UM MUTIRÃO DE VOZES, ROSTOS E AÇÕES: UMA LEITURA DAS PAISAGENS DA FESTA-ROMARIA DE TRINDADE, GOIÁS
DOI:
https://doi.org/10.21680/2177-8396.2018v30n1ID12918Abstract
Resumo: A Festa-Romaria de Trindade/GO aglutina rostos e tradições, sintetiza manifestações simbólicas do catolicismo e ao mesmo tempo, modifica as paisagens, organiza o território e o trabalho, intensifica a dinâmica econômica local e revela as mudanças culturais de Goiás. É também um estuário de acontecimentos e especialmente de uma disputa de apropriação que tem a presença de atores hegemônicos como o Estado, a Mídia, a Polícia e a Gestão Municipal. Em função disso, o problema que ampara as reflexões que norteiam esse artigo é: como enxergar na apropriação diversa da Festa-Romaria de Trindade as transformações do território goiano? A metodologia utilizada na pesquisa baseia-se em procedimentos qualitativos como pesquisa de campo, registros fotográficos, observação direta e entrevistas.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
A Revista Sociedade e Território deterá os direitos autorais dos trabalhos publicados, mas não se opõem a sua reprodução em qualquer parte do mundo desde que citados os direitos autorais. Os direitos autorais se referem à publicação em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiá¡rios. Os(as) autores(as) têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista Sociedade e Território.
A Revista Sociedade e Território se reserva o direito de adequar os textos submetidos sempre que for para melhorar sua clareza ou ajustar às normas de publicação, e desde que o autor não se manifeste em contrário.
La Revista Sociedade e Território retendrá el copyright de los trabajos publicados. Los derechos tienen referencia con la publicación del trabajo en cualquier parte del mundo, incluyendo los derechos a las renovaciones, expansiones y diseminaciones de la contribución, así como otros derechos subsidiarios. Los autores tienen permiso para la publicación de la contribución en otra medio, materia impresa o digital, en portugués o en otra traducción, desde que los créditos tenidos sean dados a la Revista Sociedade e Território.