O CONTEXTO GEOMORFOLÓGICO E A DINÂMICA MORFOMÉTRICA DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO TENENTE AMARAL/MT

Resumo

 

A bacia hidrográfica do rio Tenente Amaral faz parte do sistema São Lourenço, desaguando no Pantanal Setentrional. Assim, propõe-se apresentar a análise das formas de relevo para a referida área a partir de uma proposta metodológica que utilize como suporte os estudos de materiais bibliográficos e bancos de dados geoespaciais. Esta área faz parte das unidades morfoesculturais da Depressão Interplanáltica de Rondonópolis e do Planalto e Chapada dos Guimarães. Na primeira unidade predominam os processos de recuo da superfície planáltica com destaque para feições geomorfológicas de escarpas erosivas, rampas coluvionares, superfícies erodidas/rebaixadas, relevo residual e vales encaixados, e na segunda têm-se eventos de erosão superficial (em meio agropecuário/vegetação nativa primária e/ou secundária), vales encaixados, sistemas de voçorocamentos em cabeceiras de drenagem e superfícies com feições trapeizoidais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ivaniza de Lourdes Lazzarotto Cabral, Universidade Federal de Mato Grosso

Possui graduação em Geografia - Licenciatura pela Universidade Federal de Santa Maria (1990), mestrado em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo (1998) e doutorado em Geografia (Geografia Física) pela Universidade de São Paulo (2004). Atualmente exerce o cargo de professora na Universidade Federal de Mato Grosso. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Física, atuando principalmente nos seguintes temas: planejamento municipal, geomorfologia aplicada e condicionantes de uso.

Cleberson Ribeiro de Jesuz, Universidade Federal de Mato Grosso

Doutor em Geografia pela Universidade Federal de Goiás, mestre e graduado em Geografia pela Universidade Federal de Mato Grosso.

Atualmente é professor efetivo do Departamento de Geografia, no Instituto de Geografia, História e Documentação da Universidade Federal de Mato Grosso.

Coordenador do Laboratório de Geografia Física – LAGEF.

Av. Fernando Corrêa da Costa, 2367, Bairro Boa Esperança, Cuiabá - MT, 78060-900 Fone: +55 (65) 3615-8000

E-mail: clebersonjesuz@ufmt.br

Publicado
27-07-2020
Como Citar
DE LOURDES LAZZAROTTO CABRAL, I.; RIBEIRO DE JESUZ, C. O CONTEXTO GEOMORFOLÓGICO E A DINÂMICA MORFOMÉTRICA DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO TENENTE AMARAL/MT. Sociedade e Território, v. 32, n. 1, p. 227-249, 27 jul. 2020.