O CONTEXTO GEOMORFOLÓGICO E A DINÂMICA MORFOMÉTRICA DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO TENENTE AMARAL/MT
DOI:
https://doi.org/10.21680/2177-8396.2020v32n1ID19571Resumen
A bacia hidrográfica do rio Tenente Amaral faz parte do sistema São Lourenço, desaguando no Pantanal Setentrional. Assim, propõe-se apresentar a análise das formas de relevo para a referida área a partir de uma proposta metodológica que utilize como suporte os estudos de materiais bibliográficos e bancos de dados geoespaciais. Esta área faz parte das unidades morfoesculturais da Depressão Interplanáltica de Rondonópolis e do Planalto e Chapada dos Guimarães. Na primeira unidade predominam os processos de recuo da superfície planáltica com destaque para feições geomorfológicas de escarpas erosivas, rampas coluvionares, superfícies erodidas/rebaixadas, relevo residual e vales encaixados, e na segunda têm-se eventos de erosão superficial (em meio agropecuário/vegetação nativa primária e/ou secundária), vales encaixados, sistemas de voçorocamentos em cabeceiras de drenagem e superfícies com feições trapeizoidais.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A Revista Sociedade e Território deterá os direitos autorais dos trabalhos publicados, mas não se opõem a sua reprodução em qualquer parte do mundo desde que citados os direitos autorais. Os direitos autorais se referem à publicação em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiá¡rios. Os(as) autores(as) têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista Sociedade e Território.
A Revista Sociedade e Território se reserva o direito de adequar os textos submetidos sempre que for para melhorar sua clareza ou ajustar às normas de publicação, e desde que o autor não se manifeste em contrário.
La Revista Sociedade e Território retendrá el copyright de los trabajos publicados. Los derechos tienen referencia con la publicación del trabajo en cualquier parte del mundo, incluyendo los derechos a las renovaciones, expansiones y diseminaciones de la contribución, así como otros derechos subsidiarios. Los autores tienen permiso para la publicación de la contribución en otra medio, materia impresa o digital, en portugués o en otra traducción, desde que los créditos tenidos sean dados a la Revista Sociedade e Território.