Turismo, História e Patrimônio: diálogos entre Brasil e Portugal

Autores

  • Eduardo Cristiano Hass da Silva Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Ana Carina Azevedo Universidade Nova de Lisboa e Universidade de Coimbra
  • Cândida Cadavez Universidade Nova de Lisboa e Universidade de Coimbra
  • Susana Domingues Universidade Nova de Lisboa e Universidade de Coimbra
  • Susana Filipa Gonçalves Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril

Palavras-chave:

Turismo, História, Patrimônio

Resumo

As relações entre Turismo, História e Patrimônio permitem abordagens transdisciplinares e internacionais. Estas pesquisas têm sido tema de encontros internacionais, como o Congresso Internacional Turismo, História e Património: Compromissos com o futuro, realizado em julho de 2021, em Portugal, numa organização do  História, Territórios e Comunidades (Universidade Nova de Lisboa e Universidade de Coimbra) e da Câmara Municipal de Cascais, com o apoio da Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, da Fundação António Quadros - Cultura e Pensamento e do Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa. O congresso contemplou temas como a História do Turismo; as relações entre Turismo e Patrimônio Cultural; e as representações, práticas e paisagens turísticas. Promoveu, também, a reflexão sobre questões de ética e sustentabilidade, nomeadamente no que diz respeito ao ecoturismo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eduardo Cristiano Hass da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Professor do Curso de Turismo da Faculdade de Engenharia, Letras e Ciências Sociais do Seridó (FELCS) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Doutor em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Mestre, graduado (licenciatura e bacharelado) em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Integrante do Grupo de Pesquisa Turismo, Sociedade & Território. Editor da Revista Turismo, Sociedade & Território (2021-atual). Atua principalmente nas áreas de Patrimônio Cultural, História da Educação, Turismo Cultural e Ensino de História.

Ana Carina Azevedo, Universidade Nova de Lisboa e Universidade de Coimbra

Investigadora do História, Territórios e Comunidades (Universidade Nova de Lisboa e Universidade de Coimbra). Doutora em História pela Universidade Nova de Lisboa. A sua atividade incide sobre as áreas da História Contemporânea, nomeadamente da História Econômica e Social, do Trabalho e da Administração Pública. Desenvolve atualmente um projeto de pós-doutorado, com financiamento da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (SFRH/BPD/113250/2015).

Cândida Cadavez, Universidade Nova de Lisboa e Universidade de Coimbra

Docente da área científica de Artes, Humanidades e Línguas Estrangeiras na Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, investigadora do História, Territórios e Comunidades (Universidade Nova de Lisboa e Universidade de Coimbra) e do Centro de Investigação, Desenvolvimento e Inovação em Turismo, e membro do Conselho Consultivo da Fundação António Quadros - Cultura e Pensamento. Doutora em Estudos de Literatura e de Cultura - Ciências de Cultura pela Universidade de Lisboa. As principais áreas de investigação incluem (História do) Turismo, Estudos de Cultura e Patrimônio.

Susana Domingues, Universidade Nova de Lisboa e Universidade de Coimbra

Investigadora do História, Territórios e Comunidades (Universidade Nova de Lisboa e Universidade de Coimbra). Bolseira da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (2020.06807.BD) com um projeto intitulado “O frio industrial em Portugal: introdução e desenvolvimento no sector alimentar (1908 - 1953)”. As suas principais áreas de interesse centram-se na História Contemporânea, designadamente História Social, da Tecnologia e dos Abastecimentos.

Susana Filipa Gonçalves, Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril

Coordenadora da licenciatura em Gestão do Lazer e Animação Turística e docente da área científica de Planeamento Turístico na Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril (ESHTE). Membro integrado do Centro de Investigação, Desenvolvimento e Inovação em Turismo (CiTUR). Doutora em Turismo pelo Instituto de Geografia e Ordenamento do Território/Universidade de Lisboa (IGOT/UL). Os principais temas de investigação estão relacionados com Turismo, Eventos, Gênero e Pedagogia do Ensino Superior.

Referências

ALBUQUERQUE, Fernanda de Alencar Machado; SÁ, Thales Vinícius Santos de. O soar dos sinos e seus sineiros: patrimônio imaterial em Diamantina/MG. Turismo, Sociedade & Território. Currais Novos (RN), v. 3, n. 1, e26961, 2021.

CASTRO, Maria João. Crossed Gazes in the Indian Ocean: Tourism and Portuguese Heritage in Zanzibar. Turismo, Sociedade & Território. Currais Novos (RN), v. 3, n. 1, e26188, 2021.

HALLAL, Dalila Rosa; GUIMARÃES, Valeria Lima; FEITOZA, Igor Arnaldo de Alencar. Exposição Virtual: processo de concepção, planejamento e execução da exposição “Percursos da História do Turismo no Brasil”. Turismo, Sociedade & Território. Currais Novos (RN), v. 3, n. 1, e27022, 2021.

MARTINS, Juliana Andrade do Carmo et al. Aproximações de Sertã com Sertão pela História: valorização do patrimônio cultural por meio do turismo de base comunitária. Turismo, Sociedade & Território. Currais Novos (RN), v. 3, n. 1, e26969, 2021.

OLIVEIRA, Antonio Carlos dos Santos; ZACARIAS JUNIOR, José Luis Goncalves. Sistema TurisClima: A mitigação de riscos na realização de trilhas no Parque Nacional da Tijuca/RJ. Turismo, Sociedade & Território. Currais Novos (RN), v. 3, n. 1, e26188, 2021.

RIBEIRO, Carla Patrícia Silva; BARROS, Amândio Jorge Morais. Religiosidade popular e turismo macabro…? Dois estudos de caso: corpos incorruptos e capelas dos ossos. Turismo, Sociedade & Território. Currais Novos (RN), v. 3, n. 1, e26898, 2021.

SÁ, Vítor. Os Guias Turísticos como espelho da convergência econômica de Portugal. Turismo, Sociedade & Território. Currais Novos (RN), v. 3, n. 1, e26407, 2021.

Downloads

Publicado

02-12-2021

Como Citar

HASS DA SILVA, E. C.; AZEVEDO, A. C. .; CADAVEZ, C. .; DOMINGUES, S.; GONÇALVES, S. F. . Turismo, História e Patrimônio: diálogos entre Brasil e Portugal. Turismo, Sociedade & Território, [S. l.], v. 3, n. 1, p. e27375, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/revtursoter/article/view/27375. Acesso em: 18 ago. 2022.

Edição

Seção

Apresentação do Dossiê Temático