Os Guias Turísticos como espelho da convergência econômica de Portugal

Autores

Palavras-chave:

Guias de Turismo, Portugal, Desenvolvimento Econômico

Resumo

A presente investigação propõe-se estudar a forma como o desenvolvimento económico e civilizacional de Portugal era apresentado nos guias de turismo das últimas décadas do século XX, com recurso à componente textual e imagénica. Foi desenvolvido uma análise de conteúdo aos textos e imagens de 31 guias portugueses e estrangeiros, confrontado o discurso, procurando pontos em comum e incongruências. A investigação permitiu-nos concluir que Portugal era apresentado durante as décadas de 1980 e 1990 como um país em convergência com a restante europa ocidental, no entanto, persistem sinais de ruralidade e de subdesenvolvimento. As imagens vêm corroborar parcialmente o discurso dos textos. Das 811 imagens analisadas, 42% ilustrando um país rural, o último reduto da ruralidade na europa.

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Biografia do Autor

Vítor Sá, Instituto Superior de Línguas e Administração de Gaia (ISLA Gaia)

Licenciado em Ciência da Comunicação (2010) e Mestre em Turismo, Património e Desenvolvimento (2012) pelo Instituto Superior da Maia (ISMAI), doutorou-se em Turismo pela Universidade de Aveiro (2021). No âmbito académico foi docente no Instituto Universitário da Maia (ISMAI) e no Instituto Politécnico da Maia (IPMAIA) entre 2012 e 2019, na Escola Superior de Hotelaria e Turismo (ESHT) do Instituto Politécnico do Porto (IPP) no ano letivo de 2018/2019. Foi docente e diretor de curso no ensino profissional entre 2018 e 2021 na Escola de Formação Profissional de Aveiro (EFTA) entre 2018 e 2021 e, atualmente, é Professor Adjunto no Instituto Superior de Línguas e Administração de Gaia (ISLA Gaia).

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Publicado

02-12-2021

Como Citar

SÁ, V. Os Guias Turísticos como espelho da convergência econômica de Portugal. Turismo, Sociedade & Território, [S. l.], v. 3, n. 1, p. e26407, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/revtursoter/article/view/26407. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático