UM MUTIRÃO DE VOZES, ROSTOS E AÇÕES: UMA LEITURA DAS PAISAGENS DA FESTA-ROMARIA DE TRINDADE, GOIÁS

Autores

  • Eguimar Felício Chaveiro Instituto de Estudos Socioambientais da Universidade Federal de Goiás - IESA/UFG
  • Helsio Amiro Motany de Albuquerque Azevedo Universidade Eduardo Mondlane, Escola Superior de Hotelaria e Turismo.
  • Ricardo Junior de Assis Fernandes Gonçalves Universidade Estadual de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.21680/2177-8396.2018v30n1ID12918

Resumo

Resumo: A Festa-Romaria de Trindade/GO aglutina rostos e tradições, sintetiza manifestações simbólicas do catolicismo e ao mesmo tempo, modifica as paisagens, organiza o território e o trabalho, intensifica a dinâmica econômica local e revela as mudanças culturais de Goiás. É também um estuário de acontecimentos e especialmente de uma disputa de apropriação que tem a presença de atores hegemônicos como o Estado, a Mídia, a Polícia e a Gestão Municipal. Em função disso, o problema que ampara as reflexões que norteiam esse artigo é: como enxergar na apropriação diversa da Festa-Romaria de Trindade as transformações do território goiano? A metodologia utilizada na pesquisa baseia-se em procedimentos qualitativos como pesquisa de campo, registros fotográficos, observação direta e entrevistas.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eguimar Felício Chaveiro, Instituto de Estudos Socioambientais da Universidade Federal de Goiás - IESA/UFG

Professor Doutor da Graduação e Pós-Graduação em Geografia do Instituto de Estudos Socioambientais da Universidade Federal de Goiás - IESA/UFG

Helsio Amiro Motany de Albuquerque Azevedo, Universidade Eduardo Mondlane, Escola Superior de Hotelaria e Turismo.

Professor Auxiliar e Director-Adjunto para a Investigação e Extensão na Universidade Eduardo Mondlane, Escola Superior de Hotelaria e Turismo, Moçambique. 

Ricardo Junior de Assis Fernandes Gonçalves, Universidade Estadual de Goiás

Professor Doutor do Curso de Geografia da Universidade Estadual de Goiás – Campus Iporá.  Professor do Mestrado em Língua, Literatura e Interculturalidade – POSLLI, da UEG – Campus Cora Coralina. Membro dos Grupos de Pesquisa Política, Economia, Mineração, Ambiente e Sociedade (PoEMAS/UFJF) e Trabalho, Território e Políticas Públicas (TRAPPU/IESA/UFG) e pesquisador colaborador do Laboratório de Estudos e Pesquisas das Dinâmicas Territoriais – LABOTER/IESA/UFG.

Downloads

Publicado

01-08-2018

Como Citar

CHAVEIRO, E. F.; AZEVEDO, H. A. M. de A.; GONÇALVES, R. J. de A. F. UM MUTIRÃO DE VOZES, ROSTOS E AÇÕES: UMA LEITURA DAS PAISAGENS DA FESTA-ROMARIA DE TRINDADE, GOIÁS. Sociedade e Território, [S. l.], v. 30, n. 1, p. 169–189, 2018. DOI: 10.21680/2177-8396.2018v30n1ID12918. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/sociedadeeterritorio/article/view/12918. Acesso em: 23 abr. 2024.