A GEOGRAFIA, O MÉTODO E SEU OBJETO:

UMA LEITURA A PARTIR DE SANTOS (1996), GREGORY (1992) E GOMES (1996)

  • Suzete Câmara da Silva Figueiredo CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL RUY ANTUNES PEREIRA
  • Francisco Aracildo de Moura UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE
  • Diego Rodrigues UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS

Resumo


O presente artigo destina-se a apresentar o diálogo possível e pertinente entre as obras de Santos (1996), Gregory (1992) e Gomes (1996) no que diz respeito à compreensão da Geografia, as discussões que envolvem o método, bem como a definição e entendimento do objeto de estudo da Geografia. No cerne desse estudo, encontra-se o homem e a terra, bem como, as relações que envolvem estes elementos de modo que fica evidente a necessária existência de um sistema no qual as relações se imbricam, porque do contrário, existiriam peças isoladas sem relações entre ambas. A leitura das obras referenciadas possibilitou o encontro teórico do tripé: método, objeto e bases epistemológicas da Geografia, onde o conjunto de ideias aponta para uma leitura sistêmica da terra e seus habitantes a partir do espaço geográfico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Suzete Câmara da Silva Figueiredo, CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL RUY ANTUNES PEREIRA

Licenciada em Geografia pelo IFRN. Mestre em Geografia pelo Programa de Pós Graduação em Geografia da UFRN. Professora de Geografia CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL RUY ANTUNES PEREIRA.

Publicado
09-05-2021
Como Citar
CÂMARA DA SILVA FIGUEIREDO, S.; MOURA, F. A. DE; RODRIGUES, D. A GEOGRAFIA, O MÉTODO E SEU OBJETO:. Sociedade e Território, v. 33, n. 1, p. 136-152, 9 maio 2021.