A GEOGRAFIA, O MÉTODO E SEU OBJETO:
UMA LEITURA A PARTIR DE SANTOS (1996), GREGORY (1992) E GOMES (1996)
DOI:
https://doi.org/10.21680/2177-8396.2021v33n1ID22468Abstract
O presente artigo destina-se a apresentar o diálogo possível e pertinente entre as obras de Santos (1996), Gregory (1992) e Gomes (1996) no que diz respeito à compreensão da Geografia, as discussões que envolvem o método, bem como a definição e entendimento do objeto de estudo da Geografia. No cerne desse estudo, encontra-se o homem e a terra, bem como, as relações que envolvem estes elementos de modo que fica evidente a necessária existência de um sistema no qual as relações se imbricam, porque do contrário, existiriam peças isoladas sem relações entre ambas. A leitura das obras referenciadas possibilitou o encontro teórico do tripé: método, objeto e bases epistemológicas da Geografia, onde o conjunto de ideias aponta para uma leitura sistêmica da terra e seus habitantes a partir do espaço geográfico.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
A Revista Sociedade e Território deterá os direitos autorais dos trabalhos publicados, mas não se opõem a sua reprodução em qualquer parte do mundo desde que citados os direitos autorais. Os direitos autorais se referem à publicação em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiá¡rios. Os(as) autores(as) têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista Sociedade e Território.
A Revista Sociedade e Território se reserva o direito de adequar os textos submetidos sempre que for para melhorar sua clareza ou ajustar às normas de publicação, e desde que o autor não se manifeste em contrário.
La Revista Sociedade e Território retendrá el copyright de los trabajos publicados. Los derechos tienen referencia con la publicación del trabajo en cualquier parte del mundo, incluyendo los derechos a las renovaciones, expansiones y diseminaciones de la contribución, así como otros derechos subsidiarios. Los autores tienen permiso para la publicación de la contribución en otra medio, materia impresa o digital, en portugués o en otra traducción, desde que los créditos tenidos sean dados a la Revista Sociedade e Território.