paulo_perspectiva_1976._p.47-87_re-1.pdf.

PARSONS, Nicholas T. Worth the Detour: A History of the Guidebook. Gloucestershire: Sutton Publishing, 2007.

PAUWELS, Luc. An Integrated Conceptual Framework for Visual Social Research. Em: MARGOLIS, Eric; PAUWELS, Luc (eds.). The SAGE Handbook Visual Research Methods. Londres: SAGE Publications, 2011. Disponível em: http://methods.sagepub.com/book/sage-hdbk-visual-research-methods.

PAUWELS, Luc. Reframing Visual Social Science. Cambridge: Cambridge University Press, 2015. Disponível em: http://ebooks.cambridge.org/ref/id/CBO9781139017633.

PEEL, Victoria; SORENSEN, Anders. Exploring the Use and Impact of Travel Guidebooks. [s.l.] : Channel View Publications, 2016.

PÉREZ, Xerardo Pereiro. El turismo indígena Guna (Panamá): Imaginarios y regímenes de mentira de las guías turísticas internacionales. Estudios y Perspectivas en Turismo, [S. l.], v. 21, n. August, p. 945–962, 2012.

POBES, Coro Rubio. Los indómitos montañeses del Norte y la Suiza española. Estereotipo vasco y paisaje en las guías de viaje del siglo XIX. Historia Social, [S. l.], n. 94, p. 23–46, 2019.

PORTER, Darwin. Frommer’s Portugal ’94-’95. Nova Iorque: Macmillan, 1994.

ROBERTSON, Ian. Blue Guide: Portugal. 3a ed. Londres: A.& C. Black, 1988.

RODRIGUES, Ana Isabel. Lake-destination image assessment: the case of the Alqueva lake, Portugal. 2015. Universidade do Algarve, [S. l.], 2015.

RODRIGUES, Ana Isabel. Insights and perspectives about textual with visual data analysis: The use of photos as an example. Em: COSTA, António Pedro; REIS, Luís Paulo; SOUZA, Francislê Neri De; MOREIRA, António (eds.). Advances in Intelligent Systems and Computing. [s.l.] : Springer, 2018. v. 621p. 291–305.

ROSE, Gillian. Visual methodologies: An introduction to the interpretation of visual materials. Londres: SAGE Publications, 2001.

ROSE, Gillian. Visual methodologies: An introduction to the interpretation of visual materials. 4.a ed. Londres: SAGE Publications, 2016.

SÁ, Vítor. Guias de turismo: perspetivas sobre Portugal entre os séculos XIX e XX. 2021. Universidade de Aveiro, [S. l.], 2021.

SALDAÑA, Johnny. The Coding Manual for Qualitative Researchers. [s.l.] : SAGE Publications, 2009.

SCHAFF, Barbara. John Murray’s Handbooks to Italy: Making Tourism Literary. Em: WATSON, Nicola J. (ed.). Literary Tourism and Nineteenth century culture. [s.l.] : Palgrave Macmillan UK, 2009.

SCHIFFMAN, L. G.; KANUK, L. L. Consumer behavior. New Jersey: Prentice Hall, 1991.

SOUSA, Maria Zulmira Bandarra De. Portugal: Uma barbárie de pitorescas paisagens (Joseph Oldknow e John Manson Neale, dois ingleses entre nós em meados do século XIX). Revista de estudos Anglo-Portugueses, [S. l.], n. 3, 1994.

TOWNER, John. Guidebook. Em: Encyclopedia of Tourism. London: Routledge, 2000.

VALERÓN, Laura Mier; REGUERA, Jose Maria Rpdríguez-Vigil. Visions of the principality of Asturias through guidebooks and similar publications, 1880s-1980s. Em: RAUS, Rachele; CAPPELLI, Gloria; FLINZ, Carolina (eds.). Le guide touristique: lieu de rencontre entre lexique et images du patrimoine culturel - Vol. I. Firenze: Firenze University Press, 2018.

VAUGHAN, John. The English guidebooks c.1780-1870: An illustrated history. [s.l.] : David&Charles, 1974.

WILKINSON, Julia; KING, John. Portugal. 2.a ed. Victoria: Lonely Planet Publications Pty Ltd., 1999.

WITHEY, Lynne. Grand tours and Cook’s tours. London: Aurum Press Ltd, 1998.

ZUELOW, Eric. A History of Modern Tourism. [s.l.] : Palgrave, 2016.

Downloads

Publicado

02-12-2021

Como Citar

SÁ, V. Os Guias Turísticos como espelho da convergência econômica de Portugal. Turismo, Sociedade & Território, [S. l.], v. 3, n. 1, p. e26407, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/revtursoter/article/view/26407. Acesso em: 14 ago. 2022.

Edição

Seção

Dossiê Temático