REDE URBANA E FINANÇAS

UMA ANÁLISE SOBRE A HIPERCAPILARIDADE DO SETOR FINANCEIRO NO ESTADO DA PARAÍBA

Autores

  • Taynan Araújo de Oliveira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba
  • Rita de Cássia da Conceição Gomes Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.21680/2177-8396.2022v34n3ID28317

Resumo

No Brasil, as instituições financeiras, leia-se Agências Bancárias e Postos de Atendimento Bancário, chegam nos mais diversos lugares, desde aqueles que possuem posição hierárquica superior, a exemplo dos grandes centros urbanos, até as cidades menos dinâmicas, como é o caso dos Centros Locais. A difusão espacial das referidas instituições muda o jogo de relações entre as cidades na rede urbana, que passa a se caracterizar por relações multiescalares. Dito isso, este artigo tem por objetivo analisar a expansão do setor financeiro por meio da hipercapilaridade das Agências Bancárias e Postos de Atendimento Bancários, públicas e privadas, e sua relação com o potencial de conectividade das cidades na rede urbana. Para isso, utilizamos como aporte as leituras teóricas que tratam da expansão do setor financeiro no Brasil e os dados disponibilizados pelo IBGE e FEBRABAN, além do estudo da REGIC (2018).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Taynan Araújo de Oliveira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba

Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal de Campina Grande- UFCG. É Mestre em Geografia pela Universidade Federal da Paraíba-UFPB e Doutor em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN. Possui interesse pelos estudos referentes à Geografia Urbana, Econômica, Regional e Educação Geográfica.

Rita de Cássia da Conceição Gomes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Professora Titular da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Participa dos Programas de Pós-graduação em Geografia e do Programa de Pós-Graduação em Geografica - GEOCERES da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Tem experiência acadêmica na área de Geografia Humana, Desenvolve pesquisa que contemplam os estudos do ordenamento do território, as pequenas e médias cidades; Estudos sobre o comércio e serviços, turismo, desenvolvimento regional e local e políticas públicas.

Downloads

Publicado

20-04-2023 — Atualizado em 21-04-2023

Versões

Como Citar

ARAÚJO DE OLIVEIRA, T.; DA CONCEIÇÃO GOMES, R. de C. REDE URBANA E FINANÇAS: UMA ANÁLISE SOBRE A HIPERCAPILARIDADE DO SETOR FINANCEIRO NO ESTADO DA PARAÍBA. Sociedade e Território, [S. l.], v. 34, n. 3, p. 138–155, 2023. DOI: 10.21680/2177-8396.2022v34n3ID28317. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/sociedadeeterritorio/article/view/28317. Acesso em: 16 abr. 2024.