O COMÉRCIO DE PROXIMIDADE EM NATAL/RN

  • Rita de Cássia Conceição Gomes Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Resumo

O trabalho objetiva discutir o comércio de proximidade e a sua expansão na cidade do Natal. A expansão da atividade comercial para além das áreas tradicionais de comércio – Alecrim, Cidade Alta e Ribeira – é resultado das transformações comerciais, frente ao processo de reestruturação produtiva. O comércio de proximidade é importante para os residentes, por dispor de estabelecimentos que oferecem produtos de consumo imediato, e também estabelecimentos com funções ocasionais. Outro aspecto importante refere-se aos espaços de sociabilidade favorecendo o convívio de tempos livres, atendendo, dessa forma aos trabalhadores e moradores do bairro. Assim, pode-se afirmar que o comércio de proximidade ao se reproduzir redefine o processo de produção do espaço urbano da cidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rita de Cássia Conceição Gomes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1979), mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco (1989) e doutorado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1998) e Pós-doutorado pela Universidade do Porto - Portugal (2013). Atualmente é professora Titular da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Participa dos Programas de Pós-graduação em Geografia e Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Tem experiência acadêmica na área de Geografia Humana, com ênfase em história do Pensamento Geográfico e Teoria Geográfica. Desenvolve pesquisa que contemplam os estudos do ordenamento do território, as pequenas cidades; Estudos sobre o comércio e serviços, turismo, desenvolvimento regional e local e políticas públicas.
Publicado
27-07-2020
Como Citar
GOMES, R. DE C. C. O COMÉRCIO DE PROXIMIDADE EM NATAL/RN. Sociedade e Território, v. 32, n. 1, p. 214-226, 27 jul. 2020.